ESG

ESG

GOL cria Batismo Sustentável para o Dia Mundial da Água

GOL cria Batismo Sustentável para o Dia Mundial da Água


24 de Março de 2022

A GOL Linhas Aéreas divulgou ontem, no Dia Mundial da Água, mudanças no tradicional batismo de aeronaves.

A partir de agora, a ação passa a se chamar Batismo Sustentável e é feito através de um filtro do Instagram, de maneira virtual.

Leia também: iFood e Recicla Orla fazem mutirão de limpeza em Ipanema

Há 11 anos, a empresa procura implementar melhorias operacionais e novas tecnologias, além de aprimorar procedimentos que contribuem para a diminuição de seus impactos no clima e na natureza.

O ritual do batismo é uma tradição mundial utilizada para celebrar uma nova rota, fazer uma homenagem à tripulação, como na aposentadoria de comandantes, ou ainda à chegada de um novo modelo de aeronave.

No momento em que o avião pousa na pista do aeroporto, dois caminhões do Corpo de Bombeiros lançam jatos de água que formam um arco ao redor do avião, e ele é considerado batizado.

“Apesar da linda imagem gerada pelo batismo, que atrai curiosos tirando fotos do momento, são utilizados por ação cerca de 3 a 5 mil litros de água. Ainda que seja empregada água de reuso, a ação consome um recurso precioso que pode ser economizado”, revela Loraine Ricino, diretora de Marketing, Comunicação, Canais Digitais e Sustentabilidade da GOL Linhas Aéreas.

“A GOL, que busca ser uma referência em aviação sustentável no País, decidiu abolir o uso da água em suas comemorações, inovando com uma forma virtual de celebração, com o desejo de que a água tenha destinações mais úteis”, acrescenta ela.

Na maior parte das vezes o batismo é feito com água de reuso e aproveitando os testes regulares das mangueiras feitos pelo Corpo de Bombeiros, dentro de normas estabelecidas no setor.

O evento costuma envolver o uso de dois caminhões, com 1,5 a 2,5 mil litros de água cada.

Para comemorar as conquistas da marca ou “brincar de batizar” uma aeronave, a GOL criou um filtro para o Instagram chamado “Batismo Sustentável” (@voegoloficial).

O usuário aponta a câmera para o avião, um jato de água virtual surge e é só tirar a foto. Outra opção é apontar a câmera para um lugar plano e é mostrada uma aeronave em 3D com o jato d´água.

Confira o videocase do projeto aqui.

Tags: sustentabilidade meio-ambiente campanha dia-mundial-da-agua companhias-aereas gol-linhas-aereas