Segunda visita ao Brasil

Brasil Game Show confirma presença de Hideo Kojima em 2025

Oito anos depois de sua primeira vinda ao Brasil, principal desenvolvedor de jogos da indústria retorna ao Brasil para divulgar seu novo jogo: Death Stranding 2

São Paulo - A organização da Brasil Game Show (BGS) 2025 confirmou o retorno de Hideo Kojima ao Brasil. Oito anos após a sua primeira visita, um dos principais desenvolvedores de jogos da indústria mundial vai comparecer à tradicional feira brasileira para divulgar o seu novo jogo, Death Stranding 2: On the Beach.

A vinda de Kojima à BGS 2025, no entanto, não vai parar apenas no novo título exclusivo do PlayStation 5. Segundo a organização do evento, ele também vai participar de um concurso de cosplays, como jurado, além de painéis diversificados e sessões de meet and greet.

Carreira de Hideo Kojima já foi celebrada na Brasil Game Show de anos passados

hideo kojima brasil game show bgs 2025
Hideo Kojima, um dos maiores nomes da indústria global de games, virá ao Brasil em 2025 (Imagem: Kojima Productions/Reprodução)

A primeira visita de Hideo Kojima à Brasil Game Show foi em 2017. Na época, ele chegou para receber o “BGS Lifetime Achievement Award”, uma premiação em reconhecimento à sua trajetória de quase 40 anos na indústria mundial de jogos.

Começando sua carreira em 1986, ele foi responsável pela criação da saga Metal Gear Solid, quando ingressou à japonesa Konami. Foi dentro dela que ele fundou o estúdio que leva o seu nome — Kojima Productions — e assumiu o cargo de vice-presidente da divisão de entretenimento digital, onde são feitos os videogames da marca.

Após deixar a empresa em 2015, ele recriou o estúdio, agora como uma empresa independente, em uma parceria com a Sony, dona do PlayStation. Presidindo a nova companhia, Kojima lançou Death Stranding em 2019, e sua continuação deve chegar em 26 de junho de 2025.

“A vinda de Hideo Kojima à BGS 2025 é um momento histórico para o evento e para a indústria nacional de jogos. Em 2017, ele literalmente parou a BGS e foi ovacionado pelo público na maior demonstração de admiração que já vi nessas quinze edições. Foi emocionante acompanhar milhares de vozes entoando o nome do Hideo Kojima por onde ele passava”, afirma Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show. 

“Hideo Kojima é o nome mais influente do universo dos games na atualidade, redefiniu o conceito de narrativa interativa e foi fundamental para consolidar os videogames como obra de arte e expressão cultural.”

Marcelo Tavares, CEO e fundador da Brasil Game Show

BGS 2025 recebe Hideo Kojima em tempo de mudanças

Na primeira visita de Kojima à BGS, a feira já estava estabelecida como um dos principais eventos do Brasil para o setor de jogos. Agora, no entanto, a época é outra — e marca um período de provação ao evento.

Isso porque, em 2025, a Brasil Game Show está não só tem um endereço novo: a nova casa é a mesma da gamescom latam — o Distrito Anhembi, na zona norte de São Paulo. Segundo a organização, a BGS deve ocupar os cinco pavilhões do local.

A ideia é ampliar o espaço disponível para aquisição de estandes, tráfego de visitantes e ativações das marcas participantes, além de gerar maior volume nos palcos, painéis e participações com convidados.

A saber, a Brasil Game Show 2025 está marcada para os dias 9, 10, 11 e 12 de outubro deste ano. Hideo Kojima, no entanto, não estará em todos os dias, comparecendo à BGS apenas nos dias 11 e 12. Em todas as datas, a feira estará aberta das 13h às 21h.

Os ingressos para a feira já chegaram ao quarto lote, e podem ser adquiridos pelo site oficial.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.