MICE

Eletrolar Show 2022 traz conceito de autonomia residencial

Espaço Casa Conectada estará de 11 a 14 de julho no Transamerica Expo Center

No Brasil, 80% da classe média quer uma casa conectada. Mas muitas pessoas ainda têm a falsa ideia de que a autonomia residencial é cara. Atualmente, é possível encontrar no mercado produtos inteligentes para todos os tipos de bolso – desde soluções simples com ótimo custo e benefício, até estruturas sofisticadas, mais fáceis de encontrar em residências de alto padrão. Segundo pesquisa do Google, até o final de 2022, cerca de 327 milhões de casas no mundo terão, pelo menos, um aparelho conectado.

Os hábitos adquiridos durante os dois anos de isolamento devem ser mantidos agora com a flexibilização dos protocolos da pandemia, desde o modelo de trabalho, até o novo formato de comprar e adquirir serviços online. Com isso, o conceito da casa conectada deve ganhar ainda mais adeptos e esta é a aposta da Eletrolar que estará acontecendo na próxima semana, de 11 a 14 de julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Leia também: Eletrolar Show contará com arena cripto

“A casa conectada otimiza tempo, oferece conforto, praticidade, economia e eficiência, entre outros benefícios. Esse é um mercado novo no Brasil e um grande negócio para o varejo”, anuncia Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar, realizador da Eletrolar Show.

O Espaço Casa Conectada tem cerca de 300m² de área, com os produtos ambientando os cômodos de uma casa — cozinha, sala, quarto e lavanderia. O design de interiores da casa conceito é de responsabilidade de Josiane Cauduro e o espaço será patrocinado pelas marcas Alexa e LG, com co-patrocínio da Positivo, TCL, Gree e Atlas, além do apoio de Rcell, Atlas, Geonav, Itatiaia e Mallory.

 

“A maior parte dos consumidores têm produtos com dispositivos de conexão e que podem ser acionados remotamente e não sabem – assistente de voz (inteligência artificial), smartTV, lâmpada inteligente, forno de embutir, cooktop, controle universal, roteador, sistema de segurança, airfryer, purificador de ar, fechadura biométrica, aspirador robô, condicionador de ar e refrigeração, fechadura, lava e seca, eletroportáteis, entre outros”, completa o executivo.

E a melhor maneira de entender a usabilidade dos produtos é os vendo em contexto, ou seja, dentro dos ambientes domiciliares. A Amazon Alexa, por exemplo, quer mostrar como a inteligência artificial por voz pode integrar uma casa inteira e facilitar ainda mais a vida das pessoas, com os dispositivos compatíveis. Durante a ativação, os visitantes poderão ver de perto como os dispositivos compatíveis com Alexa e produtos com Alexa integrada interagem no mesmo ambiente, mostrando que o cliente pode usar comandos de voz para controlar uma ampla variedade de dispositivos. As demonstrações vão além do básico do dia a dia, como por exemplo, com as rotinas que podem ser ativadas por voz – quando, de forma customizada, a Alexa executa uma série de ações em sequência, com apenas um pedido, trazendo mais autonomia, economia e ganho de tempo. 

Já a LG Electronics apresenta as mais diversas soluções e alta tecnologia para casa. Entre os produtos expostos, destaque para as TVs OLED e QNED, o ar-condicionado Dual Inverter Voice Artcool UV Nano, a Geladeira Instaview e o Microondas Grill, além da Lava e Seca Smart 14kg e o Purificador de Ar Puricare. A maioria dos produtos possuem a exclusiva tecnologia LG ThinQ, que utiliza inteligência artificial para controlar e monitorar uma variedade de eletrodomésticos de maneira fácil, personalizada e com mais eficiência, até remotamente ou por comandos de voz. Por meio do aplicativo ThinQ é possível criar rotinas em que o consumidor pode acionar todos os eletrodomésticos por meio de um único toque. Por exemplo, a configuração “Modo Saída” permite que todas as TVs sejam desligadas automaticamente ao sair de casa, assim como o ar-condicionado e as lâmpadas inteligentes.