ESG

Nike reforça compromisso com futuro do planeta e do esporte

Em parceria com SOS Amazônia, Associação Onçafari e Instituto Esporte & Educação, a empresa deseja fortalecer a agenda da sustentabilidade e o fomento do desenvolvimento comunitário através do esporte no Brasil.


A Nike, através da FISIA, distribuidora oficial da marca no Brasil, acaba de revelar um compromisso com três ONGs brasileiras com o objetivo de combater os efeitos negativos das mudanças climáticas, contribuir para a preservação ambiental e o fomento do desenvolvimento comunitário por meio do esporte, com foco na Amazônia.

A Nike vai trabalhar em parceria com a SOS Amazônia, a Associação Onçafari e o Instituto Esporte & Educação (IEE) com a meta de avançar ainda mais nos esforços para ajudar a proteger o planeta e, assim, o futuro do esporte.

Leia também: ESG: empresas mais conscientes mudam o mundo!

“Do clima extremo à má qualidade do ar, atletas* (para a Nike, se você tem um corpo, você é um atleta) em todo o mundo enfrentam barreiras relacionadas ao clima para se exercitar e praticar esporte todos os dias”, declarou Bruno Teixeira, gerente sênior de Propósito da FISIA.

“Por-conta dos impactos gerados pelas mudanças climáticas para os atletas e para o planeta, a sustentabilidade é uma das prioridades da Nike, por isso, definimos metas ousadas e baseadas na ciência para ajudar a reduzir nosso impacto ambiental e, também, para tornar as crianças mais ativas”, acrescenta.

A Floresta Amazônica é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta e desempenha um papel importante na regulação dos ciclos mundiais de água e carbono.

Estudos ainda revelam que a região produz aproximadamente 6% do oxigênio do planeta e a sua preservação garante as chuvas para boa parte do continente sul-americano.

A Nike, ao colaborar com parceiros que atuam na preservação da fauna e das florestas, pretende contribuir com os esforços locais em sustentabilidade, além de permanecer construindo sua história de compromissos visando a promoção do acesso ao esporte no Brasil.

A SOS Amazônia conta com mais de três décadas de experiência trabalhando em prol da conservação da biodiversidade e do crescimento da consciência ambiental na região.

A atuação da ONG é focada na restauração e proteção das florestas. Em parceria com a Nike, a organização vai restaurar 200 hectares, que representa uma área equivalente a 200 campos de futebol, a partir do plantio de 400 mil árvores até 2025.

“Com o avanço do desmatamento e as queimadas na Amazônia, é de extrema urgência estabelecer novas relações com a floresta, reflorestar áreas degradadas e desenvolver atividades em conjunto com os povos locais que contribuam com a manutenção dos serviços ecossistêmicos, como a regulação do clima, dos recursos hídricos e a oferta de alimentos e matérias-primas. Além de ampliar nossa atuação na Amazônia, a parceria também nos dá a possibilidade de elevar nossa causa junto a novos públicos, nos dando a oportunidade de conscientizar mais pessoas sobre a importância de agirmos para mudar este cenário”, aponta Álisson Maranho, secretário técnico da SOS Amazônia.

A Associação Onçafari foi criada 10 anos atrás com a intenção de desenvolver o ecoturismo e preservar a biodiversidade brasileira.

A colaboração com a Nike vai possibilitar iniciativas focadas na proteção da onça-pintada por meio da intensificação de pesquisas e do monitoramento da espécie em 4 diferentes biomas, especialmente na Amazônia, pelos próximos três anos.

A onça-pintada é considerada uma espécie “guarda-chuva” para a fauna brasileira e o monitoramento das onças é um marcador relevante de preservação ambiental.

“O Brasil é considerado o país-chave para a conservação da espécie por ter a maior população de onças-pintadas do planeta, mas estima-se que nos últimos 27 anos houve uma redução populacional de 30% no país e projeta-se um declínio de mais 30% em menos de três décadas. Ter as condições de fortalecer nossa atuação na Amazônia, por meio da parceria com a Nike, é fundamental para reverter essa projeção”, revela Mario Haberfeld, fundador da Onçafari.

O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001 com a missão de ajudar na formação de cidadãos críticos e participativos a partir da educação física e do esporte.

A parceria com o IEE vai fomentar a conexão com as comunidades amazônicas através de programas esportivos na cidade de Lábrea, no sul do estado do Amazonas.

Atividades extracurriculares vão ocorrer em duas escolas públicas e em duas comunidades indígenas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP) e do Instituto Mpumalanga.

Além das atividades regulares, como aulas de esporte educacional e artes, também serão oferecidos treinamentos para educadores esportivos para capacitar e fortalecer a cultura esportiva local.

“A proposta de atividades esportivas no contraturno escolar tem o objetivo de ampliar o acesso das crianças de Lábrea ao movimento organizado e pedagogicamente planejado, posicionando a cultura do movimento como importante componente escolar. Além disso, essa iniciativa pioneira viabilizada com o apoio da Nike também irá fortalecer os parceiros locais, capacitando gestores e professores, o que será fundamental para o fomento da cultura esportiva que tantos benefícios traz para a sociedade”, detalha Ana Moser, fundadora do Instituto Esporte & Educação. 

Para mais informações relacionadas às parcerias divulgadas, basta acessar aqui e aqui.

Para conhecer mais sobre os compromissos e metas da Nike, confira esta página.