MICE

Aceita um cafezinho?

Expocafé promove bebida nacional em evento híbrido, de 24 a 27 de maio em Três Pontas, Minas Gerais


Considerada a maior feira da cafeicultura no Brasil, a Expocafé é uma das principais difusoras de tecnologias no segmento e reúne, anualmente, cafeicultores, representantes da indústria e visitantes diversos. Para 2022, com a melhora nos indicadores da Covid 19 e de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias, foram retomadas as atividades presenciais da feira que acontece no Campo Experimental da EPAMIG em Três Pontas, nos dias 24 de maio (Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, com público restrito e inscriões no local) e 25 a 27 de maio (Feira aberta ao público em geral) . 

Ao mesmo tempo será mantida uma programação virtual, que possibilita a interação com públicos de diferentes regiões. Além de conteúdo das palestras, a exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, aliada a uma programação técnica de alto nível e a demonstrações das tecnologias em campo, fazem da Expocafé uma referência no setor.

Leia também: Rondônia Rural Show espera 200 mil visitantes

Outra atração da feira é a realização da segunda edição da Expocafé Mulheres. Neste ano, o encontro vai ganhar uma versão presencial e “a grande novidade é a inauguração deste espaço para atender, de maneira presencial, as mulheres do café, com intuito de dar maior visibilidade para essa atuação feminina, em toda a cadeia produtiva, ‘porteira adentro e porteira afora’”, explica a pesquisadora da Embrapa Café/ EPAMIG, Helena Maria Ramos Alves, uma das coordenadoras da Expocafé Mulheres.

A equidade de gênero é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e temos o objetivo de promover o debate e estimular a equidade na cafeicultura. A programação contará com palestras, painéis, minicursos, atendimentos personalizados e visitas técnicas guiadas, nas quais os expositores farão uma apresentação diferenciada de produtos e tecnologias para as cafeicultoras. 

“Teremos ao lado do estande da EPAMIG, um espaço reservado para receber as visitantes da Expocafé, sejam elas, trabalhadoras rurais, produtoras, baristas, exportadoras, prestadoras de serviço e demais interessadas. Além de palestras e convidadas especiais, estamos preparando um ambiente agradável, informal e diversificado, para conhecermos, escutarmos e identificarmos as principais demandas dessas mulheres”, completa Helena Alves.

A programação presencial da Expocafé 2022 também inclui o Espaço Aromas e Sabores, que dará ao público a oportunidade de conhecer diferentes métodos de produção e de preparo de cafés, além de degustar a bebida.

Neste pavilhão, oito cafeicultores de diferentes municípios mineiros vão apresentar cafés obtidos por processos de pós-colheita distintos e preparados por modos diversos. Outra novidade desta edição será o Espaço Produtor Inovador da Expocafé 2022 que tem o objetivo de apresentar, divulgar e buscar a interação dos produtores rurais do setor de café com novas tecnologias para a cadeia de negócios. A proposta é aproximar os cafeicultores de startups e empresas parceiras que oferecem soluções e para demandas relacionadas à cultura.

O processo de seleção das startups está vigente e os interessados podem se inscrever pelo link https://bit.ly/produtorinovador. As selecionadas terão um balcão de atendimento no estande do Espaço durante os três dias de evento presencial para prospectarem parcerias e novos negócios.