Experiência de Marca

Brasília recebe evento sobre sustentabilidade

O encontro reunirá estudantes, profissionais da área de gestão e outros interessados para discutir como alavancar negócios sustentáveis a partir de eventos.

No dia 16/12 será realizado o Seminário Internacional de Sustentabilidade na Gestão de Eventos (Sisge), no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília. O encontro reunirá estudantes, profissionais da área de gestão e outros interessados para discutir como alavancar negócios sustentáveis a partir de eventos.

Para a organização do Sisge, os profissionais do segmento de eventos devem tomar medidas para evitar ou reduzir os impactos e contribuir com o desenvolvimento sustentável, ao considerarem os aspectos econômicos, sociais e ambientais dos negócios.

As palestras abordam eventos sustentáveis (Foto: By Getty Images).

Cláudio Langone está entre os palestrantes. Ele é coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 (CTMAS), vinculada ao Ministério do Esporte. É engenheiro químico, especialista em gestão ambiental e sustentabilidade, com larga experiência no setor. Atua no assessoramento estratégico ao setor privado em projetos nas áreas de energia, mineração, petróleo e gás, portos e estaleiros, papel e celulose, dentre outras.

Cláudio Langone (Foto: By Antigo Pronimp).

Ian Mckee também faz parte da lista de palestrantes. Ele é formado em economia, além de ser um consultor de Green Building credenciado pelo US Green Building Council. A sua empresa, EcoArenas, é especializada em design, construção e operação sustentável para instalações esportivas e estádios.

McKee fundou a campanha pela CopaVerde em 2008 e é co-autor do Plano CopaVerde para o Brasil, que busca integrar a construção sustentável, certificada pelo sistema Leed, na infraestrutura da Copa de 14 e a Olimpíada de 16.

Ian Mckee (Foto: By Harberdash).

As palestras do encontro abordarão aspectos práticos para a realização de eventos sustentáveis, como regulamentação e diretrizes específicas, ética e transparência, reciclagem de resíduos, alimentação, acessibilidade, transporte consciente, consumo eficiente de água e energia, compensação de carbono, engajamento de stakeholders, gestão de pessoas e como agregar valor à economia local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Sisge.