DIGITAL

DIGITAL

Marketing de performance: como usá-lo em seu negócio

Marketing de performance: como usá-lo em seu negócio


24 de Abril de 2022

O marketing digital ou marketing de performance é uma área vasta e conta com diversas estratégias usadas para diferentes objetivos nas empresas. Apesar de relativamente novo, o conceito é uma tendência consolidada, tornando-se um dos principais meios de fazer publicidade na era moderna.

Através do digital, é possível acompanhar as novidades, entender o perfil do consumidor (que também muda com certa frequência) e, ainda, observar e analisar os resultados dos seus esforços em tempo real.

Na verdade, essa é uma das características mais importantes do digital: acompanhar os resultados. Isso pode guiar suas estratégias com base em dados que chegam a todo momento!

Pensando nisso, chegou o momento de entender melhor como o marketing de performance pode contribuir com o seu negócio e alavancar os seus resultados. Vamos lá?

O que é marketing de performance?

Entendendo o que é marketing de performance, os seus resultados tendem a crescer consideravelmente, já que a sua estratégia será mais estruturada.

Como você deve saber, o marketing de performance é uma estratégia de marketing digital. De modo geral, ele é o responsável por gerar dados através das ações online, proporcionando entender se o investimento está tendo o retorno pretendido.

O grande objetivo das ações de marketing de performance é usar determinadas mídias para gerar um resultado mensurável de cada ação, cujo valor é pago de acordo com o desempenho da campanha.

É por meio dele que você consegue obter dados valiosos para o seu negócio: resultados em tempo real, perfil do público, formatos e criativos que funcionam mais, além de, é claro, entender se o seu objetivo foi atingido, seja ele conversões, engajamento ou geração de leads, por exemplo.

Com suas campanhas digitais, você pode observar os gargalos, compreender o que mais funciona e o que pode ser otimizado, baseando suas próximas ações em dados e construindo, assim, uma estratégia mais consistente e eficiente.

Vantagens do marketing de performance frente ao tradicional

O marketing de performance é, no mundo digital, o primeiro passo para o crescimento do seu negócio.

O marketing tradicional, quando comparado ao marketing de performance, chega a ser pouco funcional e difícil de compreender.

Você se lembra que dissemos que as estratégias de marketing digital se tornaram tendências consolidadas? Essas vantagens do marketing de performance, por exemplo, são alguns dos motivos que levaram o conceito a ser trabalhado com tanto afinco pelas empresas.

A seguir, você vai entender, ponto por ponto, as principais vantagens do marketing de performance em uma estratégia no digital:

Maior capacidade de mensuração dos resultados

No digital, os dados das suas ações são gerados em tempo real! Esse, com certeza, é um diferencial expressivo em relação ao marketing tradicional, mas, além disso, você conta com diversas ferramentas que contribuem na extração e análise das informações geradas.

Outra característica do marketing de performance é que ele é focado no ROI, ou seja, é menos arriscado para o anunciante, o que permite que a rota seja alterada rapidamente, caso necessário.

Relatórios em tempo real

Você não consegue só ver os dados, mas também gerar relatórios em tempo real para extrair insights e fazer melhorias, enquanto a campanha estiver rodando.

Além de tudo, é possível criar dashboards que permitem que você acompanhe as métricas mais importantes para o seu negócio, propiciando uma tomada de decisão mais ágil.

Integração de estratégias

O marketing de performance permite que você crie uma estratégia de Google Ads aliada ao Marketing de Conteúdo, por exemplo. Ou, ainda, uma estratégia de Facebook Ads aliada a uma de Social Media.

Através do marketing de performance, portanto, você integra estratégias e consegue atingir o seu público em seus canais preferidos, de forma consistente e assertiva.

Previsão de erros e oportunidades

Através das plataformas que apoiam o marketing de performance, dashboards, relatórios e outras ferramentas disponíveis, você consegue ter mais estabilidade e previsibilidade dos acontecimentos.

Assim, é possível acompanhar o desempenho de uma campanha e entender se o custo unitário das métricas está adequado ao investimento e retorno previsto, além de possibilitar que você aloque os recursos necessários para as ações que têm mais potencial.

Algumas mídias e canais para anunciar!

Agora que você já entendeu o que é marketing de performance, é importante saber quais são as principais mídias e canais para anunciar.

Se você já trabalha com digital, sabe que as mídias e canais disponíveis são muitos, certo? Mas quais o seu público utiliza? Onde é possível encontrá-los?

Conheça as opções que você pode utilizar no marketing de performance e avalie quais são as mais eficientes para a sua estratégia e público:

  • Google Ads: o Google é o mecanismo de busca mais famoso do mundo. Logo, ele certamente é uma boa opção para atingir o seu público! Através do Google Ads, você cria estratégias para colocar o seu site no topo, de acordo com termos e palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio e são mais buscados pelo seu público;
  • Social Media: mais de 150 milhões de brasileiros estão nas redes sociais. Pensando nisso, as redes sociais vão contribuir muito com a sua estratégia de marketing de performance, concorda? Através delas, é possível estabelecer conexão com o público, estreitar o relacionamento, gerar tráfego para o seu site e reconhecimento de marca.
  • Marketing de afiliados: esse modelo também tornou-se famoso nos últimos anos e tem ganhado muitos adeptos. Através do marketing de performance, você pode impulsionar os seus produtos ou os produtos que você representa como afiliados.

