Estratégia climática?

Brahma aproveita calor intenso para criar publicidades em espaços com sombra no Paraguai

Ação criativa da marca de cerveja tira proveito de um problema grave no país, fazendo a sua logomarca ser projetada com sombras naturais em pontos chave

A Brahma conseguiu tornar uma situação desfavorável a seu benefício no Paraguai. Em uma nova ação feita pela marca no país, ela conseguiu projetar sua logomarca em pontos de sombra, em meio a uma das maiores ondas de calor que a nação sul americana vem enfrentando.

Em 2025 o Paraguai vem encarando sérias dificuldades com o calor intenso, o que também impacta o Brasil: de acordo com o Time and Date, cidades como Ñeembucu e Assunção, fora cidades brasileiras de fronteira com o país, como Santo Murtinho, viram temperaturas de 34º C a mais de 40º C entre fevereiro e abril deste ano.

Ação de Brahma no Paraguai contornou o calor com solução simples

brahma paraguai
Imagem: Brahma/Divulgação

Virar uma complicação tão grande como o aquecimento global a favor de sua empresa soa como o tipo de ação que custaria tempo, para não falar alguns bilhões de dólares. Entretanto, o que a Brahma fez no Paraguai foi bastante simples.

Essencialmente, a empresa construiu outdoors na forma de sua logomarca, posicionando-os nos terraços e telhados de bares locais, vendinhas e lanchonetes nas cidades mais afetadas pelo calor.

Assim como em qualquer ativação out of home (OOH), o posicionamento foi estratégico: os outdoors foram afixados de tal forma que, quando o Sol atingisse o ponto mais quente, a sombra projetada exibiu a logo no chão, criando uma área de sombra para descanso dos consumidores passantes.

Apesar da simplicidade de sua execução, a ativação de Brahma não foi exatamente curta: antes de tudo isso, a empresa mapeou as áreas mais afetadas pelo calor do Paraguai, focando na capital Assunção, que é cheia de bares, rooftops e outros estabelecimentos com estrutura alta mais robusta, que comportaria um outdoor de tamanho médio.

A Brahma não comentou sobre a sua ação no Paraguai, mas a julgar pelas fotos na galeria abaixo, a sua eficiência foi bem aproveitada.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.