No universo tecnológico o termo realidade aumentada não é novidade. Aliás, antes mesmo de ser criado, em 1990, já havia tecnologias semelhantes. Mas em um mundo mobile, a plataforma ainda é uma das melhores formas de engajar-se com os consumidores. Foi o que a Blumer art Interativa comprovou em um evento realizado para o Senai.
A Blumer desenvolveu uma atração com a tecnologia RA, apresentando em um grande painel de LED um simpático robozinho que, ativado por sensores de presença, interagia com o público. A ação de live marketing foi um grande sucesso!
Mistura do mundo real com o virtual, a tecnologia vem sendo usada para tornar o universo da publicidade, dos games e da ciência mais interativo. A RA permite mesclar imagens capturadas por uma câmera com informações digitais geradas no computador.
Imagine proporcionar ao usuário uma interação segura, trazendo para o seu ambiente real objetos virtuais, aumentando a visão que ele tem de um determinado produto no mundo real?
Isso é obtido por meio de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real, podendo ser exibida em monitores ou smartphones.
A realidade aumentada proporciona também ao usuário o manuseio de objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação atrativa e motivadora com o ambiente, como demonstrou a Blumer nesta ação.
A RA não tem limite de aplicações, principalmente na área comercial, onde leva o cliente a uma nova forma de interação, a fim de agregar mais informação, realçar características importantes e aumentar a percepção do real.