MICE

Cidades Inteligentes são destaque na Smart City Business Brazil Congress & Expo 2022

Evento debate formas das empresas e do governo trabalharem juntos para o desenvolvimento das cidades brasileiras

De 24 a 26 de maio o Centro de Eventos Pro Magno recebe o mais estratégico evento sobre cidades inteligentes do país. A 9ª eduição do Smart City Business Brazil Congress & Expo 2022 promete agitar o setor e promover debates e reflexões importantes sobre o presente e o futuro das cidades brasileiras.

Estudo realizado pelo Governo Federal, por exemplo, indica potencial de gerar R$ 101 bilhões na próxima década para empresas e startups brasileiras ou instaladas no Brasil referente ao 5G. O leilão para selecionar as operadoras de serviços de conectividade utilizando a quinta geração da telefonia móvel arrecadou R$ 47,2 bilhões. Agora, a iniciativa privada tem a responsabilidade de implantar os sistemas, mas a presença do poder público será necessária na supervisão da implantação das obrigações. Para debater alternativas de cooperação entre o governo e as empresas, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, se reunirá com CEOs das principais empresas do segmento.

Leia também: Abih-SP promove encontro em busca de oportunidades para melhorar resultados obtidos pela hotelaria em São Paulo

Com a proposta de gerar um diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no país, a reunião estratégica será realizada no último dia de evento, 26 de maio, às 14h, em São Paulo. Com o tema “Como as empresas e o governo podem trabalhar juntas para o desenvolvimento do 5G no Brasil?”, a conversa será coordenada pelo Diretor da Futurion Análise Empresarial e Ex-presidente da Telebras, Caio Bonilha; e contará com a presença do CEO da Nokia para o Brasil, Aílton Santos; CEO da American Tower do Brasil, Emerson Hugues; o Presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Calvet; e o Presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles.

As parcerias público-privadas (PPPs) serão abordadas na reunião entre o consultor de projetos, Argemiro Brandão, e a sócia da área de telecomunicações e tecnologia da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, Milene Coscione, que terá como tema “Alternativas para financiamento de projetos de Smart City”. A adoção de PPPs é, sem dúvida, uma boa ferramenta à disposição dos gestores públicos para permitir a realização de projetos de Cidades Inteligentes, permitindo, assim, a rápida entrega de soluções tecnológicas aos seus municípios. 

Na quinta-feira (26), o evento volta a aprofundar sobre os desafios e necessidades das PPPs, agora para a iluminação pública

Cada município brasileiro conta com os próprios desafios, mas, de maneira geral, iluminação, segurança, transporte, zeladoria, entre outras questões, permeiam as cidades e exigem respostas do poder público, Para fomentar novas soluções, o  Smart City Business Brazil Congress 2022, realizará o encontro e a troca de experiências entre alguns líderes municipais durante a plenária “Experiências que valem ouro: O que os prefeitos podem ensinar sobre gestão pública?” no dia 25. A arena receberá Antônio Duarte Nogueira Jr, Prefeito de Ribeirão Preto (SP); José Auricchio Jr, Prefeito de São Caetano do Sul (SP); Luiz Fernando Machado, Prefeito de Jundiaí (SP); e Marcelo Padovan, Prefeito de Campos do Jordão SP.

Ainda na quarta-feira, o Secretário de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba SP, Major Boaz, participa da mesa “Segurança Pública: Câmeras, luzes, ação”, com coordenação do Vice-Presidente USA & LATAM da Wellness Techgroup, Lorenzo Madrid; e participação de Fernando Martinelli, CEO da Atman Systems; Jefferson Timo, Government Vertical Manager da Hikvision Brasil; Nelson de Sá, CTO da Techboard Latam; e Rafael Grande, Diretor da Vertical de Segurança Eletrônica e Data Center da L8 Group.

A programação completa está disponível no site e para acompanhar os debates é necessário realizar inscrição em:  https://scbamerica.com/