Atento ao crescente interesse pela cultura brasileira e às oportunidades que surgirão nos próximos anos, o projeto de incentivo à internacionalização do setor editorial Brazilian Publishers contará com 32 dos seus associados na Feira do Livro de Frankfurt 2012, que acontece entre os dias 10/10 e 14/10.
Destas empresas, três participam de um evento internacional pela primeira vez, e integram iniciativa batizada de “Missão Cultura Exportadora”. A partir da experiência em Frankfurt, as editoras esperam expandir seus negócios globalmente, esquentando os motores para a homenagem ao Brasil no evento do ano que vem.
As editoras que integram a “Missão Cultura Exportadora” são: Carpe Diem, Casarão do Verbo e Conhecimento Editora.
Criado para orientar às editoras brasileiras sobre como atuar em mercados estrangeiros, o Brazilian Publishers surgiu de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Segundo a presidente da CBL, Karine Pansa, o objetivo da entidade com a Missão Cultura Exportadora é criar as bases para que o grupo amplie sua atuação em eventos futuros, com destaque para a Feira do Livro de Frankfurt 2013.
“Contar com o apoio de entidades com expertise internacional, tanto especificamente no setor editorial, como é o caso da CBL, quanto em estratégias de negociação internacional, como é o caso da Apex-Brasil, é, sem dúvida, um privilégio para a maioria dos editores”, resume Karine.
A gestora do Brazilian Publishers na CBL, Dolores Manzano, destaca a importância da preparação das editoras para a participação em feiras internacionais do porte de Frankfurt. “É um trabalho de longo prazo. Incentivamos as editoras a olharem para seus catálogos com o intuito de identificar o que irão oferecer e para quem oferecer”, explica.
Em Frankfurt 2012, o grupo que integra a Missão Cultura Exportadora terá uma agenda preparada especialmente a partir do perfil de cada editora participante. Por exemplo, editoras com foco no público infantil receberão informações sobre as principais editoras deste segmento presentes no pavilhão infantil da feira.
O grupo receberá, ainda, orientações sobre como preparar um bom roteiro de encontros durante a feira e o tipo de abordagem mais adequado para o agendamento de reuniões; os catálogos e demais materiais que devem ser levados para o evento; e informações sobre como traduzir e apresentar as obras aos editores estrangeiros.