Além de ser o primeiro pais a receber o selo “Creative Country of the Year” do Cannes Lions, o Brasil chega ao Festival Internacional de Criatividade de 2025 com diversas iniciativas que celebram a cultura e a nossa potência no setor publicitário.
Durante a festividade, que acontece até o dia 20 de junho, a programação dispõe de eventos comemorativos, painéis, ativações, exibições de cases brasileiros e o uso de português como a língua oficial da Riviera Francesa. O tributo a Washington Olivetto, vencedor de mais de 50 leões e que faleceu em outubro de 2024, também compôs a lista de ações.
Segundo a organização do Cannes Lions 2025, o Brasil é um pais que “continuamente eleva o nível da criatividade e faz história na premiação. Você poderá ver o espírito vibrante e diversificado do Brasil no Cannes Lions 2025, por meio de apresentações dedicadas e palestras, eventos de celebração e ativações lideradas por brasileiros por toda a cidade.”
O Promoview está realizando a cobertura in loco do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025. Saiba mais.
Creative Country of the Year
O reconhecimento “Creative Country of the Year” ou “Pais Criativo do Ano”, em tradução literal, é concedido para países que produzem trabalhos criativos voltados para o progresso e desenvolvimento social, além de possuírem profissionais que estão moldando a indústria e a cultura global. O selo será concedido anualmente e, como dito antes, o Brasil é o primeiro a receber a homenagem.
“Quando um único país mostra um compromisso excepcional e duradouro com a criatividade, ele invariavelmente direciona o progresso e o crescimento. E para reconhecer esse incrível impacto, temos o prazer de anunciar a honraria anual do ‘País Criativo do Ano’ – uma celebração da excelência criativa por todos os elementos do talento, economia e cultura de uma nação”, disse o comunicado veiculado pela organização.
De acordo com Thea Skelton, VP de festivais do Cannes Lions, um dos benefícios de ser Creative Country Of The Year é poder presentear outros delegados brasileiros com credenciais gratuitas do evento, permitindo que novos talentos conheçam as experiências do evento.
Homenagem a Washington Olivetto
Washington Olivetto, um dos maiores nomes da publicidade brasileira, faleceu dia 23 de outubro de 2024, e foi homenageado dia 16 de junho com um trio elétrico durante o evento. A estrutura, apelidada de “Trio W do Brasil” percorreu a Croisette, avenida tradicional do pais, com shows de Simoninha, Jairzinho e do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta.
A ação fez parte da programação de abertura da 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade e também marcou os 50 anos da conquista do primeiro Leão de Ouro brasileiro, em 1975, na categoria “Filme”.
Eventos do Brasil em Cannes Lions 2025
A presença do Brasil em Cannes Lions 2025 conta com sessões especiais com palestrantes e empresas brasileiras, como a Globo e Heineken Brasil, além de eventos, workshops, ações para networking e tour para os novatos no evento. Confira mais sobre a programação:
A Criatividade das Periferias do Brasil
A sessão em português “A Criatividade das Periferias do Brasil – Encontro com a Digital Favelas” destacou como a força criativa das favelas é essencial para redefinir inovação, representatividade e excelência na economia criativa da atualidade.
Comandado por Tiago Trindade, Del Nunes, Thamara Pinheiro e Gui Pierri, o encontro convidou outros brasileiros a cocriar, se conectar e identificar novas perspectivas que não são incluídas nas narrativas tradicionais.
Happy Hour da FilmBrazil
A FilmBrazil foi a responsável pelo Trio W, levando o carnaval de rua para o Palais. A noite de segunda-feira foi regada de música, drinks e momentos de networking com a comunidade criativa brasileira e internacional.
Tour Brasileiro
O Tour guiado em português com um Festival Insider para as pessoas que estavam pela primeira vez no festival mostra os principais pontos do Palais e dá dicas para aproveitar ao máximo a participação no evento, sendo uma oportunidade para conhecer outros públicos.