ESG

iFood e Recicla Orla fazem mutirão de limpeza em Ipanema

A ação, que acontece neste sábado, vai incluir roda de bate papo sustentável com especialistas de empresas, órgãos públicos, ONGs e projetos.

Neste sábado, dia 19, o iFood e o Orla Rio realizam um mutirão de limpeza na praia de Ipanema dentro do projeto Recicla Orla, criado em parceria com a startup Polen.

A ação, que tem início às 9h perto do quiosque Clássico Beach Club, tem como objetivo manter as praias limpas, educar e conscientizar a sociedade em relação ao impacto do lixo no mar, a necessidade da economia circular e a importância da educação ambiental.

Leia também: Ação da Ambev gera renda para ambulantes e catadores de latinha

Os objetos mais incomuns que forem coletados serão expostos pela Orla Rio na Casa de Cultura Laura Alvim durante a Rio+30.

“E-muito importante realizarmos ações como essa, sempre conscientizando e promovendo a educação ambiental e instruindo a população sobre o descarte correto do lixo. E ter a participação e apoio de empresas, ONGs, projetos e órgãos públicos é muito importante, precisamos cada vez mais unir esforços para sensibilizar a população”, afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

“Há três anos, a Orla Rio criou o projeto Recicla Orla e, com a parceria do iFood, chegamos a 56 pontos de entrega voluntária espalhados por toda zona sul. Todos nós temos o dever de cuidar das nossas praias, especialmente no verão, quando elas se tornam o grande ponto turístico frequentado por cariocas e turistas que visitam a cidade”, completou.

“O iFood, por meio de seu pilar de sustentabilidade e compromissos ambientais, tem como uma de suas missões instruir a sociedade sobre a necessidade e importância da reciclagem. Os mutirões de limpeza abrangem muito bem esse objetivo por serem realizados de forma que as pessoas sejam impactadas diretamente sobre como o descarte incorreto prejudica o ecossistema e como o simples ato de separar os resíduos e jogar no lugar correto é essencial”, declara André Borges, head de sustentabilidade do iFood.

A ação é aberta ao público e inclui diversos momentos como o mutirão que começa às 09h e a triagem educativa dos resíduos que tem início às 10h.

Os participantes também vão ter a oportunidade de saber mais sobre a importância do descarte correto de resíduos e como isso afeta todo o ecossistema por meio de bate papo e debates com especialistas.

O projeto tem como convidados Camila Borges, Analista de Sustentabilidade Sênior do iFood, que fala sobre o compromisso da empresa para redução de plástico; Luciene Mignani, do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente falando sobre formas de combate do Lixo no Mar; Gabriel de Oliveira, Diretor da Um Mundo que debate a respeito do papel da inovação e design em uma economia circular; Rafael Ramos, Presidente do Instituto ReXponsa que propõe a educação ambiental como uma ferramenta para mudança de cultura e Luana Seixas, Supervisora de educação ambiental do Projeto Meros do Brasil no RJ, que traz uma reflexão sobre resíduo, descarte e como podemos nos responsabilizar pela preservação de espécies marinhas. Após as palestras, ainda haverá espaço aberto para perguntas.

“Temos um compromisso de zerar a poluição plástica no delivery até 2025 e o pilar de reciclagem é essencial para atingirmos essa meta. Por isso, realizamos investimentos em ações de educação e que gerem efetivamente um impacto positivo no meio ambiente. A parceria com o Recicla Orla reforça nossa atuação nestas ações que, ao reunir voluntários, têm o potencial de transformar os hábitos da população e deixar um legado para a sociedade”, conclui Camila Borges, analista sênior de sustentabilidade do iFood.

Em 01 de janeiro de 2022, logo depois da virada do ano, a primeira edição do mutirão feito pelo iFood dentro do projeto Recicla Orla reuniu 60 pessoas e recolheu 9,6 toneladas de resíduos recicláveis da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).

Serviço:

Data: 19/03 (sábado)

Horário: 09h (abertura mutirão); 10h (triagem educativa); 10h30 (início bate papo); 12h (encerramento do evento);

Local: Clássico Beach Club — Av. Vieira Souto, próximo à rua Paul Redfern – Ipanema