ESG

ESG

Puma recicla uniformes de temporadas passadas para produzir novos

Puma recicla uniformes de temporadas passadas para produzir novos

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por


25 de Março de 2022

A PUMA acaba de lançar um novo projeto chamado RE:JERSEY para produzir uniformes pela reutilização de modelos de temporadas anteriores

A iniciativa da marca tem como objetivo reduzir o desperdício e estimular o uso de modelos de produção circulares no futuro.

O processo de reciclagem do projeto RE:JERSEY usa uniformes passados, o que permite, de maneira inédita, que todos os logotipos, bordados e emblemas encontrados no produto, que antes tornavam o processo de reciclagem difícil, sejam aplicados na fabricação das novas peças. 

Leia também: iFood e Recicla Orla fazem mutirão de limpeza em Ipanema

As camisas são decompostas quimicamente em seus componentes, em um processo chamado despolimerização, em seguida as cores são filtradas e o material é quimicamente reconstituído para criar um fio que conta com as mesmas características de desempenho do poliéster novo, em uma etapa conhecida como repolimerização.

“Com o projeto RE:JERSEY queremos desenvolver maneiras de reduzir nosso impacto ambiental, respeitando recursos e reutilizando materiais. Os avanços que tivemos com RE:JERSEY nos ajudarão a desenvolver mais produtos circulares no futuro”, afirma Howard Williams, diretor de tecnologia de vestuário da PUMA.

Os produtos confeccionados pelo projeto RE:JERSEY serão usados em campo durante o aquecimento pré-jogo do Manchester City, Milan, Borussia Dortmund e Olympique de Marselha. 

Os clubes vão usar as camisas em seus respectivos jogos pelo campeonato nacional entre o fim de abril e maio, tendo início com o Manchester City, que joga com o Watford em 23 de abril.

O projeto piloto RE:JERSEY integra o Circular Lab, hub de inovação, liderado por especialistas em sustentabilidade e design, que atuam para desenvolver o futuro dos programas de circularidade da PUMA, e sua plataforma de sustentabilidade Forever Better. 

Dentro do Circular Lab, a marca alemã divulgou no ano passado o RE:SUEDE, que estuda a produção de uma versão biodegradável do Suede, seu tênis mais emblemático.

Tags: puma meio-ambiente esportes reciclagem vestuario