MICE BUSINESS

MICE BUSINESS

Cracóvia: Linda, vibrante e preparada para eventos

Cracóvia: Linda, vibrante e preparada para eventos

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por
); ?>


23 de Maio de 2022

A cultura e patrimônio da Cracóvia fazem dela uma das cidades mais interessantes do leste europeu e a ter em conta como destino para eventos. A ICCA percebeu isso.

O próximo congresso da ICCA (International Congress and Convention Association) viaja em novembro até a Cracóvia, a segunda cidade da Polônia. Conhecida pela cultura e patrimônio, a cidade tem como cartão-postal a maravilhosa praça do mercado (Rynek Glowny) – a maior praça medieval da Europa -, um daqueles lugares para fruir a um ritmo lento, aproveitando cada centímetro quadrado. A praça é o coração de Cracóvia, a favorita dos estudantes, dos habitantes locais e dos turistas. Cafés, restaurantes, pubs, lojas, galerias, museus, livrarias, enfim… existem alternativas para todos os gostos e bolsos. Imperdível em plena praça é a Basílica de Santa Maria e o seu altar dourado e gótico, assim como o restante centro histórico, patrimônio mundial da UNESCO.

Leia a Event Point aqui 

Mas na região de Malopolska, onde se insere Cracóvia, há mais motivos de visita. Por exemplo, a apenas 12 quilômetros, é possível testemunhar a beleza das Minas de Sal em Wieliczka, as mais antigas do mundo, ou, um pouco mais distante, visitar o Campo de Concentração de Auschwitz, local que encapsula um dos episódios mais negros da nossa história coletiva.

É no encalço desta herança histórica e cultural, e de um presente vibrante e inovador, que, em 2019, 14 milhões de turistas passaram por esta cidade do sul da Polónia.

Em 2000, Cracóvia ostentou o título de Capital Europeia da Cultura e foram muitos os eventos a decorrer simultaneamente, mostrando a capacidade organizativa local. Seguiram-se depois outros títulos: Cidade da Literatura (2013) e Capital Europeia da Gastronomia (2019). Para eventos de negócio, a cidade polaca tem vindo a ser cada vez mais considerada. Para isso contribuem os novos venues e os espaços recuperados para o efeito. Só em termos de hotéis, a cidade conta com 188, correspondendo a 12.308 quartos.

ICE Kraków Congress Centre) é a bandeira cultural e de negócios da cidade

Na cidade onde Nicolau Copérnico estudou medicina, são diversas as instituições acadêmicas e científicas que ajudam a atrair os mais variados eventos, alguns dos quais realizados nas próprias instituições. E o espírito orientado para os negócios que se vive em Cracóvia ajuda igualmente a alimentar este ecossistema favorável à recepção das mais diversas iniciativas internacionais. Em novembro é a vez da ICCA rumar a Cracóvia, para um congresso que promete ser muito especial. Conversamos Ma?gorzata Przygórska-Skowron, diretora do Kraków Convention Bureau, para perceber as expectativas da entidade e do destino em relação ao evento.

Cracóvia vai receber este ano o Congresso da ICCA. Como é que a cidade se está a preparar para esse evento?

A preparação de um evento tão prestigiante e importante como o Congresso da ICCA requer uma estreita cooperação entre muitos parceiros. O Comité Organizador Local, liderado pelo Krakow Convention Bureau, reúne-se regularmente com a equipa do ICE Krakow Congress Center, o Poland Convention Bureau, prestadores de serviços locais e hoteleiros, por um lado, e, por outro, estamos em contato com a equipa da ICCA. Juntos enfrentamos os desafios logísticos e temáticos, bem como cenários de cooperação e promoção. Atualmente estamos a prepararmo-nos para a IMEX Frankfurt, onde a Polónia e o Congresso da ICCA terão uma forte presença.

O Congresso em Cracóvia será o primeiro após a pandemia, uma oportunidade de encontro e networking tão importante para o nosso setor.

Quais são os argumentos, os selling points, que fazem de Cracóvia um bom destino para acolher eventos e congressos?

