METAVERSO

METAVERSO

Nasa e Epic Games criam Marte em realidade virtual

Nasa e Epic Games criam Marte em realidade virtual

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por


14 de Maio de 2022

A NASA, a Agência Espacial dos EUA, divulgou uma colaboração com a Epic Games, a empresa responsável pelo Fortnite, para criar um projeto para os desenvolvedores recriarem Marte no metaverso.

Leia também: Hello Kitty abre café no Roblox

A palavra metaverso diz respeito a uma internet tridimensional que as pessoas acessam com uso de realidade virtual ou realidade aumentada.

O termo ganhou bastante notoriedade depois que a Meta, empresa controladora do Facebook, revelou sua mudança de nome baseada no novo foco da empresa.

No desafio, que a NASA postou no Herox, uma plataforma de solução de problemas de crowdsourcing, a agência solicita ajuda dos desenvolvedores para construir ativos e cenários de realidade virtual (XR) para uso pela NASA em pesquisas focadas em atividades extraveiculares na superfície de Marte.

O objetivo do desafio é povoar o MarsXR, um mundo que já foi construído no metaverso, que já realizou o mapeamento de 400 km de Marte, com ciclos dia/noite realistas, todos modelados através do Unreal Engine 5 da Epic Games, que os desenvolvedores também vão utilizar para criar os envios no desafio.

As experiências virtuais estabelecidas pela NASA como categorias para essa tarefa incluem montar acampamento, pesquisa científica, manutenção, com propósito diferente a ser alcançado por cada um. 

O desafio vai dar recompensas os ganhadores com um prêmio total de US$ 70.000, separado em vinte prêmios individuais. 

Desse modo, cada prêmio para cada categoria vai receber cerca de US$ 6.000.

Vários grupos já se interessaram pelo desafio e desejam auxiliar no crescimento do metaverso marciano da NASA, segundo informações da página Herox

Mais de 24 equipes e 237 desenvolvedores estão dando sua contribuição para a construção da simulação do planeta vermelho, que vai ajudar a agência a economizar o orçamento ao usar um módulo de realidade virtual chamado Apache para treinar futuros astronautas em diversas experiências.

Tags: Nasa metaverso Epic-Games realidade-virtual experiencias-imersivas melhores-da-semana