MICE BUSINESS

MICE BUSINESS

WTM começa com magia e a aglomeração que todos esperavam

WTM começa com magia e a aglomeração que todos esperavam

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por
); ?>


6 de Abril de 2022

A magia está de volta ao Expo Center Norte e ao mercado de feiras e eventos. O slogan da WTM Latin America resume bem o que foi o primeiro dia do evento que começou ontem em São Paulo e segue até amanhã reunindo grandes players da indústria do turismo em todo o mundo. A contar pelo público que lotou auditórios, congestionou corredores e participou de ativações em diversos estandes, a expectativa de oito mil visitantes nos três dias de evento deve ser confirmada.

Tatiana Klink, velejadora, abriu de forma inédita a WTM com uma palestra sobre mulheres que viajam sozinhas

Além de estandes movimentados, os teatros dedicados a palestras com especialistas também teve bom público. Os três pilares que guiam a programação de palestras da WTM são Diversidade & Inclusão, Turismo Responsável e Tecnologia e diversos convidados apresentaram tendências globais sobre o assunto e compartilharam suas reflexões.

Leia também: É na Flex Interativa que Ney Neto será o rei do metaverso

Um dos destaques do dia foi o lançamento do Manifesto pela Diversidade e Inclusão, documento redigido por personalidades de diferentes setores do turismo que reúne seis compromissos orientados a iniciativas inclusivas e ações mais tolerantes. “A gente não quer distinção entre as pessoas”, afirmou Mariana Aldrigui, professora doutora e pesquisadora vinculada à Universidade de São Paulo e membro do Comitê de Diversidade WTM.

Simon Mayle, diretor da WTM LatinAmerica, defendeu o aspecto humano e intercultural do turismo e, consequentemente, a inclusão de todas as pessoas. “O Manifesto tem o papel de provocar mudanças positivas”, conclui o diretor.

A alegria do encontro presencial foi a tônica de todo primeiro dia da WTM

O teatro de Turismo Responsável explorou a sinergia de seus atributos com o segmento de luxo, além de compartilhar boas-práticas na gestão da sustentabilidade em meios de hospedagem e dicas de ESG (Environmental, Social andGovernance) para pequenos e médios negócios.

A expert Simone Scorsato, presidente da Brazilian Luxury Travel Association, contextualizou o turismo de alto padrão, enumerou as ações lideradas pela BLTA no âmbito socioambiental e trouxe dois associados para destacar as iniciativas propostas na palestra “Sustentabilidade: Novo item indispensável no Turismo de Luxo”

Já Silmara Ambrósio, do Rancho do Peixe (Preá/CE), lembrou que sustentabilidade é compromisso com o entorno, já que a atração de um fluxo novo transforma a comunidade. As contrapartidas vão além da construção com impacto mínimo, preferência por materiais naturais e mão de obra local. O empreendimento criou um centro de reciclagem próprio e naturalizou o verbo “nativar” que reforça o compromisso social.

Dois dos 14 finalistas da segunda edição do Prêmio de Turismo Responsável se apresentaram e provaram que existe espaço para ações afirmativas. Além de criar roteiros de afroturismo – uma tendência crescente no Brasil e no mundo - a Diáspora Black cadastra anfitriões em hospedagem e experiências e realiza capacitações sobre o tema. Já a iniciativa Turismo Co2 Legal – Guardiões do Clima propõe mitigar a emissão de carbono por meio da atividade turística em Itacaré (BA), além de oferecer apoio à certificação orgânica e de sensibilizar os locais para atuarem como guardiões dos ativos naturais. Os vencedores serão conhecidos hoje, às 18h.

As boas práticas de ESG foram apresentadas por Antonietta Varlese (Accor Hotels), Jason Ward (Azul Linhas Aéreas) e Pedro Telles (Movida). Com moderação de Gustavo Syllos, a apresentação destacou iniciativas das empresas e ideias simples que podem ser replicadas por pequenos e médios negócios – como a contratação de consultoria para traçar estratégias e ações viáveis, bem como o benchmark

Fotos com visual de atrações, degustação de iguarias típicas, distribuição de brindes chamou a atenção do público

A capacitação do Chile, aberta exclusivamente aos participantes do programa “Agente na Estrada”, destacou a oferta turística do país sul-americano. Sandra Veloso, representante destacou a oferta de esportes de neve, incluindo o snowkite, os atrativos naturais e a oferta cultural, além de reforçar que o país é muito mais do que Santiago.

Palestras chamaram atenção e teatros temáticos ficaram lotados ao longo de todo o dia

Até o metaverso esteve no conteúdo da WTM. Caroline Dalmolin abordou os impactos do metaverso, set de espaços virtuais que permite interação com pessoas que não estão perto de você. A contar pelo primeiro dia, a magia continua hoje.

Tags: eventos wtm-latin-america WTM feiras-de-negocios micenopromoview micebusiness feiras-e-eventos feira-internacional