MICE

Paraty muito além do turismo ecológico

Bourbon Festival, Meia Maratona e Festa do Divino agitam calendário da cidade em maio

Com pouco mais de 44 mil habitantes, Paraty está localizada na parte sul do Rio de Janeiro, na Costa Verde, próxima dos municípios de Angra dos Reis, Cunha e Ubatuba, na divisão entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Famosa pelo turismo ecológico, pelas fotografias que destacam sua arquitetura colonial e pela gastronomia, Paraty quer surpreender os visitantes. A Secretaria de Turismo de Paraty, junto ao Paraty Convention & Visitors Bureau, preparou uma programação especial para a cidade em 2022 com o objetivo de aquecer a economia local, alavancar o setor de turismo, gerar renda, atrair negócios e democratizar a cultura.

Leia também: Fórum Eventos 2022 volta presencial no Centro de Convenções Frei Caneca

De 20 a 22 de maio, por exemplo, está de volta, depois de dois anos de pandemia, o Bourbon Festival Paraty, um dos festivais de música mais importantes do país, que reúne grandes nomes do jazz, blues, R&B e soul do Brasil e do mundo. Serão três dias de programação, com apresentações gratuitas pelo centro histórico e a participação especial do guitarrista John Pizzarelli, com seu swing-jazz de Nova Iorque, e a participação da voz e do violão de João Bosco

Nesta retomada, também fazem parte também do calendário os eventos esportivos. Para os amantes de corrida, no dia 22 de maio acontece a Meia Maratona de Paraty com corrida e caminhada de 3 a 21 km. Os interessados devem fazer as inscrições pelo site

Maio é também o mês também da mais importante festa religiosa de Paraty, a Festa do Divino Espírito Santo, uma manifestação de origem portuguesa que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo e sempre acontece 50 dias depois da Páscoa. O ritual é comemorado em diversos locais do país, desde a época da colonização, e, em Paraty, a comemoração virou Patrimônio Cultural Brasileiro, decretado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e nesse ano contará com a participação do cantor Toni Garrido.

Em junho, tem mais música no 1ª Paraty Jazz & Blues Festival. O objetivo é unir a nova e velha geração com esse mix de ritmos com talentos nacionais e internacionais. 

Já em julho, é a vez de mexer o corpo com o 15° Festival de Dança, que reúne bailarinos, diretores artísticos e coreógrafos de todo o Brasil para um intercâmbio de movimentos corporais na cidade.

E você sabia que Paraty foi escolhida pela Unesco para fazer parte da Rede de Cidades Criativas, como Cidade da Gastronomia? E um dos destaques principais desse setor é a cachaça regional. Seguindo a sua tradição, no mês de agosto acontece a 40ª Festa da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, com diversas atrações, incluindo degustação de alambiques locais, gastronomia, palestras, workshops, shows e muita música.

E no segundo semestre, de 23 a 27 de novembro, acontece a 20ª Feira Internacional de Literatura de Paraty, a famosa FLIP, que em 2022, além de comemorar os seus 20 anos, vai celebrar também os 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e também os 200 anos da Independência do Brasil.

Acompanhe o www.paratyhoje.com.br, canal oficial de atualizações sobre eventos, condições das praias, estradas e previsão do tempo em Paraty.