REGIONAL

REGIONAL

Espetáculo Faísca D´Água acontece neste fim de semana no RS

Espetáculo Faísca D´Água acontece neste fim de semana no RS

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por


19 de Março de 2022

Neste ano de 2022, o Grupo Ueba Produtos Notáveis completa 18 anos de jornada, com o lançamento de mais uma peça inédita.

Leia também: iFood e Recicla Orla fazem mutirão de limpeza em Ipanema

Faísca D´Água, peça de rua dentro do projeto Folclore em Cena, estreia em duas exibições únicas e gratuitas hoje às 17h, no Parque Getúlio Vargas, em Caxias do Sul, e amanhã, também às 17h, no Brique da Redenção, em Porto Alegre.

Antes dessas apresentações foi realizada a pré-estreia em quatro escolas públicas de Caxias do Sul, incluindo a Escola Municipal Especial de Ensino Médio Helen Keller, direcionada ao atendimento de surdos e mudos, engajando, assim, a comunidade escolar na arte e na cultura.

Trata-se do 25º espetáculo do repertório do Grupo Ueba.

Em um espetáculo cênico leve, lúdico e instigante, feito para pessoas de todas as idades, a peça de rua Faísca D´Água valoriza as lendas, os costumes e os saberes populares do Brasil, uma vez que o projeto Folclore em Cena é focado no patrimônio imaterial do nosso povo.

Com quatro atores em cena, a peça fala sobre a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, da América Latina e da África, começando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes.

O encontro de dois seres cheios de sabedoria, em que um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo, e o outro está ligado à terra, seus elementos, geografia, fauna e flora, é o ponto de partida.

O encontro desses personagens desperta a reflexão no público sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade.

O espetáculo ainda tem como objetivo sensibilizar a respeito da importância de conhecer e entender as raízes do povo.

A dramaturgia foi construída com base em pesquisas historiográficas conduzidas por Jonas Piccoli, ator, escritor, dramaturgo, diretor e fundador do Grupo Ueba.

A pesquisa histórica recebeu a colaboração do historiador Marcelo Caon, que qualifica a peça teatral ao contribuir para a contextualização das origens das lendas, a seleção de trechos históricos importantes e a composição de um quadro de fábulas que representa o folclore brasileiro

“Esse projeto celebra a diversidade cultural, fomenta a criação de novos conteúdos artísticos, emprega equipe de artistas e produtores e oferece fruição artística gratuita para a população. O Grupo Ueba acredita que, por meio de um espetáculo cênico, é possível despertar a curiosidade em jovens e adultos sobre o folclore, mostrando que a cultura de um povo é resultado da sua história e diversidade”, afirma Jonas Piccoli.

A produção da peça ficou por conta do Grupo Ueba Produtos Notáveis e do Centro Cultural Moinho da Cascata, com planejamento cultural da CM Produtora, financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínio da Engefiltros e EGF Equipamentos Industriais.

Serviço

Lançamento da peça de rua Faísca D´Água – projeto Folclore em Cena

Datas: Hoje, 19 de março (sábado), às 17h, e amanhã, 20 de março (domingo), às 17h

Local: Parque Getúlio Vargas (Rua Dr. Montaury, s/n, bairro Exposição – Caxias do Sul) e Brique da Redenção (Parque Farroupilha, Av. José Bonifácio, s/n – Porto Alegre)

Entrada: Gratuita

Observação: Em caso de chuva a estreia em Caxias do Sul vai ser realizado no Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2820, bairro Santa Catarina) e em Porto Alegre será transferida para 17 de abril.

Tags: Teatro rio-grande-do-sul lazer diversao