MICE

Rio Oil & Gas 2022 receberá 40 mil visitantes no Boulevard Olímpico

Evento marca a retomada do Rio como capital do turismo de negócios.

O Rio de Janeiro voltará a ser o centro global da indústria de petróleo e gás na 20ª edição da Rio Oil & Gas, considerado o maior evento do setor na América Latina e um dos maiores do mundo, com início nesta segunda. 

Leia também: Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a ABAV Expo

A Rio Oil & Gas 2022 vai de 26 a 29 de setembro, no Boulevard Olímpico, na região portuária da capital fluminense. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador do evento, tem a expectativa de receber aproximadamente 40 mil participantes, que vão circular por 51 mil m² de seis armazéns, onde acontecerão a feira e o congresso com os principais executivos e especialistas do setor do Brasil e do mundo. 

Esta edição da Rio Oil & Gas marca também a retomada do Rio de Janeiro como capital do turismo de negócios do país. A realização da feira em um local mais central, de fácil acesso, em uma região revitalizada da cidade movimenta a economia local e o segmento hoteleiro.

Em 2022, o evento retorna ao modelo presencial, com transmissão ao vivo do Congresso e dos estúdios dos patrocinadores. 

Os ingressos para o Congresso já estão esgotados, mas ainda é possível adquirir ingressos para participar do evento de forma remota (online) e para visitar a feira, que já conta com mais de 400 expositores, nacionais e internacionais, além dos eventos paralelos nas Arenas ESG, do Futuro e Young Summit e o Fórum Onshore e as Competições Acadêmicas. 

Esta edição também fica marcada pelo legado que a Rio Oil & Gas deixará para a cidade do Rio de Janeiro. O IBP investiu para reformar o “Armazém Kobra”, conhecido pelo “Mural Etnias”, do artista Eduardo Kobra, e que durante o evento será renomeado para “Armazém IBP”. No local, serão realizadas as palestras do Congresso e parte da feira. 

Com essa reforma, o município ganha um novo espaço para a realização de eventos de grande porte, o que garante mais uma fonte de geração de emprego e renda para a economia local. Nos últimos anos, o armazém estava funcionando apenas como estacionamento. 

“A indústria do petróleo tem a missão de garantir o suprimento de energia para o mundo todo e financiar a jornada rumo a uma economia de baixo carbono. No atual cenário de emergência climática, o setor reúne ainda mais esforços para prover os investimentos e as tecnologias necessários à transição energética. A Rio Oil & Gas 2022 é uma oportunidade de diálogo e troca de informações para a indústria em busca de soluções inovadoras que reafirmam o papel fundamental da nossa indústria para o país e sua importância para o mundo, em termos de intenso debate sobre segurança energética”, disse Roberto Ardenghy, presidente do IBP.

Nove países já confirmaram presença no evento e montarão pavilhões na feira do evento, entre eles Angola, Alemanha, Argentina, Áustria, Irã, Itália, Reino Unido, França e Noruega. Irã e Angola participam de maneira inédita. A Áustria está de volta à Rio Oil & Gas depois de oito anos. Além disso, durante o evento pesquisadores de 20 países apresentarão trabalhos técnicos nos eixos Upstream, Midstream & Downstream, Gás Natural & Energia e a Indústria do Futuro. 

Em 2022, empresas de grande porte da indústria de óleo e gás também vão estrear entre os expositores. É o caso da PETRONAS, da Malásia; da Karoon, da Austrália; da Trident Energy, brasileira; e da Acelen, brasileira criada pelo fundo Mubadala Capital. 

“A Rio Oil & Gas reúne, há 40 anos, especialistas e empresas, do Brasil e do exterior, em debates qualificados sobre a nossa indústria, estimulando conhecimento e gerando negócios no setor. Neste ano, o evento agrega um legado à população do Rio de Janeiro, com a recuperação do ‘Armazém Kobra’, que já é um cartão postal da cidade e passará ser um espaço dedicado à realização de grandes eventos”, conclui Fernanda Delgado, diretora-executiva corporativa do IBP.