Dados da Associação Internacional de Congressos e Convenções (AICC) revelam que a capital federal ocupa o quarto lugar entre as cidades brasileiras que mais realizaram eventos em 2011, ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Vários fatores fazem do turismo uma vocação natural de Brasília. Atualmente, a cidade é um dos principais pontos de desembarque de participantes, ouvintes ou palestrantes em congressos, convenções, assembleias, simpósios, seminários, reuniões corporativas, workshops, conferências, encontros culturais e mais uma dezena de outros tipos de eventos.
Se em 2007 a cidade teve apenas um evento internacional, em 2011 sediou 13. “A captação desses grandes eventos é uma das prioridades da Secretaria de Turismo”, afirma o secretário Luis Otávio Neves.
Muitas dessas convenções são encontros científicos, como o 40º Congresso Brasileiro de Radiologia (de 04 a 09/09) e o de Enfermagem (de 27 a 29/09). Segundo a Secretaria de Turismo (Setur), esses eventos são o principal motivo do impacto positivo na economia local.
De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), quem vem a trabalho tem gasto diário médio mais elevado – R$ 212,28 contra R$ 126,52 do turista de lazer. “Esse visitante movimenta a cadeia produtiva da cidade, direta ou indiretamente”, analisa o secretário.