Foi inaugurada no dia 17/12, em Brasília, a exposição “Brasil um país um mundo“, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que mostra um acervo com relíquias e peças históricas do futebol brasileiro, entre fotos, vídeos, instalações interativas e objetos, como camisas, medalhas, troféus, bolas e chuteiras.
O governador Agnelo Queiroz participou, com Pelé, Cafu, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e outras autoridades, da abertura do evento.
“A exposição ajuda a promoção de todas as cidades-sede, mostrando que a dimensão da Copa é muito mais ampla. É um momento especial para divulgar nossa cultura, nossos produtos, impulsionar o desenvolvimento humano e econômico. Os investimentos que estamos fazendo para a Copa são um legado para nosso povo”, disse o governador.
A exposição é aberta ao público e vai até 19/01 (exceto dias 24, 25, 31/12 e 1º/01), das 10h às 19h, no Centro de Convenções. Depois, segue para as outras 11 cidades-sede da Copa do Mundo de 14.
“Esse projeto tem três anos. Essa exposição é a maior de todas já feitas no Brasil. Tem coisas ligadas a futebol que muita gente nunca viu. Queremos mostrar essa exposição em outros países também”, disse o capitão do Penta, Cafu.
“Brasil um país um mundo” é dividida em quatro eixos temáticos: Paizão, Diversidade e Sagrado; Tecnologia; História; e Moda. Os visitantes podem montar a Seleção Brasileira de todos os tempos, escolhendo 11 jogadores entre os que competiram em todas as copas.
“A exposição ajuda a promover, a divulgar e interpretar o Brasil da Copa de 14. O futebol é um elemento da nossa identidade nacional”, disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.