Um factor importante que funciona a favor de Cracóvia é sua localização geográfica. A cidade está localizada no centro da Europa e, graças a uma ampla gama de conexões aéreas, ferroviárias e rodoviárias, é facilmente acessível de todos os continentes. Durante a temporada de verão, o Aeroporto de Cracóvia, o segundo maior da Polónia, oferece 145 conexões para 33 países e 100 cidades através de 20 companhias aéreas.

Cracóvia também é um importante centro académico, que conta com 22 instituições de ensino superior. A Universidade Jagiellonian de Cracóvia, a mais antiga da Polónia, foi fundada em 1364. Atualmente, os nossos professores e cientistas podem orgulhar-se de realizações notáveis a nível internacional.

E por último, mas não menos importante, a cidade é famosa pela sua atmosfera única. A principal praça do mercado de Cracóvia – a maior praça medieval da Europa – foi sempre o coração da cidade, estando cheia de vida durante o ano todo. É um dos pontos de encontro favoritos para moradores, estudantes, turistas e empresários. Além disso, permite ainda o fácil acesso a vários monumentos da UNESCO, cafés, restaurantes, galerias, livrarias e museus.

Tauron Arena é a maior arena desportiva da Polónia e um dos venues mais modernos do mundo para entretenimento e eventos desportivos

Qual é a capacidade da cidade em termos de eventos. Que venues destacaria?

Cracóvia oferece uma grande variedade de locais para conferências, mas três deles merecem destaque. O Centro de Congressos ICE Kraków (ICE Kraków Congress Centre) é a bandeira cultural e de negócios da cidade. Localizado no coração de Cracóvia, é um local ideal para a organização de diversos eventos. A capacidade do seu maior auditório é de até 1915 pax.

O segundo local importante é o Centro Internacional de Exposições e Convenções EXPO Kraków - uma feira multifuncional e centro de congressos. Esta moderna instalação, com uma área total de 13.000 m2, inclui dois salões, várias salas modulares para seminários de vários tamanhos, salas de reuniões e um átrio espaçoso.

Finalmente, os eventos de maior escala acontecem na Tauron Arena, que é a maior arena desportiva da Polónia e um dos venues para entretenimento e eventos desportivos mais modernos do mundo.

Os fãs de locais menos comuns encontrarão muitos venues exclusivos em Cracóvia e nos arredores, como a Mina de Sal Wieliczka, o Old Tram Depot e um grande número de museus abertos para clientes empresariais, como o Museu de Aviação Polaco, a Galeria de Arte Polaca do Século XIX. O Cloth Hall ou Museu de Arte Japonesa Mangha. Como temos uma comunidade acadêmica muito ativa, principalmente professores, que são os verdadeiros embaixadores de nossa cidade, muitos eventos são organizados nos espaços das universidades.

Que tipo de incentivos se podem fazer na cidade?

A oferta de incentivos em Cracóvia e Malopolska é muito diversificada, por isso é fácil adequar o tipo de atividade à natureza do evento. Os amantes do desporto podem fazer um cruzeiro ou canoagem no rio Vístula, que termina com uma visita à abadia medieval de Tyniec. Para os amantes de gastronomia podemos organizar workshops de culinária, durante os quais os participantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a cozinha regional e, claro, provar os produtos e pratos regionais mais típicos. Outra sugestão é a degustação de vinhos e a visita às vinhas próximas, com vistas panorâmicas da zona envolvente. Muito populares são as atividades relacionadas com a nossa história e património como os jogos da cidade baseados em lendas medievais, visitas turísticas feitas à medida ou visitas a museus fora de horas.

Quais são os mercados prioritários para Cracóvia no segmento MICE? Os de proximidade?

O foco das nossas atividades promocionais está centrado principalmente nos mercados europeus, incluindo alemão, britânico, escandinavo, holandês, belga, francês, mas também norte-americano. Esses países atraem mais turistas a Cracóvia e à região de Ma?opolska, e muitas associações internacionais têm as suas sedes nesses países.