Claro que esses são só alguns dos canais e mídias disponíveis. Existem muitas outras plataformas de marketing digital que podem contribuir com a sua estratégia de marketing de performance e alavancar os seus resultados.

Métricas de performance: quais são as principais?

As métricas de performance te ajudam a entender, por meio de análises, se a sua estratégia de marketing de performance está sendo eficiente.

Até aqui, nós já falamos muito genericamente das métricas, bem como a sua importância nas estratégias. Mas você sabe quais são as principais no marketing de performance?

Os KPIs (key performance indicator) ou indicadores-chave de performance são os indicadores que trazem informações sobre suas ações. Existem vários KPIs que podem variar de acordo com o objetivo da sua campanha. Dê só uma olhada:

CTR 

O CTR se refere à taxa de cliques. É através desta métrica que você consegue observar o número de cliques em seu anúncio, em relação às impressões.

Basicamente, analisando o CTR, é possível compreender a eficiência do seu anúncio e se ele foi interessante o suficiente para fazer o usuário efetuar um clique e ir até sua página.

CPL 

O CPL ou “custo por lead” é contabilizado toda vez que um usuário clica no seu anúncio e preenche um formulário de inscrição. Por exemplo: se você tem um anúncio de um e-book gratuito e o usuário preenche suas informações pessoais para recebê-lo, ele será contabilizado no CPL.

CPM 

O CPM ou “custo por mil impressões” vem através do quanto é cobrado quando o seu anúncio é exibido mil vezes. Essa métrica acaba sendo um pouco menos efetiva, já que o esforço e qualificação do público é menor, ou seja, você tem poucas informações da interação com a peça e que, não necessariamente, foram da sua persona.

Receita 

A receita representa o montante monetário que as ações de marketing geraram, levando em consideração o lado positivo e qual a contribuição dessas ações no patrimônio da empresa.

Como impulsionar a performance do seu negócio?
Entender alguns pontos sobre como impulsionar a performance é uma atitude fundamental para alavancar o seu negócio através do marketing de performance.

Entender alguns pontos sobre como impulsionar a performance é uma atitude fundamental para alavancar o seu negócio através do marketing de performance.

Agora que você já sabe bastante coisa sobre o marketing de performance, podemos ir para a prática, né? Afinal, como impulsionar a performance do seu negócio e sentir a diferença nos resultados?

Separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a colocar a estratégia em prática:

Entenda seu funil de conversão

Você sabe qual é a jornada que o usuário faz desde que conhece a sua marca até a conversão? É fundamental entender como funciona o seu funil de conversão e, principalmente, se ele funciona como deveria.

Nessa etapa, é necessário observar se você está atingindo o público correto, se as fases desse processo são claras e intuitivas e onde é o seu ponto de conversão, que pode ser uma venda, preenchimento de um formulário, engajamento, contato com chat, etc.

Você só conseguirá colocar o marketing de performance em prática se souber como é o processo e como investir seus esforços em cada etapa.

Invista no Google Ads

Acho que a gente não precisa falar da importância do Google nas estratégias de marketing digital, não é mesmo?

O Google Ads é um ótimo aliado para o marketing de performance porque permite investimentos de diversos valores, contribui com o aumento do alcance e pode ser usado por empresas de diferentes nichos e portes.

Não se esqueça do remarketing

Marketing de performance tem tudo a ver com remarketing! Sabe quando você busca um produto, não compra e vê esse produto em todas as páginas que visita?

É função do remarketing mostrar ao usuário que aquele produto é uma ótima escolha, fazendo isso de diferentes formas, como, por exemplo, com anúncios dinâmicos que permitem atualizar dados, preço e estoque.

Especialize-se cada vez mais

O trabalho no marketing digital nunca acaba! As plataformas, tendências e até o comportamento do consumidor estão sempre em movimento.

Por isso, é fundamental estar em constante atualização e investir em especializações que te ajudem a compreender as mudanças. Além disso, você pode contar com equipes especializadas em marketing digital para te ajudar com as melhores soluções para o seu negócio, como a All iN.

O seu negócio está pronto para alavancar os resultados com o marketing de performance? Você já trabalhou com a estratégia ou vai começar agora? Compartilhe com a gente nos comentários e conte-nos quais os principais desafios que você identificou para colocar em prática.

E, se quiser conhecer mais estratégias que vão contribuir com o seu negócio no mundo digital, continue navegando pelo nosso blog. Além disso, não deixe de ler mais conteúdos sobre marketing digital!

Tags: Marketing digital performance