Experiência de Marca

PepsiCo reabre escritório em SP

Novo espaço tem o objetivo de proporcionar um ambiente de Criação, Conexão, Colaboração e Celebração ao usar novas tecnologias que garantem mais flexibilidade à equipe.


No mês passado a PepsiCo reabriu oficialmente o seu escritório, chamado ÚniCo, em São Paulo.

Localizado no coração comercial da cidade, na Avenida Juscelino Kubistchek, a empresa reformou cinco andares do edifício para oferecer mais de 600 postos de trabalho com foco em espaços para colaboração e cocriação.

Leia também: Mari Palma e Phelipe Siani mostram nova sede da Albuquerque

Os novos ambientes recebem os(as) funcionários(as) em esquema de trabalho flexível, em que não há a obrigatoriedade de estar todos os dias no escritório, permitindo escolher junto ao seu time, de onde quer trabalhar.

A-marca, que já estimulava o modelo híbrido antes da pandemia, repensou o uso de seu escritório para esse novo momento.

Conciliar a vida pessoal e profissional sempre foi um ponto chave para a PepsiCo que, desta vez, ressignificou o espaço a partir do projeto global chamado Work That Works.

Essa nova maneira de utilizar o espaço físico tem a intenção de incentivar a Criação, a Conexão, a Colaboração e a Celebração entre as pessoas.

A reformulação do novo escritório teve a participação de funcionários e funcionárias da PepsiCo junto a um escritório de arquitetura parceiro que usou o conceito de neuroarquitetura, uma técnica que tem o objetivo de promover o bem-estar através dos projetos de iluminação, elementos de decoração, paisagismo e cores.

O processo de planejamento e execução do projeto durou aproximadamente 18 meses.

As marcas do portfólio da PepsiCo estão representadas no design do escritório através de formas e texturas.

Os formatos dos skacks da marca, como Ruffles, Doritos e Cheetos, foram usados como elementos decorativos.

Os personagens de Toddy e Toddynho e elementos do posicionamento de Kero Coco, Equilibri, Mabel entre outros produtos, também estão inseridos na decoração.

A neuroarquitetura trouxe ambientes planejados para incentivar a criatividade e a inovação, grandes pilares do negócio da PepsiCo no Brasil e no mundo, enquanto outros foram pensados para proporcionar o relaxamento e a concentração.

O mesmo conceito foi aplicado na escolha das cores das luzes instaladas, sendo umas mais frias outras mais quentes.

Nos ambientes em que as pessoas vão ficar por mais tempo, o projeto trouxe cores em tons pasteis e luzes mais quentes.

Já nos ambientes em a intenção é permanecer menos tempo, as cores são vibrantes e as luzes mais frias.

O escritório ainda traz tecnologia avançada de apresentação e comunicação; pequenas salas de conferência individuais com isolamento acústico; ambientes para café e bate-papos.

O novo espaço também conta com um lounge para recepção de clientes com uma grande tela inteligente onde são apresentados os produtos, a história e as novidades da companhia e um equipamento para experiência de realidade aumentada sobre as inovações da PepsiCo para utilização em eventos.

O uso dos espaços de reunião ocorre conforme agendamento prévio através de um aplicativo, onde o(a) funcionário(a) escolhe sua estação de trabalho e o tempo que permanecerá no escritório.

Os demais espaços de cocriação, em sua maioria, abertos — são de uso livre.

“Apostamos em um espaço desenhado para promover mais conexão entre as pessoas e o trabalho em equipe com grande estímulo à criatividade. Cada detalhe foi pensado para que nossos(as) funcionários e funcionárias venham ao escritório para desenvolverem projetos em conjunto e não mais para realizar atividades individuais, rotineiras ou passar necessariamente o dia todo. Queremos que os nossos talentos tenham mais espaços de interação e encontros, que tanto nos fizeram falta durante a pandemia e que agora elevamos para outro nível de importância. Agora, o nosso escritório é um local para Celebração, Conexão, Criação e Colaboração”, destaca Fabio Barbagli, VP de Recursos Humanos da PepsiCo Brasil.