No clima da Copa do Mundo, foi lançada, no final da manhã de 31/05, a exposição ‘Brasil, um país um mundo’, que foi aberta ao público no dia 1º/05, no Shopping Ponta Negra, Zona Oeste, e ficará em cartaz até o dia 25/06.
O evento de lançamento da exposição contou com a presença dos campeões mundiais Mengálvio (1962), Ronaldão (1994) e Cafu (1994 e 2002).
Com relíquias como a bola do primeiro Mundial que aconteceu no Brasil em 50, várias camisas de épocas diferentes da Seleção Brasileira e fotos de jogos históricos, a exposição tem tudo para agradar os fanáticos por futebol do Amazonas.
Foto: Diego Janatã.
Para o ex jogador do Santos, Mengálvio, essa coleção será uma forma de apresentar para os novos torcedores os atletas que ajudaram a construir a história do futebol brasileiro.
“É uma honra participar desse lançamento em Manaus. É a primeira vez que venho à Capital do Amazonas. A exposição é importantíssima para manter viva a história de vários jogadores como Zito e Pepe”, disse Mengálvio, que fez parte do ataque da equipe do Santos na década de 60.
Segundo o curador da exposição, Ricardo Correia, essa coleção foi planejada para mostrar ao mundo como o futebol interfere na vida e na cultura dos brasileiros.
“Brincamos um pouco de ser Felipão. Olhamos para a história do futebol brasileiro e escolhemos quais atletas seriam homenageados. Fizemos isso com todo carinho. Tentamos mostrar como esse esporte maravilhoso faz parte de nossas vidas. Mostramos a evolução da publicidade, moda, tecnologia no esporte e como isso foi usado para melhorar o jogo”, explicou Correia.
Esperançoso
Cafú, capitão do Penta, foi outro homenageado e se disse honrado por fazer parte desse projeto. Quando perguntado sobre sua expectativa para a Copa do Mundo, ele se mostrou confiante e acredita no sucesso do Brasil nesse mundial.
“Eu sou um cara muito otimista, tenho muita esperança sobre o que vai acontecer com a Seleção Brasileira e com o nosso País. Acho que essa Copa vai servir para mostrar ao mundo o potencial do Brasil, não só no futebol, mas no geral. Vencer a Copa das Confederações serviu para dar esperança à população e começamos a acreditar no Hexa”, finalizou o ex jogador.
Desde sua estreia em Brasília em dezembro passado, “Brasil um país um mundo” já passou por Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Natal (RN), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT) e rodará até julho pelas demais cidades-sede da Copa.