ESG

Saphyr Shopping Centers economiza 20% em energia e água

Programa realizado no Shopping Metrô Tucuruvi e no Shopping Granja Vianna vai ser implementado em todos os empreendimentos do grupo ainda em 2022.

A Saphyr Shopping Centers tem, entre suas prioridades, o uso consciente de água e energia. Por isso, o grupo está implementando um projeto de ESG direcionado à eficiência operacional.

O sistema de gestão energética possui tecnologia desenvolvida pela Time Energy que, além de diminuir o impacto ambiental das operações do Grupo, economiza até 20% nos custos dos shopping centers.

Leia também: Felizmente, não temos mais escolha

“Buscamos sempre impactar positivamente a vida das pessoas e da comunidade com soluções inovadoras. Com o novo sistema, incentivamos o desenvolvimento de um olhar ainda mais consciente e responsável, reforçando o nosso propósito de construir uma cultura cada vez mais sustentável e mostrando que pequenas transformações fazem muita diferença”, destaca Wellington Morette, gerente de Operações da Saphyr Shopping Centers.

O-sistema de gestão tem a solução digital IOTs, que reúne todas as informações de uso de água e energia através dos medidores dos shopping centers e de cada uma das suas lojas.

Os dados são enviados em tempo real para uma plataforma on-line e viram indicadores de controle de consumo, disponibilizando análise das faturas e o desenvolvimento de ações específicas para melhor utilização de recursos naturais.

A implementação do sistema foi iniciada com o mapeamento dos quadros de energia e relógios medidores de consumo de água para atualização tecnológica dos equipamentos.

Com os recursos apropriados, foram iniciados treinamentos especiais com as equipes de Operações e da Administração de cada empreendimento para que todos conseguissem entender e usar a plataforma.

A solução já está sendo usada no Shopping Metrô Tucuruvi, em São Paulo, e no Shopping Granja Vianna, em Cotia, no interior paulista.

Pátio Cianê Shopping e SuperShopping Osasco vai começar a implantação em junho, enquanto os outros empreendimentos passarão a integrar o sistema no segundo semestre.