MICE

Criatividade, caminho para a igualdade

Conferência de Cidades Criativas da Unesco acontece em Santos, pela primeira vez na América Latina

De 18 a 22 de Julho de 2022, Santos estará sediando a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN). A Conferência, que receberá delegados de quase 300 cidades representando por volta de 90 países, girará em torno do tema ‘Criatividade, caminho para a igualdade‘ e será sediada pela primeira vez na América Latina.

O evento visa destacar o papel da cultura e da criatividade na redução das desigualdades sociais e econômicas e na revitalização dos espaços urbanos, promovendo o intercâmbio e a colaboração nas atividades das Cidades Criativas da UNESCO, alinhados com as prioridades globais da UNESCO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Veja também: Não há lugar como a Austrália para eventos corporativos

Durante a Conferência, Santos, juntamente com a UNESCO, receberá participantes da Rede incluindo prefeitos e outros representantes das cidades, com uma programação diversificada composta por sessões plenárias, painéis temáticos, Fórum de Prefeitos, reuniões de sub-redes, etc, bem como um programa cultural e outras atividades complementares.

O-Municipio de Santos é membro da Unesco como cidade criativa desde 2015, quando foi reconhecida pela organização no segmento Cinema – aliás, a primeira cidade brasileira a receber o selo da Unesco que não é capital de Estado. Este evento foi captado em 2018, concorrendo com as cidades de Puebla, no Peru e Belém, no Pará

A Creative Cities Network é um programa de cidades emblemáticas da UNESCO lançado em 2004 para promover a cooperação entre cidades que reconhecem a cultura e a criatividade como fatores estratégicos para o desenvolvimento urbano sustentável. Em 2015, Santos se juntou orgulhosamente à Rede como Cidade Criativa do Cinema da UNESCO. As outras áreas criativas abrangidas pela Rede são: Artesanato e Arte Popular, Design, Gastronomia, Literatura, Media Arts e Música.