A Booz & Company desenvolveu estudo sobre a competitividade de 139 países na indústria do turismo internacional. O Brasil, que era número 45 no ranking de 2009, caiu sete posições no ranking de 2010, ficando hoje a 52ª posição.
A queda da posição do País no ranking se deu principalmente pelos seguintes fatores: problemas de infraestrutura, falta de segurança, falta de mão de obra qualificada, além de deficiência na regulamentação do setor. Mas nem todas as notícias são ruins para Brasil.
A pesquisa também revelou que o Brasil é o número um no ranking de riquezas naturais, concentrando a maioria de lugares que são considerados patrimônio da humanidade. O Brasil também ficou bem posicionado (entre os 30 melhores) nos quesitos sustentabilidade ambiental e recursos culturais.
Além disso, mesmo sendo considerado inseguro, o Brasil também melhorou 48,3% a sua condição em segurança. O que mostra que o País está no caminho certo para garantir uma viagem tranquila para os turistas que decidirem visitar o País.
A pesquisa também mostrou que há muito potencial para o desenvolvimento da indústria do turismo no Brasil, e que esse crescimento deve acontecer rapidamente devido aos seguintes fatores: grande investimento em infraestrutura de turismo que o governo está realizando para a Copa de 14 e as Olimpíadas de 16; grande investimento de redes internacionais de hotéis no País e o fechamento de um acordo de ‘Open Skies’ entre o Brasil e a União Europeia.
Para chegar aos resultados, a pesquisa analisa 14 itens entre recursos naturais e culturais, infraestrutura aeroportuária e terrestre e segurança. A cada um deles é atribuída uma nota e, depois, é calculada uma média geral por país. O primeiro colocado, pelo segundo ano consecutivo, foi a Suíça e o último colocado foi o Chade, também pelo segundo ano.
Na América Latina, o país melhor posicionado no ranking é o México. Segundo a pesquisa, o México possui um turismo considerado bom e barato pelos turistas dos Estados Unidos e tem investido de forma constante em sua infraestrutura de turismo. Isso faz com que a procura pelos destinos no país seja muito grande tanto por turistas norte-americanos quanto por turistas de outras partes do mundo.