ESG

Havaianas e Casas Bahia levam programa de reciclagem ao litoral paulista

O programa Havaianas ReCiclo foi ampliado para a região litorânea de São Paulo com 8 novos pontos de coleta, distribuídos em lojas da Casas Bahia.

A Havaianas continua com sua missão de promover o descarte correto e a reciclagem de seus produtos, a partir de suas ações focadas em acelerar a Economia Circular.

Com esse objetivo, a marca iniciou mais uma etapa de seu programa global de reciclagem, o Havaianas ReCiclo. A partir da parceria com as Casas Bahia (Via), a marca expande o debate sobre a importância do descarte adequado das sandálias junto à figura do CB (o avatar da Casas Bahia), através da instalação de urnas coletoras co-branded Casas Bahia + Havaianas nas lojas das cidades litorâneas de Praia Grande, Santos, Caraguatatuba, Guarujá, Ubatuba, Bertioga e São Vicente, todas no estado de São Paulo.

Leia também: Audi planta mais de 100 milhões de sementes na Amazônia

Havaianas ReCiclo é uma das iniciativas da marca com o objetivo de garantir a logística reversa e a destinação correta de produtos Havaianas.

Com-a meta de ampliar sua atuação, a marca se junta à Via em um projeto piloto, instalando urnas coletoras co-branded nas oito lojas da Casas Bahia no litoral paulista.

Nas urnas Casas Bahia + Havaianas, as sandálias são encaminhadas às cooperativas parceiras das duas empresas.

As sandálias que ainda se encontrarem em condições de uso serão higienizadas e encaminhadas para doação, ao mesmo tempo que os pares que já tiverem atingido o fim do seu ciclo de vida serão reciclados e transformados em outros produtos.

O programa Havaianas ReCiclo, que teve início em dezembro de 2020, tem sido ampliado para lojas próprias, franquias e fábricas. E atualmente são mais de 40 urnas pelo Brasil e 87 na Europa.

Havaianas planeja ampliar a ação para mais pontos distribuídos pelo Brasil e outras operações internacionais, com o intuito de garantir que todos tenham acesso e consigam descartar de maneira correta seus produtos.

“Toda vez que compramos uma Havaianas nova e paramos de usar as antigas, um ciclo de uso se encerra. O Havaianas ReCiclo veio para garantir que esses ciclos sejam cada vez mais sustentáveis e conscientes, dando outro destino aos produtos que não serão mais utilizados”, comenta Maria Fernanda Albuquerque, VP Global de Marketing de Havaianas, sobre o projeto.

“Essa parceria com as Casas Bahia, que também tem o Reviva, um dos maiores programas de reciclagem do varejo e que atua via cooperativas, gera uma ajuda mútua no aprimoramento e desenvolvimento da cadeia de reciclagem, reforçando aqui a importância de parcerias e coalizões para acelerar a agenda de sustentabilidade. Este piloto vai nos ajudar a chegar em cada vez mais pessoas, incentivando, juntas, hábitos mais conscientes”, completa ela.

O programa Reciclo da Havaianas no Brasil iniciou em dezembro de 2020, em colaboração com a Trashin, startup especializada na gestão de resíduos e já beneficiou algo em torno de 322 famílias devido à participação das cooperativas no processo de coleta e triagem dos produtos.

Fora isso, o programa Havaianas ReCiclo conta com uma cadeia de produtores parceiros para transformar as sandálias em novos produtos, como tapetes de borracha, tatames e pneus maciços usados em carrinho de mão.

“A Casas Bahia é uma marca que se conecta com os clientes em todos os momentos, também na hora de engajar em causas relevantes como a sustentabilidade. Anualmente ampliamos nossos pontos de coleta de lixo eletroeletrônico e agora estamos muito contentes em poder nos unir à Havaianas nessa iniciativa tão bacana que é o Reciclo e oferecer as lojas no litoral de São Paulo para as urnas de coleta das sandálias”, celebra Ilca Sierra, diretora executiva de Marketing e Experiência do Cliente da Via.

Quem desejar participar e contribuir para um mundo mais sustentável só precisa visitar uma das lojas Havaianas ou Casas Bahia participantes do programa, levando as Havaianas velhas.

Assim que os produtos são colocados no coletor, tem início um novo ciclo de impacto socioambiental positivo, que engloba a destinação adequada, a reciclagem do produto e a geração de renda para os cooperados.

Veja a lista completa de pontos de coleta Havaianas e Casas Bahia no site