Nos dias 15 e 16/02, o Botafogo recebeu o American Football Without Barriers (AFWB), evento com 14 jogadores da NFL que tinha como objetivo divulgar o esporte com uma mensagem humanitária. As atividades foram realizadas no CT João Saldanha, na sede do clube.
Entre os jogadores estava o right tackle Breno Giacomini, campeão do último Superbowl com o Seattle Seahawks que está no Brasil para difundir o esporte.
350 crianças e jovens carentes de todo Brasil foram previamente selecionados pelo registro no site oficial para participarem do evento.
Marcos Klein, um dos produtores do evento, explicou o projeto. “Começou com uma iniciativa do Daniel Stoler, representante internacional da Confederação Brasileira de Futebol Americano. Ele tinha acesso aos atletas da AFWB, já levou o evento à China e se mobilizou pra realizar o projeto aqui no Brasil, pela primeira vez. A Primetime foi convidada pra produzir o conteúdo gráfico e vídeos do projeto e nossa série “A vida é uma só” para cobrir o evento. Nós temos uma representação na comunidade do FA por intermédio do Reptiles, que agora é o Botafogo Reptiles. Nos identificamos bastante com o projeto”, disse Marcos.
A entrada foi gratuita para sócios do clube, que deveriam apresentar um documento que comprovasse a sociedade na entrada. Aos não-sócios, a entrada custou R$10,00 e um quilo de alimento não perecível.
O projeto AFWB (American Football Without Barriers), tem como principal objetivo ajudar crianças carentes por intermédio do futebol americano e incentivar a prática do esporte.
No dia 15/02, vários jogadores da NFL se reuniram no gramado da sede do time, para participar de um ‘camp’ de treinamento de futebol americano. Quem estava presente teve a oportunidade de conhecer jogadores como Marshawn Lynch, Golden Tate e DeAngelo Williams, além de aprender de uma maneira mais prática sobre o jogo.
O Botafogo aproveitou o momento para anunciar o seu novo time de futebol americano, o Botafogo Reptiles, que rivalizará no Estado com o Vasco Patriotas e o Flamengo Futebol Americano.