VAREJO

VAREJO

Intenção de compra neste Dia das Mães caiu 1,6%

Intenção de compra neste Dia das Mães caiu 1,6%


9 de Maio de 2022

Uma pesquisa realizada pelo IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo revelou que, de maneira inédita em cinco anos, a intenção de compra para o Dia das Mães revela tendência de queda.

Leia também: Mercado Livre lança campanha de Dia das Mães

Conforme a projeção realizada pelo instituto, de 2021 para este ano, a diminuição será de 1,6%.

Os participantes ouvidos pela pesquisa que planejam comprar um presente para celebrar a data indicaram também as marcas preferidas nos segmentos de Eletrodomésticos, Eletrônicos, Vestuário e Beleza

“A explicação para esse movimento inédito em anos é o atual cenário econômico do nosso país com restrições impostas principalmente pela deterioração do poder de compra das famílias e o aumento da inflação, que segue impactando as vendas. A queda também reflete o fim do auxílio emergencial, que alavancou resultados em anos anteriores”, aponta Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

Com série histórica que teve início em 2018, a projeção de intenção de compra para o Dia das Mães teve aumento de 12,8% no segundo ano de medição, 2019.

Em 2020, ano da implementação do auxílio, o crescimento foi ainda maior, chegando a 20,5%.

No ano passado, a intenção de compra começa a refletir o atual cenário econômico do país e a curva de alta foi menor ainda que positiva, com 2,6%.

A pesquisa também identificou as marcas preferidas de quem pretende dar presentes nesse Dia das Mães com eletrodomésticos, eletroeletrônicos, artigos de beleza ou vestuário.

Na área de Eletrodomésticos, Eletrolux e Brastemp estão na primeira e segunda posição, respectivamente, quando a intenção é comprar geladeira, fogão, micro-ondas ou máquina de lavar.

A terceira colocada é a Consul, que perde a posição apenas para a Philco quando a preferência é dar um micro-ondas. Se a ideia é comprar panela elétrica, o ranking é composto pela Mondial, Eletrolux e Philco.

No momento da compra de um aparelho celular, a Apple lidera pelo quinto ano consecutivo, seguida da Xiaomi, que ocupa o segundo lugar pelo quarto ano, e Motorola, que sobe para a terceira posição, que pertencia a Samsung desde 2019.

Quem prefere dar perfume de presente, opta mais pela Natura e O Boticário, enquanto o terceiro lugar fica com Eudora, que assume a posição pela primeira vez desde 2018. Em Vestuário, o ranking é formado pelas lojas Renner, Riachuelo e Marisa há cinco anos.

Tags: Ibevar dia-das-maes tendencias pesquisas-de-mercado