TECNOLOGIA

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Confira as experiências no primeiro jogo da era 5G na história do All-Star Game

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26 de Fevereiro de 2022

Depois da Verizon, que demonstrou o potencial do seu 5G no Superbowl Halftime, chegou a vez da operadora de telefonia norte-americana AT&T mostrar suas qualidades na nova tecnologia.

AT&T disponibiizou uma série de apps compatíveis com 5G e experiências de metaverso durante o All-Star Game da NBA, que aconteceu na noite deste domingo (20). 

A liga americana de basquete celebra 75 anos e este foi o primeiro jogo da era 5G na história do All-Star Games, disputado no Rocket Mortgage FieldHouse, casa do Cleveland Cavaliers, em Cleveland, Ohio.

Em tempo real! Acompanhe as ações de live experience e ativação de marca ao redor do mundo

Em suas ações ativações, a AT&T, que é parceira oficial de inovação 5G da NBA, transformou o jogo em uma vitrine para mostrar como as redes e as tecnologias de próxima geração podem auxiliar no engajamento do público e nas transmissões ao vivo, ao revolucionar a experiência do jogo para os fãs que estiverem no ginásio e para os que estiverem em casa.

Fãs fazem fila para terem seus corpos escaneados. AT&T forneceu avatares para acesso ao metaverso do All Star Games

Segundo a AT&T, isso ocorre porque as redes 5G proporcionam ganhos consideráveis de velocidade, capacidade e latência comparadas às gerações anteriores de conectividade móvel, permitindo uma diversidade de temas relacionados a fãs, locais, transmissões e uso operacional para o setor esportivo.

O maior destaque desta ação de brand experience foi o convite para o público “entrar no metaverso” com o aplicativo Playmaker, da AT&T. 

Os frequentadores do NBA Crossover, um tipo de “Fan Fest”, evento realizado na cidade para chamar a atenção dos fãs nos dias anteriores e durante o próprio dia da partida, receberam uma varredura corporal em 3D para customizarem um avatar para ser utilizado em ambientes digitais, inclusive um dos cinco de realidade aumentada (AR) com o tema All-Star Game.

Espaço scanner 

Para o scaneamento dos fãs foi utilizado o equipamento XR Avatar Station, um sistema de câmera volumétrica com a marca AT&T Scene Machine. Os fãs de basquete tiveram a chance de entrar, ser escaneados volumetricamente e, em seguida, serem integrados em um vídeo único com tema de basquete que eles poderiam manter ou compartilhar em suas plataformas sociais favoritas como Twitter, Facebook, Instagram ou Snap.

Detalhe mostra sistema XR Avatar Station de iluminação e câmeras para captura de imagens volumetricas.

O aplicativo Playmaker também foi disponibilizado para os fãs em casa, permitindo aos usuários recriarem algumas das enterradas mais célebre do craque LeBron James.

Finalmente, a exibição do jogo pela TNT nos EUA foi aperfeiçoada por visualizações de 360º habilitadas para 5G que fazem uma combinação de 100 câmeras diversas, além de tecnologia holográfica para entrevistas. 

Ao mesmo tempo, o show do pré-jogo com o rapper Jack Harlow foi oferecido pelo serviço Concert Lens, da AT&T, que deu a oportunidade dos espectadores selecionarem seus próprios ângulos de câmera.

“A AT&T mais uma vez inovou em torno do NBA All-Star Game para mostrar suas principais tecnologias, dando vida a experiências imersivas para os fãs que estarão em Cleveland e aqueles ao redor do mundo que estiveram sintonizados em tudo que a AT&T está aprimorando”, ressaltou Tara Mulcahy, vice-presidente sênior de parcerias de marketing e mídia da NBA.

“A AT&T não apenas alavancou a tecnologia 5G para oferecer experiências memoráveis. Este NBA All-Star Game também foi outra oportunidade para a AT&T mostrar seus autênticos compromissos voltados para a comunidade de Cleveland”, concluiu a executiva.

Além da experiência da AT&T, outra três ativações de marcas utilizando tecnolga AR foram demonstradas no Atrio da arena no 1º jogo em 5G na historia da NBA

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