MKT SOCIAL

MKT SOCIAL

Starbucks Brasil lança iniciativa de reciclagem de copos descartáveis

Starbucks Brasil lança iniciativa de reciclagem de copos descartáveis


26 de Abril de 2022

Em comemoração ao Dia da Terra a Starbucks Brasil anunciou o lançamento de uma nova iniciativa de reciclagem de copos por meio do projeto de economia circular “Ciclobom” – desenvolvido pela BO Packaging com o apoio da produtora de papel cartão Ibema e da startup de logística reversa inteligente Green Mining – para dar uma nova vida aos copos de uso único, transformando-os em luvas de copos para bebidas quentes. 

Como parte da meta global da Starbucks de reduzir em 50% os resíduos de lojas e fábricas enviados para aterros até 2030, a empresa continua empenhada em desenvolver iniciativas inovadoras de sustentabilidade, impulsionadas por uma mudança mais ampla em direção a uma economia circular.

A iniciativa é um marco na jornada da Starbucks para se tornar uma empresa positiva em recursos (resource-positive), com a aspiração de proteger o futuro do planeta, trabalhando em conjunto com clientes, partners (colaboradores) de lojas e organizações que tenham o mesmo pensamento para promover iniciativas de sustentabilidade.

“A Starbucks no Brasil está constantemente desenvolvendo novas iniciativas para ser localmente sustentável e conscientizar sobre os problemas do planeta. A reciclagem de copos está conectada aos nossos objetivos de causar um impacto positivo nas regiões que recebem nossas lojas e incentivar a economia circular de copos de papel em nosso mercado”, disse Sandra Collier, diretora de marketing, fidelidade e responsabilidade social da SouthRock, operadora licenciada da Starbucks no Brasil.

Lançado pela primeira vez em 2021 como um programa piloto em três lojas Starbucks em São Paulo, o Projeto Ciclobom recicla os icônicos copos de papel branco da marca e dá a eles uma nova vida, transformando-os em luvas para copos. Após apenas onze meses, o projeto já coletou e reciclou mais de 80 mil copos. Agora, o Ciclobom está disponível em 9 lojas em São Paulo, com a intenção de expandir para 60 lojas em todo o Brasil até o final do ano.

De copos de papel de uso único a luvas para copos

Os clientes da Starbucks Brasil podem apoiar o Projeto Ciclobom descartando seus copos de papel de uso único em caixas de coleta designadas a esse fim, instaladas em lojas selecionadas. Em seguida, a Green Mining coleta os copos e os envia para serem processados pela Ibema por meio de um sistema que utiliza baixos recursos hídricos para separar a camada de plástico do papel. O plástico é enviado para reciclagem enquanto as fibras de papel são transformadas em 30% de papelão reciclado pós-consumo para se tornar, no futuro, uma nova luva para copos Starbucks, usado para bebidas quentes.

Sustentabilidade na Starbucks

Os esforços para reduzir o desperdício de copos de uso único não são novidade para a Starbucks. E agora, criar mais opções para as pessoas desfrutarem de suas bebidas – de modo geral, promovendo o reuso – é uma parte fundamental do compromisso global contínuo da Starbucks de reduzir os resíduos de lojas e fábricas enviados para aterros em 50% até 2030, com base na linha do tempo Starbucks Global Greener Cup, que traz os marcos recentes da empresa.

O objetivo da marca até 2025 é criar um movimento cultural em direção à redução de resíduos, fornecendo acesso fácil a copos reutilizáveis, tornando-os mais convenientes para que clientes aproveitarem sua Experiência Starbucks com seus copos e utensílios pessoais. No mundo inteiro, vários programas e modelos operacionais estão sendo testados com esse objetivo em mente, como o Empreste um Copo, em que clientes pedem sua bebida em um copo retornável oferecido pela Starbucks; Modelos Operacionais 100% Reutilizáveis, que consideram a eliminação total dos copos de uso único, em favor dos reutilizáveis, copos pessoais ou louça para consumo local; e Copos Pessoais e Caneca para Consumo Local (For-Here-Ware), para incentivar os clientes a trazerem seus próprios copos e enfatizar a caneca para consumo local fornecida pela Starbucks como a experiência padrão de consumo em loja.

No Brasil, para clientes que desejam ficar, se sentar e aproveitar a experiência física do café nas lojas Starbucks, partners já podem oferecer a opção de servir bebidas em caneca oferecida pela Starbucks como uma experiência de consumo local com maior conscientização do planeta. Além disso, durante o Dia da Terra (22 de abril), clientes que comprarem o modelo selecionado de copo reutilizável em qualquer loja Starbucks do país ganharão um café filtrado de graça.

A Starbucks e a SouthRock, operadora licenciada da marca no Brasil, continuam avaliando outras iniciativas que ajudarão a alcançar as metas globais de sustentabilidade da empresa.

Tags: dia-da-terra mkt-social starbucks