Quais são as cidades europeias que concorrem diretamente com Cracóvia neste segmento?

Cracóvia tornou-se parte da Meetings Industry polaca, europeia e global, recebendo grandes congressos em vários campos da ciência, festivais e eventos desportivos de prestígio. Devemos lembrar que Cracóvia não é a capital do país, então por um lado estamos a competir com cidades como Dublin, Florença ou Valência, e por outro lado com capitais europeias como Praga ou Budapeste.

Quais são os objetivos da cidade em termos de ranking da ICCA?

Durante anos, Cracóvia ocupou um lugar estável no ranking da ICCA entre as cidades de mais de 100 países de todo o mundo. Em 2019, foram organizadas 54 reuniões na nossa cidade, Cracóvia ficou classificada em 48º lugar no mundo e 29º na Europa. Em 2020, o ranking da ICCA foi baseado num resumo de quantos eventos globais foram adiados ou alterados para um formato híbrido. Sabemos pelo relatório anual "Meeting Industry in Krakow 2020" do Krakow Convention Bureau que foram organizados em 2020 menos 77,2% eventos do que em 2019. A pandemia fez com que a Meeting Industry de Cracóvia voltasse aos níveis de 2012. Em primeiro lugar, afetou a sua fórmula - metade das reuniões foram virtuais, 42% foram presenciais (realizadas nos três primeiros meses do ano) e 8% foram realizadas num modelo híbrido.

A pandemia, a nova realidade e a vida no Zoom e no Teams mostraram o quão importante é a Meetings Industry, o quanto sentimos falta das reuniões. Justamente quando a indústria local estava pronta para o retorno aos eventos presenciais, o conflito na Ucrânia começou, resultando num outro grande desafio para nós.

Embora tenham sido relatados vários cancelamentos de chegadas de grupos e incentivos, os locais MICE continuam com muitos eventos sem alterações nos seus formatos, ou seja, estão decorrer como planeado. Em abril, realizou-se a conferência Quark Matter e a 28ª Feira Internacional de Odontologia, em maio será organizada a Reha INNOVATIONS Trade Fair, o 30º Congresso Internacional da Associação Europeia de Cirurgia Endoscópica (EAES), e a ACI Customer Experience Global Summit em setembro. Em outubro, está previsto o 13º Congresso Internacional da Autism-Europe.

Após esta longa introdução, voltando à questão sobre o objetivo da cidade - a posição de Cracóvia é muito clara e explícita. Não estamos a desistir, esperamos que os nossos parceiros não cancelem a organização de eventos e a posição de Cracóvia no ranking não seja diferente dos resultados de 2019 e 2018.

Centro Internacional de Exposições e Convenções EXPO Kraków

Considera que a proximidade com o conflito pode interferir no número de eventos que vão receber?

É crucial propagar a informação de que a vida em Cracóvia é (e parece) perfeitamente normal. Aos ucranianos que chegam à cidade é oferecida uma grande variedade de oportunidades de apoio e assistência, incluindo várias opções de emprego, apoio jurídico e administrativo. Muitos continuam a sua jornada para outros países ocidentais.

A cidade está segura e cada vez mais cheia de vida. Todas as suas instituições e negócios estão a funcionar sem quaisquer obstáculos ou interrupções. Todas as atrações turísticas da cidade estão abertas, recebendo cada vez mais visitantes, agora que a temporada turística está a começar outra vez. Podemos encontrar visitantes internacionais por toda a cidade, dos seus icónicos locais do Património Mundial da UNESCO aos eventos empresariais/industriais. As viagens aéreas estão a passar por um momento optimista pós-COVID e os aeroportos em Cracóvia e nos arredores operam sem interrupções. Desde o dia 28 de março, todas as restrições do Covid foram retiradas (o uso de máscaras não é mais obrigatório, não há quarentena/restrições à entrada na Polónia).

Por Claudia Coutinho de Sousa

Tags: europa mice incentivo congressos feiras viagens destino convenao