GAME 360º

GAME 360º

Como a Twitch mudou a forma como criamos e consumimos conteúdo

Como a Twitch mudou a forma como criamos e consumimos conteúdo


12 de Abril de 2022

A maneira como consumimos conteúdo mudou drasticamente nas últimas décadas. No passado, os usuários tinham o papel passivo e consumiam aquilo que lhes era oferecido pelas diferentes plataformas. Agora, muita coisa mudou. Veja abaixo alguns aspectos.

Consumidor passou a ter papel ativo

Com o avanço da tecnologia e o aparecimento de inovações digitais como o streaming, os consumidores passaram a ter um papel ativo na escolha do conteúdo, mas também com a possibilidade de eles próprios serem os criadores desse conteúdo.

Ao contrário do que acontecia no passado, onde tudo chegava ao usuário geral e ele não tinha grande poder de escolha sobre o quê e quando queria visualizar algo, plataformas como a Twitch permitiram uma segmentação de mercado.

Inicialmente considerada uma ferramenta de nicho voltada para gamers, a Twitch rapidamente se expandiu oferecendo a oportunidade a qualquer pessoa de transmitir conteúdo para o seu público.

Twitch já não é apenas para gamers

A grande popularidade da plataforma se deve não só por ela ter se expandido e ter integrado diversas categorias como culinária, talk shows, viagens etc., mas pela possibilidade de combinar a transmissão de conteúdo com aprendizado, algo que é bastante útil para pessoas que desejam melhorar as suas estratégias.

Isso é especialmente verdade para os jogos, sendo o poker um dos casos mais significativos, visto que a experiência desse jogo mental foi grandemente afetada pela Twitch, com streamers individuais e torneios completos a serem transmitidos a uma audiência crescente. Outro caso são as pessoas que querem aprender habilidades mais amplas, tais como técnicas culinárias, e podem fazê-lo seguindo a transmissão em direto de chefs e curiosos, sem cortes de edição, que oferecem a possibilidade de cozinhar simultaneamente com os apresentadores preferidos. 

Potencial único no marketing

A plataforma Twitch oferece um potencial único na área do marketing que vai de encontro à mudança de consumo de conteúdo e que as marcas necessitam se adaptar para passar sua mensagem aos consumidores.

Sendo uma plataforma com milhões de usuários ativos diariamente, e com uma segmentação de mercado, a Twitch se tornou o espaço ideal para as marcas se comunicarem com os seus consumidores por meio de influenciadores.

Os maiores canais oferecem a possibilidade de patrocínio, que pode ser utilizado pelas marcas. Dessa forma, as empresas têm a possibilidade de se comunicar não só por produtos utilizados pelos streamers, como adicionar diversos anúncios e outras categorias de conteúdo patrocinado nos vídeos.

O fato de a plataforma ter se expandido para além dos jogos permite que companhias mais atentas encontrem ótimas oportunidades de usar os serviços disponíveis para se comunicar diretamente com o seu público-alvo. Criar conteúdo direcionado para usuários que realmente buscam saber mais e se identificam com determinada marca permite que ela estabeleça uma relação mais próxima com os seus consumidores.

Plataforma está em crescimento

A Twitch é uma das plataformas com maior ascensão no Brasil e no mundo e começa agora a contar com um público mais variado, com cerca de 73% entre os 16 e 34 anos, e com cada vez mais mulheres ingressando na plataforma.

Os dados possuem grande importância para as empresas que começam a entender que o público procura por aquilo que deseja saber e é cada vez mais crítico sobre aquilo que consome. Além disso, cada usuário é por si só um criador de conteúdo individual que pode se tornar um grande influenciador e cujas marcas vão desejar estar ao lado.

Atualmente, mais do que um anúncio, as empresas necessitam realizar parcerias. É importante que o consumidor seja informado e influenciado na escolha de um produto e não sinta que lhe vendem algo. Isso acaba fazendo com que um usuário deseje adquirir, por exemplo, determinado produto porque o influenciador em que ele confia é embaixador da marca e defende que ela é a melhor disponível no mercado.

Entender que o avanço da tecnologia e o surgimento de novas plataformas como a Twitch alteraram como consumimos conteúdo é essencial para as empresas que desejam se destacar atualmente.

Tags: twitch