Mídia

Spotify disponibiliza podcasts com vídeo no Brasil

Os Podcasts Original Spotify Bocas Ordinárias e Exclusivo Spotify Psicologia na Prática estarão disponíveis no novo formato a partir de 19 de julho.


O Spotify anunciou nessa terça, 12, a ampliação do recurso de podcast com vídeo para criadores de conteúdo no Brasil, Alemanha, França, Itália, Espanha e México.

Os mercados contemplados possuem comunidades de podcasters especialmente fortes que demonstram apetite por novas maneiras de criar e experimentar podcasts.

Leia também: Mfield tem novo posicionamento com união de conteúdos criativos e tecnologia

Em evento ocorrido na segunda-feira, 11, no Spotify no Brasil, as apresentadoras Tata Estaniecki e Bruna Unzueta, do PodDelas, revelaram a nova função da plataforma de streaming.

Bruna Unzueta, Alana Anijar, Tata Estaniecki, Julio Beltrão, Pathy dos Reis, Beto Estrada. Foto: Divulgação

Podcasters, como Marvio Lucio (Carioca) e Marcos Chiesa (Bola), do Ticaracaticast; Jaqueline Guerreiro, do Quinta Misteriosa; Rogério Vilela, do Inteligência LTDA, Arthur Gubert e Pedro Smaniotto, do Caixa Preta; Gabie Fernandes e Rafa Dias, do DiaCast, Rafa Uccman e Lucas Guedez, do PocCast, e muitos outros, já estão oferecendo seus podcasts com vídeo no Spotify. Para acessar o hub de podcasts com vídeo no Spotify clique aqui.

Arthur Gubert e Pedro Smaniotto; Jaqueline Guerreiro; Bruna Unzueta e Tata Estaniecki. Foto: Divulgação

Os podcasters nativos de vídeo agora poderão divulgar seus conteúdos para os 422 milhões de usuários ativos do Spotify do mundo inteiro, ao mesmo tempo que os podcasters nativos de áudio terão a oportunidade de experimentar vídeos e fornecer conteúdo com o qual seus ouvintes consigam se envolver ainda mais.

Para usar o recurso, é só acessar a Anchor, plataforma gratuita de edição e distribuição de podcasts do Spotify.

A ampliação do recurso de podcast com vídeo é um reflexo do investimento crescente do Spotify em ferramentas que oferecem uma ótima experiência aos criadores, ao ajuda-los a atingir públicos globais e interagir com os fãs de novas maneiras; e aos usuários, com a flexibilidade de consumo, pois os podcasts com vídeo podem ser assistidos em primeiro plano com o vídeo em tela cheia ou dá para deixar o vídeo ao fundo e apenas escutar o podcast, ou até mesmo alternar entre os dois, tudo gratuitamente.

Os podcasts com vídeo podem ser vistos onde o usuário estiver e estão disponíveis nos players do aplicativo do Spotify para o celular ou para o computador, no web player e na maioria das Smart TVs e consoles de videogame.

Rogério Vilela; Rafa Dias e Gabie Fernandes, Marvio Lucio (Carioca) e Marcos Chiesa (Bola). Foto: Divulgação

O Spotify é o maior serviço global de assinatura de streaming de áudio e pioneiro em novos formatos de áudio, interatividade, experiências de audição exclusivas e recursos que os criadores podem utilizar para uma experiência evoluída com maior controle sobre seu conteúdo.

Acompanhando a novidade, o Spotify divulgou também dois grandes lançamentos para a próxima terça-feira, 19. 

Bocas Ordinárias, o primeiro podcast Original Spotify com vídeo, reúne todas as semanas o time de apresentadores composto pelo professor e ex-bbb João Luiz Pedrosa, a youtuber Pathy dos Reis, a rapper e compositora MC Soffia, o publicitário Julio Beltrão e o podcaster Beto Estrada, além de uma personalidade convidada para uma conversa instigante e provocadora, sempre repleta de bastante bom-humor. 

Na mesma data, o podcast Exclusivo Spotify Psicologia na Prática, podcast que esteve na primeira posição na Parada de Podcasts no Brasil por cinco semanas em fevereiro deste ano, também estará disponível em vídeo. 

Semanalmente, a psicóloga especializada em Terapia Cognitivo Comportamental Alana Anijar estreia a nova fase com vídeo e temas inéditos, incluindo como lidar e prevenir o esgotamento emocional e burnout, como lidar com a raiva e como se tornar uma pessoa forte emocionalmente. 

Pathy dos Reis, Beto Estrada, Julio Beltrão e Mc Soffia, do podcast Original Spotify Bocas Ordinárias; e Alana Anijar, do podcast Exclusivo Spotify Psicologia na Prática. Foto: Divulgação

Desde abril de 2022, criadores de conteúdo dos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido já podiam experimentar e criar vídeos.

No Brasil e na América Latina, o Spotify ofereceu o recurso de vídeo pela primeira vez em janeiro deste ano com o Podpah de Verão, projeto exclusivo do Spotify com o Podpah, podcast apresentado por Igão e Mítico, com os 7 episódios em vídeo que incluem Mc Livinho, Rico, Lagum, Nattan, Gabi Martins e Tierry, Matuê, Teto, Wiu; Xamã.