Tech

Franquia de jogos FIFA mudará de nome para EA Sports FC

O acordo de licenciamento para o jogo de videogame foi encerrado após quase 30 anos de duração.

O FIFA 23 será o último jogo de videogame lançado pela EA Sports usando o nome da entidade dirigente do futebol mundial.

A Electronic Arts tem lançado todos os anos um game de futebol de altíssimo nível sob a bandeira da FIFA desde o seu lançamento com o FIFA 95 há quase trinta anos.

Leia também: Emicida faz show no metaverso do Fortnite

Mas depois do FIFA 23, que deverá ser lançado em setembro ou outubro deste ano, a EA mudará as coisas.

O-EA Sports FC será o primeiro game de futebol pós-FIFA da empresa, que chegará em 2023.

Ficou entendido que nem a FIFA, dirigida pelo presidente Gianni Infantino, nem a EA Sports queriam um novo acordo.

A EA Sports decidiu se afastar após não conseguir um novo acordo de marca com a FIFA.

De acordo com o New York Times, a FIFA estava pedindo pelo menos o dobro dos 150 milhões de dólares que recebe atualmente todos os anos da EA Sports.

Embora uma mudança de nome seja uma grande mudança, não se espera que o produto em si mude drasticamente.

O acordo de licenciamento com a FIFA é separado daqueles responsáveis pelos direitos de nome e imagem dos jogadores e equipes. Portanto, nesse sentido, o EA Sports FC ainda terá todas as licenças, apesar de não contar com a Copa do Mundo da FIFA.

Um exército de clubes, que inclui Northampton Town, Tottenham Hotspur e até o Real Madrid, já começou a divulgar o EA Sports FC.

Cam Weber, vice-presidente executivo da EA Sports, se dirigiu aos “torcedores de futebol em qualquer lugar do mundo” em uma declaração publicada na terça-feira.

“Quero começar agradecendo a esta incrível comunidade de mais de 150 milhões de torcedores por ajudar a construir a maior plataforma de entretenimento futebolístico do mundo – EA SPORTS FIFA“, afirmou ele.

“Após quase 30 anos de criação de experiências futebolísticas interativas que definiram o gênero, logo começaremos uma nova era empolgante”, completou.

“No ano que vem, o EA SPORTS FC se tornará o futuro do futebol da EA SPORTS. Ao lado de nossos mais de 300 parceiros de licença em todo o esporte, estamos prontos para levar as experiências do futebol global a novos patamares, em nome de todos os fãs de futebol ao redor do mundo”, acrescentou.

“Tudo o que você ama em nossos jogos fará parte do EA SPORTS FC – as mesmas grandes experiências, modalidades, ligas, torneios, clubes e atletas estarão lá. O Ultimate Team, Modo Carreira, Pro Clubs e VOLTA Football estarão todos lá. Nosso portfólio de licenciamento único de mais de 19.000 jogadores, mais de 700 times, mais de 100 estádios e 30 ligas que continuamos a investir por décadas ainda estará lá, exclusivamente no EA SPORTS FC. Isso inclui parcerias exclusivas com a Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A, MLS – e muito mais no futuro”, concluiu.