MICE

Blue Med Convention Center sediará maior evento portuário da América Latina

Espaço administrado pela GL events receberá a 30ª edição do Congresso Latino-Americano de Portos

A retomada dos eventos em todo o mundo mostra que o ano de 2022 tem tudo para ser um dos melhores para o setor, inclusive para Santos. O Blue Med Convention Center, administrado pela GL events, um dos maiores players da cadeia de eventos do mundo, será palco para a 30ª edição do AAPA Latino, congresso latino-americano de portos, que ocorrerá de 28 a 30 de novembro.

Trata-se do primeiro congresso internacional pós-pandemia que acontecerá exclusivamente em Santos e reunirá autoridades e representantes de portos de mais de 35 países, num total de mais de 600 pessoas. A cidade foi escolhida pelo protagonismo das atividades vinculadas ao Porto o maior da América Latina, com 13 km de extensão e pelo qual passa mais de um quarto de toda carga que entra e sai do Brasil. Constitui, assim, uma das principais fontes de riqueza do município.

Leia também: Aviação executiva reúne JHSF e NürnbergMesse

“Estamos muito felizes em fazer parte deste importante capítulo de Santos, que irá receber pela primeira vez um dos maiores eventos portuários do mundo. Vamos proporcionar a melhor experiência aos visitantes, uma vez que temos expertise internacional em eventos dos mais diversos portes e segmentos, além de termos como foco o desenvolvimento e a valorização dos destinos onde atuamos. Além disso, queremos consolidar Santos como um destino de congressos, já que tem infraestrutura para receber participantes que também querem aproveitar a cidade fora do compromisso profissional”, afirma Milena Palumbo, CEO da GL events no Brasil.

O AAPA Latino é um encontro anual no qual as figuras mais importantes do setor expõem e debatem projetos atuais e futuros da indústria portuária. Conta com uma exclusiva mostra comercial, uma visita técnica ao Porto de Santos, além de um programa social e de networking para promover os melhores negócios do segmento. A última edição foi em 2021, em Cartagena das Índias, na Colômbia. No Brasil, o evento ocorreu uma vez, no Rio de Janeiro, em 2005.

Para Cristian Ynonye, gerente geral da GL events Brasil responsável pelo Blue Med Convention Center, o AAPA vai movimentar a economia local, seja pela geração de empregos diretos e indiretos como também para estimular a economia da cidade. “A partir de um evento, mais de 50 segmentos são estimulados, entre eles transporte, hospedagem e alimentação”, diz o gerente.

Por estar junto ao maior complexo portuário da América Latina, o Blue Med Convention Center promete ser um hub de eventos de infraestrutura, logística, do setor marítimo e offshore, além de corporativos e sociais, incluindo shows.

Com 30 mil metros quadrados de área construída, abrangendo a Praça Almirante Gago Coutinho e parte de um terreno cedido pela União, o Blue Med Convention Center contém um pavilhão de feiras e exposições de 8,5 mil metros quadrados, com capacidade para 4 mil visitantes — descontando o espaço ocupado por estandes. No segundo piso, um salão de eventos de 3,5 mil metros quadrados comporta até 3,2 mil pessoas. O edifício é totalmente climatizado.

O estacionamento contém 380 vagas cobertas, que podem ser somadas a outras 20 dispostas na praça, chegando ao total de 400. A estrutura conta ainda com um heliponto na cobertura.