ESG

ESG

BMW Group adere a projeto sustentável de mineração de lítio no Chile

BMW Group adere a projeto sustentável de mineração de lítio no Chile

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por


4 de Março de 2022

A gestão responsável dos recursos naturais é um dos pontos chave do compromisso do BMW Group com a sustentabilidade.

Como parte dessas ações, a empresa se uniu ao projeto intersetorialResponsible Lithium Partnership”.

Leia também: Ambev torna materiais de PDVs mais sustentáveis e carbono negativo

O projeto tem a meta de alcançar um entendimento compartilhado da gestão responsável dos recursos naturais com grupos de interesse locais e desenvolver uma visão para o futuro do Salar de Atacama no Chile.

O BMW Group é o sexto membro a ingressar na iniciativa. O estudo tem como objetivo obter uma melhor compreensão científica das interdependências entre as camadas de água doce e salmoura de lítio, avaliar várias tecnologias e conseguir a experiência para avaliar a mineração sustentável de lítio.

Com base nisso, o estudo oferece uma base científica para futuras decisões a respeito do fornecimento de lítio.

Uma das maneiras de dar apoio ao projeto é compartilhar descobertas científicas sobre o impacto da mineração de lítio nos recursos hídricos do Deserto de Atacama, no Chile.

A Responsible Lithium Partnership

A “Responsible Lithium Partnership” surgiu na primavera de 2021 como uma iniciativa da BASF, Mercedes-Benz Group AG, Daimler Truck AG, Fairphone e o Volkswagen Group com uma duração estimada de três anos.

O projeto não promove o fornecimento de lítio ou a compra ou venda de matérias-primas minerais.

A Agência Alemã de Cooperação Internacional (German Agency for International Cooperation - GIZ) é responsável pela coordenação do projeto, que tem o objetivo de desenvolver uma visão conjunta para o futuro das bacias hidrográficas do Salar de Atacama.

Representantes de mineração de lítio e cobre, agricultura, turismo, comunidades indígenas e governo poderão participar de uma plataforma multissetorial local em poderão desenvolver medidas em parceria.

A iniciativa também tem como meta desenvolver um plano de ação conjunto para melhorar a gestão de longo prazo dos recursos naturais e implementar as etapas iniciais.

Para ler o texto na integra, disponível apenas em inglês, clique aqui.

Tags: BMW meio-ambiente esg mobilidade sustentabilidade