MKT SOCIAL

MKT SOCIAL

Budweiser cria projeto artístico para preservar quadras ameaçadas

Budweiser cria projeto artístico para preservar quadras ameaçadas

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por


1 de Agosto de 2022

As quadras de basquete de rua participam da vida das pessoas. Elas ficam nos bairros, nos centros, na infância e na juventude e, assim, acabam virando mais do que um lugar para se jogar basquete. 

Leia também: Converse participou novamente do Festival Latinidades

Porém, se por um lado a quadra é sinônimo de lazer, cultura, música e senso de comunidade, ela também é um espaço altamente visado pelo mercado imobiliário. Afinal, são 420m2 de um terreno plano que poderia ceder espaço para novos estacionamentos e prédios.

Mas, quando uma quadra é destruída, não se perdem apenas 420 m2, mas toda a cultura que está ao seu redor e, por isso, a Budweiser, parceira da NBA e uma das porta-vozes do basquete no Brasil, resolveu tomar uma atitude. 

A marca encontrou uma brecha na Lei de Tombamento Brasileira nº 25/1937, que diz: “um lugar de interesse público com valor artístico é considerado patrimônio público e não pode ser demolido”.

Com o nome “Quadras Indestrutíveis”, a iniciativa criada pela agência Africa inclui a realização de um projeto artístico, com relevância cultural ao local, em uma quadra de rua. 

Após a realização do projeto realizado, é possível entrar com um pedido de tombamento*. Para isso, a Budweiser resumiu o processo em cinco passos, descritos no site  www.quadrasindestrutiveis.com.br : 1) Escolha uma quadra pública de basquete; 2) Encontre um tópico relevante para a cultura local; 3) Selecione um artista; 4) Budweiser conecta o artista, a quadra e você; 5) Entre com o pedido de tombamento.

“Esse é um projeto extremamente relevante, que dá poder para as pessoas exigirem o que é delas por lei. Cada dia que passa é mais comum vermos quadras abandonadas, sem cuidado ou iluminação. As pessoas não merecem esse descaso, elas merecem cultura e lazer,” afirmou André Mota, gerente de estratégia da marca Budweiser na Ambev.

O projeto piloto foi realizado com sucesso em uma quadra em Natal, mostrando o potencial de transformação da iniciativa. A Budweiser convocou um artista local, que criou uma arte homenageando Oscar Schmidt, um dos principais jogadores brasileiros de basquete, que também nasceu na cidade. 

Depois que a obra foi concluída, o pedido de tombamento foi realizado e levado para o secretário de cultura junto ao prefeito. Agora, a quadra já é considerada um patrimônio cultural e não pode ser demolida. Daqui em diante, ela servirá apenas para lazer, entretenimento, cultura e até como ponto turístico na cidade.

No site, já foram registradas aproximadamente 16 quadras, que já estão no processo para receberem um artista e serem transformadas. Na Mooca, tradicional bairro da capital paulista, uma quadra acaba de ser finalizada.
-----
*O pedido de tombamento é um processo legislativo que varia de cidade para cidade, em que os vereadores votam de forma autônoma. Estipula- se um prazo de 1 a 8 meses, dependendo das votações.

Tags: nba budweiser esportes basquete acao-social inclusao cervejas sociedade bebisas