MICE BUSINESS

MICE BUSINESS

Bélgica, berço de feiras de negócios e grandes eventos, está pronta para 2022

Bélgica, berço de feiras de negócios e grandes eventos, está pronta para 2022

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por
); ?>


21 de Fevereiro de 2022

A Bélgica é merecidamente considerada o centro da Europa e combina com sucesso estabilidade e um alto padrão de qualidade de vida. Os negócios no destino atraem empresários do mundo inteiro. Este ano, por exemplo, estão previstas 59 feiras de negócios, desde a Belgium Travel Expo (BTExpo) que é ponto de encontro para profissionais do segmento mice e turismo, até a Holiday Fair, passando pelas feiras de biocombustível, a de veterinária, de mineração, de construção, arquitetura e remodelação, de embalagem, de produtos para bebê e de panificação.

Outro diferencial do país é que a maior parte dos turistas que visitam a Bélgica são viajantes de negócios e funcionários de várias organizações europeias com sede na região. Por isso a Bélgica tem toda infraestrutura necessária para atender estes encontros, contando com hotelaria para todos os bolsos, salas de conferências, centros de congressos, restaurantes, opções de lazer, fornecedores de diversos itens. A longevidade europeia garante qualidade e experiência na organização de eventos de diferentes tipologias.

Leia também: Curaçao de olho nos eventos corporativos e de incentivo

Os setores que mais atraem eventos à Bélgica são: diplomacia, engenharia, metalurgia, engenharia mecânica, alimentos, química, têxtil, carvão, portos e diamantes. Claro que os típicos cenários europeus combinados com a arquitetura medieval muito bem preservada fazem a diferença. O universo belga é dividido em três regiões: Bruxelas (Capital), Flandres (ao norte e com acesso ao mar) e Valônia, na parte sul. Cada uma tem uma vocação dedicada à indústria de eventos e de incentivos.

Bruxelas

Bruxelas é uma das cidades mais influentes do mundo. Pioneira de longa data em questões ambientais, foi recentemente destacada como Cidade Sustentável #1 da Europa em política ambiental. Como sede da União Europeia, é o local ideal para se aproximar dos formuladores de políticas da Europa. Abriga grandes instituições europeias, corpo diplomático, uma enorme comunidade de jornalistas e ONG´s. Vale destacar que, juntamente com Washington (Estados Unidos), é a capital mundial que tem o maior número de diplomatas e correspondentes internacionais.

Seus números realmente impressionam. São 1700 grandes corporações sediadas na cidade, com residência a cidadãos de 183 nacionalidades registradas convivendo harmoniosamente. O que facilita a mão de obra dos organizadores de eventos internacionais, que encontram muitos tradutores e intérpretes à disposição. A capital belga abriga mais associações internacionais do que qualquer outro lugar, com 2250 sediadas. 

Com a sua experiência incomparável na realização de reuniões de grupo, não é de surpreender que Bruxelas esteja regularmente na lista anual dos principais destinos de eventos da União de Associações Internacionais (UIA). Em tempos não pandêmicos, recebia cerca de 18.000 eventos culturais todos os anos, e não faltam mercados tradicionais, museus e micro-cervejarias a serem exploradas, além de mais de 2.000 restaurantes para escolher. 

Grand Place de Brussel, palco de eventos, cerimônias e do famoso Tapete de Flores, realizado desde 1971. Crédito da foto: Goi

Palais des Congrès em Bruxelas

Construído em 1958 para a Feira Mundial de Bruxelas e remodelado em 2009, o Palais des Congrès em Bruxelas é o principal centro de convenções do país. Em seu interior chamam a atenção algumas pinturas originais pintadas por Paul Delvaux, René Magritte e Louis Van Lint, além da moderna e tecnológica infraestrutura de audiovisual para receber grandes eventos com mais de 6.000 participantes. Outro diferencial é sua localização: no coração da capital e próximo à sede da União Europeia integrando-se em um bairro dedicado às atividades do segmento mice, incluindo 10.000 quartos de hotel, a estação ferroviária internacional de Bruxelas, a dezessete minutos do aeroporto internacional, 11 museus, antiquários, boutiques e os tradicionais parques. 

Valônia

Outra particularidade na paisagem belga é o turismo cultural, pois todas as cidades e vilarejos têm sua própria história, o que agrega muito na hora de escolher um destino para um evento diferenciado. Além disso, aparentemente, o país possui a maior concentração de castelos medievais preservados e muitos na parte sul, a Valônia. Muitos encravados no alto das montanhas, em lagos ou escondidos dentro de muralhas.

E não há nada como um local excepcional para fornecer um pouco de magia e personalidade a um evento, seja para o lançamento de um produto ou para comemorar uma campanha de vendas bem-sucedida com os funcionários. Inclusive, o site do Turismo da Valônia oferece muitas opções de filtros ao internauta para a escolha do tipo de local, como: castelos, mosteiros, patrimônio arquitetônico, atrações e cervejaria.

A maior cidade da região, Namur, rodeada por uma paisagem campestre, recebe muitas reuniões. A cidade é palco ainda da tradicional Feira KIKK que promove as culturas digitais e criativas numa conexão entre arte, cultura, ciência e tecnologia. A edição 2022 acontecerá entre 27 e 30 de outubro. Não menos importante, mas que é fundamental para o segmento mice na Bélgica é o circuito de Spa-Francorchamps da Fórmula 1 que acontece na cidade de mesmo nome. A região recebe muitos investimentos antes, durante e após o mundialmente famoso circuito.

Flandres

Na parte norte da Bélgica está Flandres onde o idioma oficial é o holandês. A região é o lar de universidades, museus famosos e vastas coleções de arte. Aliás, a cena das artes cênicas por lá é caracterizada pela mistura dinâmica e colorida de dança, teatro e performance. Um mix que anima muitos organizadores de eventos a descobrir os encantos da terra de Peter Paul Rubens, pintor do estilo barroco, proponente de um estilo extravagante que enfatizava movimento, a cor e a sensualidade. É conhecido por suas obras contrarreformistas, retratos e pinturas históricas de assuntos mitológicos e alegóricos.  Com uma grande rede de profissionais em diversas disciplinas artísticas, o Visit Flanders se concentra em conectar a experiência local e regional nas artes, cultura e patrimônio ao cenário internacional. “Queremos trazer cultura para a Flandres e os artistas, especialistas e criatividade da Flandres para o mundo” destaca a entidade no site oficial.

Segundo o Visit Flanders, as áreas mais incentivadas aos organizadores de eventos a escolherem a região para algum congresso ou atividade são: Arte, cultura, patrimônio, Cuidados e Saúde, Economia circular, Ciclismo, Energia, Comida, gastronomia, cerveja, Indústria 4.0, Formação contínua, Mobilidade e Vida inteligente.

Curiosamente, Flandres tem o maior festival de esculturas de areia e música do mundo. O musical Tomorrowland, realizado na pequena Boom, cidade com menos de 20 mil habitantes, no distrito de Antuérpia. A edição 2022 já foi confirmada e contará com a presença do DJ brasileiro Alok. Na edição de 2019, Alok conseguiu ser o show mais assistido na página oficial do Tomorrowland no Facebook, acumulando mais de 3,6 milhões de acessos.

Conheça mais sobre Bruxelas como destino para seus eventos no vídeo abaixo:

Tags: europa turismo incentivo congressos viagens viagens-corporativas destinos bruxelas