DIGITAL

DIGITAL

Os destaques do SXSW 2022

Os destaques do SXSW 2022

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por


27 de Março de 2022

Com a pandemia de Covid-19 controlada e uma grande parcela da população vacinada, os eventos corporativos presenciais estão de volta.

Um deles é a SXSW (South by Southwest), um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e marketing do planeta e  foi encerrado no último domingo, no Texas, Estados Unidos.

Leia também: Brazil Promotion abre programação com versão pocket em São Paulo

No decorrer dos nove dias da conferência, foram tratados temas como o famoso e polêmico metaverso, além do mundo dos games e a transformação que o mercado publicitário está vivendo com as redes sociais.

O evento debateu e aprofundou muitos assuntos que estão em destaque e impactado o mercado tech e de marketing.

“Em tudo aquilo que consegui acompanhar, pois o evento é enorme, há um item (se é que posso chamar assim) comum em todas elas: as pessoas. A ideia de robôs, inteligência artificial, realidade aumentada, toda essa tecnologia que não para de se desenvolver, tem as pessoas no centro de tudo”, revela Nilio Portella, sócio-fundador da Mene & Portella.

O executivo compareceu na SXSW desde o dia 12/03. Na opinião dele, são as pessoas que consomem, compartilham, compram, denigrem ou elevam produtos e marcas.

“E são elas que definirão o incerto futuro do metaverso e outras tendências tecnológicas”, reforça.

Com isso, Portella lista cinco “lições” ou tendências do evento para ficar de olho em 2022.

Metaverso

Todos os especialistas que falaram sobre o tema concordaram em um ponto: ainda é muito cedo para entender qual será o impacto do metaverso na mídia e na vida das pessoas.

Alguns palestrantes, aliás, não enxergam no sonho de Mark Zuckerberg o mesmo sucesso que ele alcançou com o Facebook.

Dois pontos chamaram a atenção do executivo. Um deles foi uma pesquisa realizada com 2.700 desenvolvedores de games sobre a criação de softwares para plataformas de RV, com 56% dos entrevistados afirmando que não têm interesse em desenvolver games ou apps para essa plataforma, que é o centro do que imaginamos hoje para o metaverso.

O outro ponto é que há especialistas que apostam suas fichas na Apple lançando uma plataforma de metaverso confiável no lugar da Meta, de Zuckerberg. 

Games

De maneira inédita na SXSW, um dos streamers mais famosos do mundo, Tyler Blevins, subiu ao palco e contou a sua história.

Assim como a maioria dos gamers, ele jogava no porão da sua casa até que, cruzou com o rapper Drake dentro de um jogo. A partir daí ele viu sua vida mudar radicalmente.

Atualmente, Ninja, como ele é conhecido, tem status de popstar, ganhando dinheiro com campanhas publicitárias, vendas de livros e com audiência das plataformas de streaming.

Ele é um exemplo de que cada vez mais as marcas vão investir em streamers para vender seus produtos para jovens do mundo inteiro.

Além disso é possível esperar mais aquisições nesse mercado. O Twitch, da Amazon, YouTube Gaming e Facebook estão fazendo investimentos pesados nessa área.

NFT

Sobre os NFTs, os palestrantes falaram que esse boom pode estar sendo causado porque as pessoas querem mostrar poder monetário a outras, isto é, se exibir no mundo digital.

Mas na opinião de outros especialistas que acompanham o setor Tech, a OpenSea, marketplace de NFT, vai liderar esse mercado e apontar os caminhos.

Há ainda outra visão de que o NFT já é um mercado saturado e que o que importa são a infraestrutura e os protocolos por trás dele.

Creators economy

Todas as palestras sobre esse assunto foram ricas. O TikTok, como já dava para prever, foi protagonista em praticamente todas as discussões sobre creators economy.

As marcas estão investindo com cada vez mais frequência em criações inovadoras para expor e vender seus produtos.

Por outro lado, os creators atingem mais jovens, possuem “tato” para criar peças de comunicação assertivas e o custo de produção é menor para as marcas e plataformas.

Em uma das palestras, foram revelados os valores de investimentos pelas plataformas: o TikTok investiu US$ 1 bilhão em campanhas direcionadas aos criadores, enquanto o YouTube tem um fundo de US$ 100 milhões reservados para creators.

Facebook e Instagram também fazem um investimento pesado para não ficar atrás do TikTok.

Resumindo, as plataformas desejam atrair e reter creators, pois eles aumentam a base de usuários com suas criações.

Ao aumentar a base de usuários, também cresce o investimento em publicidade pelas marcas nas plataformas. Simples assim!

Marketing

Fake news foi um dos temas comentados quando foi tratado o papel das marcas e o futuro do marketing.

As marcas devem se posicionar de maneira pública sobre a disseminação de notícias falsas e tomar cuidado para que seus produtos não sejam mostrados em conteúdo que espalham desinformação.

Outro debate que chamou a atenção foi o crescimento das empresas de tecnologia no lugar das empresas de mídia “tradicionais”.

O investimento da Amazon em publicidade digital cresce muito rápido e já chega perto do Google e da Meta.

A regulação do setor também foi um assunto que os palestrantes tocaram, com preocupações sobre privacidade de dados, fake news e políticas antitruste.

Ainda foram debatidos os gastos da Disney e da Netflix em criação de conteúdo, que alcançam casa dos bilhões.

Essas empresas possuem novas estratégias de penetração de mercado, com a Disney disponibilizando as suas plataformas para anúncios e a Netflix entrando no mundo dos games.

Tags: SXSW tecnologia melhores-da-semana festivais metaverso nfts south-by-southwest