Experiência de Marca

Rexona e Gabriel Jesus quebram barreiras na periferia de SP

A marca escolheu o bairro do Jardim Peri para receber seu projeto social, que promove melhorias estruturais e capacitação de lideranças locais para ajudar jovens a se desenvolverem através do poder do movimento.


O jogador Gabriel Jesus, nascido e criado na comunidade Jardim Peri, na zona norte de São Paulo, teve o rumo de sua vida completamente transformado graças às oportunidades que recebeu através do esporte.

Leia também: NBA promove clínica e entrega quadra reformada

A Rexona, inspirada pela trajetória do jogador, parceira global de Gabriel e que acredita que o movimento físico tem o poder de transformar vidas, vai inspirar e apoiar outros jovens da comunidade a acreditarem no seu potencial por meio do Projeto Rexona Quebrando Barreiras.

Em colaboração com o Instituto Jd. Peri e a Lov.Futbol, a marca vai realizar melhorias estruturais na comunidade e começar um programa dedicado ao desenvolvimento dos jovens a partir do movimento, capacitando, para esse objetivo, professores, técnicos e líderes locais para trabalharem ao lado deles.

Para-divulgar a chegada do projeto na comunidade, os já tradicionais grafites do jogador tiveram seus rostos substituídos pelos de crianças do Peri, como um modo de inspirá-las a também desafiar seus limites como o próprio Gabriel.

Ainda, o jogador é o protagonista do filme da marca junto com jovens, que possui uma trilha sonora especial que conta com a música “A vida é desafio”, do Racionais MC’s, um dos maiores grupos do rap nacional, famoso por suas músicas que tratam sobre assuntos como preconceito, desigualdade social e a realidade na periferia da capital paulista.

É dessa música que vem a frase “Sempre fui sonhador, é isso que me mantém vivo. Quando pivete, meu sonho era ser jogador de futebol, vai vendo“, que o jogador tatuou em seu peito.

“A gente conhece bem todas as barreiras que existem para quem é da periferia e sabe como é importante ajudar essa molecada a acreditar que é possível ter uma vida melhor e ir em frente. O esporte sempre foi para periferia muito mais do que lazer, é um espaço de formação do espírito coletivo que rege a quebrada”, afirmou Edi Rock, dos Racionais MC’s.

O filme assinado pela agência Energy BBDO mostra com sensibilidade a trajetória do jogador, que é um dos grandes parceiros da marca, para inspirar e incentivar os jovens da comunidade a acreditarem que a oportunidade da mudança está no presente.

“Eu nasci e cresci no Jardim do Peri, passei por todas as dificuldades que grande parte dessas crianças também passam. Tive que quebrar muitas barreiras para alcançar o meu sonho e, agora, junto com Rexona, poder ajudar a molecada a transformar suas vidas por meio do esporte e do movimento é incrível e emocionante”, celebra o jogador Gabriel Jesus.

O Projeto Rexona Quebrando Barreiras tem o objetivo de oferecer apoio a crianças e adolescentes, principalmente aqueles que enfrentam as maiores barreiras para serem ativos, como é o caso dos jovens de periferia.

A campanha se divide em dois pilares estratégicos de atuação. O primeiro se trata de uma robusta grade de treinamentos projetados para mentores e professores, com o objetivo de oferecer a eles as ferramentas que necessitam para continuar inspirando suas comunidades a continuarem em movimento; e o segundo tem foco em parcerias com ONGs que promovem inclusão social por meio do movimento físico, como esporte e a dança.

“A jornada do Gabriel é uma inspiração para muitos jovens, ele é a prova viva de que o movimento pode transformar a vida das pessoas. Com a chegada do projeto no Jd. Peri, estamos impactando positivamente a vida de muitos jovens em um momento de desenvolvimento. Assim, vamos ajudar a formar uma geração mais consciente e fortalecida pela confiança. A ideia é que os jovens do Jd. Peri e de todo o Brasil, por meio do programa, tenham mais opções para se movimentarem, fazer escolhas positivas, encontrar mais oportunidades e, diante de tudo isso, ter uma qualidade de vida melhor”, destaca Andreza Graner, gerente da marca Rexona.

O programa se junta a empresas como Dove, Seda e outras grandes marcas da Unilever, reforçando o compromisso recém divulgado da categoria de Beleza e Cuidados Pessoais da Unilever em melhorar a saúde e o bem-estar e promover a equidade e a inclusão, atingindo 1 bilhão de pessoas por ano até 2030.

Com lançamento inicial no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, a intenção é ampliar o programa para outros mercados em 2022.

Saiba mais sobre o Projeto Quebrando Barreiras aqui.