MICE BUSINESS

MICE BUSINESS

Mobile World Congress abre as portas em Barcelona

Mobile World Congress abre as portas em Barcelona

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por


2 de Março de 2022

As portas do Mobile World Congress (MWC) abriram esta segunda-feira nas suas datas habituais dois anos depois de a covid ter obrigado os organizadores a alterarem os seus planos. De segunda a quinta-feira, o maior congresso de telefonia móvel do mundo receberá 1.500 empresas expositoras e espera receber mais de 40.000 participantes de mais de 150 países.

Um espetáculo do festival de música eletrônica Sonar inaugurou a programação cultural do espaço 'Beat Barcelona' no Mobile World Congress 2022. O espetáculo 'AWWZ b2b AI DJ', no qual a DJ AWWZ mistura a música ao vivo conectada a um sistema de inteligência artificial, em um projeto desenvolvido com a Universitat Politècnica de Catalunya (UPC). 

O Beat Barcelona, ??localizado entre os pavilhões 4 e 6 do MWC, é um espaço ao ar livre de 1.500 metros quadrados com áreas para networking profissional, um programa de atividades de promoção econômica e que todas as noites se transforma em um espaço de relaxamento com programação cultural.

Nas últimas edições até 2019, o grande evento global de tecnologia de mobilidade tornou-se uma vitrine em que inúmeros carros foram exibidos. Fazia sentido. Os veículos hoje são como celulares com rodas. 

Agora com o avanço do 5G são os robôs que ganham maior destaque nesta edição já que podem ser controlados remotamente usando essa tecnologia de comunicação de dados com latência muito baixa, o atraso entre o recebimento do sinal e a resposta.

A Telefónica mostra dois robôs em seu estande do MWC. Um deles é o 5G Bartender, um garçom robótico desenvolvido pela operadora espanhola com Macco Robotics, Bee the Data e Raventós Codorníu, que pode servir a cada cliente que vem antes dele três tipos de bebidas: sucos, vinhos ou coquetéis.

Um visitante tira uma foto ao lado de um robô Boston Dynamics no MWCDavid Ramos/Getty

É uma máquina projetada para instalações que requerem picos de alta demanda, como show breaks. O usuário fica na frente do robô e ordena através de uma tela. Uma câmera reconhece e o uso de inteligência artificial permite que o garçom mecânico saiba como o cliente gosta da bebida.

A Telefónica também expõe em seu estande outro robô: o conhecido Spot da empresa norte-americana Boston Dynamics. O robô mostrado pela operadora em seu estande pode ser usado para tarefas de vigilância e segurança em ambientes empresariais reais, seja por motivos de longas horas, grandes distâncias ou ambientes um tanto perigosos que desencorajam as pessoas a realizar essas tarefas.

Assista o vídeo gravado nos pavilhões do WMC 2022.

Tags: n-a