
“Review” é um termo comum a jornalistas, referindo-se a análise crítica de determinados produtos. A marca O Boticário pretende inovar essa premissa, ao disponibilizar uma experiência de review inusitada: a fim de avaliar a recepção da nova fragrância EGEO Cogu, quem tiver a oportunidade de testá-la verá tudo, menos o perfume em si.
A ideia, ao contrário do tradicional, é disponibilizar kits com mini experiências sensoriais para que, nas palavras da empresa, elas possam “despertar memórias e emoções conectadas a imaginação do cheiro que o produto tem”.
Review sem produto de O Boticário vem de estudos de neurociência e o conceito de shifting

A nova ideia de O Boticário não é exatamente inédita, embora seja bem incomum: o tal “review do produto sem o produto” vem com base em uma série de estudos neurocientíficos do instituto NeuroSenses, que avaliam a percepção de um estímulo — digamos, um cheiro — às reações cerebrais dos seus usuários.
A premissa vem de uma tendência conhecida como shifting, no qual consumidores (majoritariamente, isso se vê na geração Z) usam elementos gráficos para despertar a imaginação a partir de experiências imersivas dos seus cinco sentidos.
Com isso, O Boticário pretende promover a EGEO Cogu, que tem em seu principal componente “um cogumelo exclusivo” (a marca não comentou “qual” cogumelo) e traz uma fragrância frutal amadeirada ambarada.
“Um lançamento tão ousado quanto uma fragrância de cogumelo pede uma campanha igualmente inusitada. Enviar um kit sem nenhum produto e convidar o consumidor a imaginar um cheiro com a gente é a nossa forma de reinventar como os envios orgânicos de beleza são feitos no Brasil. Com muita pesquisa e tecnologia a favor de uma tendência de comportamento emergente – o shifting –, elevamos o sensorial e a inovação olfativa de EGEO Cogu a um novo patamar. E esse é apenas o início de uma campanha nunca antes vista e que promete surpreender ainda mais”, comenta Carolina Carrasco, diretora de Branding & Comunicação do Boticário.
A campanha de O Boticário vai distribuir os kits com os estímulos imersivos de EGEO Cogu — mas não o perfume: lembre-se de que isso se trata de um “review sem produto”, afinal — a criadores de conteúdo e outros formadores de opinião. Eles vão acessar o sistema por meio da tecnologia de Comunicação de Campo Próximo (NFC) dos smartphones para usar o material.
Após a leitura da tag, o público que receber o kit acessará o filme sensorial desenvolvido em parceria com o time do Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário. Em seguida, suas reações serão compartilhadas nas redes sociais — deles e de O Boticário.
Ao final do vídeo imersivo, os participantes verão a revelação do novo EGEO Cogu. Em edição limitada, a novidade chega às lojas de O Boticário no dia 12 de maio, com vendas focadas no e-commerce e lojas selecionadas por todo o Brasil. Após o lançamento, os participantes que receberam os kits shifting, receberão uma versão com a novidade da perfumaria.