Experiência de Marca

Boulevard Tatuapé recebe exposição "Aves Brasileiras"

A exposição possibilita que todos os cidadãos e autoridades acordem para a responsabilidade de cada um na defesa da natureza e das aves brasileiras.

Por meio das artes, os escultores Mauro Maria e Regina D´Angina, o pintor Toni Scherwitz e o fotógrafo Edson Endrigo recriam as “Aves Brasileiras”, nome da mostra que estará no Espaço Cultural Boulevard de Artes, do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, até o dia 30/06.

Em parceria com a Associação Brasileira de Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC), com curadoria de Robert Richard, a mostra apresenta a essência particular do trabalho desses artistas – a defesa das aves brasileiras – além de revelar a beleza da arte e o protesto para a preservação do meio ambiente.

Além disso, a exposição possibilita que todos os cidadãos e autoridades acordem para a responsabilidade de cada um na defesa da natureza e das aves brasileiras.

Garça da Mata.

Para deixar o trabalho rico, os artistas percorreram as regiões brasileiras para descobrir e registrar a existência de várias espécies de aves. As esculturas de Regina D’Angina integram um trabalho de anos sobre as aves ameaçadas de extinção. As obras são em resina, argila, pó de mármore e bronze, materiais moldados por suas mãos para representar a “alma” desses seres, como diz a artista.

O objetivo do seu trabalho é “divulgar o conhecimento sobre as espécies ameaçadas de extinção, a partir de estudos, para despertar a consciência dos responsáveis para o estabelecimento de ações  efetivas que preservem a biodiversidade”, segundo D’Angina.

Mauro Maria, também escultor, deixa que a energia escape de suas mãos para transformar “os frios pedaços de ferro em contornos, que traduzem a liberdade em alçar voo, e registrar a liberdade”. As aves que ele constroi com esse denso material ganham movimentos que lhes confere leveza de forma que pareçam “bailar livres e soltas como que sopradas por uma brisa”. Suas aves partem de corpos estáticos para simularem movimento de asas, hélices, rabiolas e folhas que caem, no desejo de experimentarem essa “liberdade inatingível”.

O pintor Toni Scherwitz não sabe explicar quando surgiu sua fascinação pelas aves. Ele diz que “desde menino, tentava redesenhá-las a partir de desenhos e fotos que encontrava. Ele se diz realista na reprodução das imagens das aves, na utilização de técnica mista que preenche suas telas. Talvez, esse seu olhar para o real o tenha sensibilizado, ele  agregar ao seu trabalho o desejo de preservação do meio ambiente. As aves pintadas por Toni parecem tão reais que poderiam até voar.

Saíra Sete Cores.

As aves colecionadas pelo fotógrafo Edson Endrigo são capturas por suas lentes. Especializado em fotografá-las livres na natureza, ele possui registro de mais de 1.200 espécies de aves ameaçadas de extinção. Edson realiza projetos de levantamento fotográfico dessas espécies. Viaja por todo o país nesse incessante trabalho, faz palestras e acompanha interessados em desvendar esse mundo das aves em extinção.