PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Heineken lança campanha questionando estereótipos de gênero no futebol

Heineken lança campanha questionando estereótipos de gênero no futebol

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por


12 de Maio de 2022

A Heineken, patrocinadora oficial das competições UEFA, incluindo a UEFA Champions League pelo 16° ano, acaba de lançar campanha que faz um questionamento dos estereótipos de gênero dentro do futebol a partir do filme “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens” que destaca a paixão das torcedoras. 

Leia também: Mercado Livre lança campanha de Dia das Mães

Além disso, a cervejaria criou um site chamado Fresher Football com dados atualizados da principal competição de clubes da UEFA incluindo números da UEFA Women’s Champions League, fortalecendo com isso a importância e protagonismo das mulheres e das equipes femininas na história do torneio e do esporte.

A campanha da Heineken, junto ao patrocínio às competições femininas da UEFA, tem o objetivo de contribuir na mudança de uma realidade preocupante onde pelo menos dois terços das mulheres que trabalham na indústria do futebol afirmam já terem sofrido algum tipo de discriminação de gênero, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sports Marketing Surveys

Com a missão de contribuir para mudar esse cenário, a Heineken abraça a missão de desenvolver seus patrocínios masculinos e femininos.

A primeira etapa da Heineken para quebrar esses estereótipos é abordar estatísticas imprecisas presentes na Internet que costumam ser fonte de desinformação.

Em um movimento inovador, que desafia os algoritmos e a mecânica de busca dos principais sites, a Heineken lançou o Fresher Football, que é uma nova página, desenvolvida em parceria com a GOAL, em que as perguntas mais frequentes feitas sobre a UEFA Champions League recebem respostas corretas. 

De maneira geral, a tendência é ignorar dados chaves sobre o futebol feminino.

O Fresher Football tem o objetivo de incentivar os mecanismos de busca e sites de fãs a perceberem o problema e atualizarem suas informações, divulgando dados completos e corretos, independentemente do gênero.

Para alcançar esse objetivo, a Heineken compromete-se a interceptar pesquisas on-line, comprar palavras-chaves em torno de perguntas populares sobre futebol e corrigir as respostas atuais com estatísticas precisas baseadas nos jogos masculino e feminino, permitindo que as conquistas das mulheres no futebol sejam celebradas, ao invés de esquecidas.

Para oferecer ainda mais apoio ao seu trabalho de promover a reflexão de estereótipos no futebol, a Heineken lançou um novo filme chamado “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens” em canais digitais e TV. 

Com direção da Publicis Itália, a ação publicitária mostra torcedoras em vários momentos, seja saindo de fininho para o banheiro durante um encontro para verificar o placar do jogo ou comemorando um gol aos gritos no meio da sala de estar. 

A ideia é destacar que as mulheres fãs de futebol estão por toda parte mostrando a realidade de que não é o gênero que dita a paixão de uma pessoa pelo esporte. 

Neste ano, a Heineken também revelou Alex Scott como sua primeira embaixadora do futebol feminino. A jogadora, que fez parte da equipe vencedora da Copa Feminina da UEFA de 2007 pelo Arsenal, estrela as comunicações da marca ao lado do atual embaixador, Thierry Henry, para promover a importância da igualdade no esporte, através do filme global 'The Greatest Goal'.

“Heineken é uma marca que sempre busca trazer uma ótica fresca e inovadora para suas campanhas e, agora como patrocinadora das competições femininas da UEFA, temos a oportunidade de utilizar disso para convidar todos os consumidores a refletirem a respeito dos estereótipos e contribuir para uma maior inclusão e valorização das mulheres no futebol. Neste primeiro ano, iniciamos este movimento que questiona o apagamento das vitórias, conquistas e presença das mulheres neste ambiente ainda dominado por homens. Estamos comprometidos em contribuir para que a paixão e celebrações pelo futebol reúnam cada vez mais pessoas, sem distinções de gênero”, ressalta Beatrice Jordão, gerente de marketing da Heineken no Brasil.

A Heineken é parceira da UEFA Women's Champions League e da UEFA Women's EURO desde 2021, quando tomou a decisão de espelhar seus patrocínios masculinos e femininos no futebol e no automobilismo.

Tags: heineken melhores-da-semana bebidas cervejas acao-publicitaria