Mídia

Banco Central libera pagamento para empresas por Whatsapp no Brasil

A novidade, mostrada ao vivo no WhatsApp Business Summit, em novembro de 2022, deve trazer grandes mudanças no mercado.

O Banco Central deu a autorização para o WhatsApp oferecer o recurso no dia 02/03, com a possibilidade de efetuar pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pago. A partir do novo recurso, surge a oportunidade de utilizar o WhatsApp Pay para realizar pagamentos para empresas dentro do app.

A função ainda não está disponível de imediato para todos os usuários, pois o início do recurso precisa ser avisado a todos os parceiros do serviço com, pelo menos, 30 dias de antecedência.

De acordo com o BC, esse período é exigido para que haja respeito aos “princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação”.

A instituição tinha negado o lançamento dessa versão do recurso através de entraves impostos à Mastercard e à Visa, duas parceiras do WhatsApp. Até pouco tempo, o WhatsApp apenas tinha permissão para disponibilizar a transferências entre pessoas físicas.

O WhatsApp fez seu primeiro pagamento no Brasil, realizado ao vivo, em tempo real, durante o WhatsApp Business Summit, evento realizado em novembro de 2022 pela Meta e grandes parceiros.

A novidade deve trazer grandes mudanças no mercado, pois a plataforma do WhatsApp, com a presença de diversos compradores brasileiros vai ter grande efeitos para todos usuários, ao oferecer praticidade, segurança e simplicidade, enquanto incentiva pequenas e médias empresas a crescerem suas vendas.

Cumpridos todos os passos regulatórios, estamos finalizando os testes que temos conduzido com parceiros como CieloFiserv , Getnet BrasilMercado Pago e Rede, conforme anunciamos durante o WhatsApp Business Summit em novembro. Em breve, os usuários do WhatsApp poderão pagar por produtos e serviços diretamente em uma conversa com cartões de débito e crédito Mastercard e Visa”, afirmou Guilherme Horn, chefe do WhatsApp para América Latina.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, comemorou bastante a liberação pelo BC.

As pessoas poderão pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve“, afirmou em um posto em seu perfil no Instagram.

Segundo Guilherme Horn, o pagamento de produtos e serviços em uma conversa utilizando cartões Mastercard e Visa estará disponível “em breve”.

Acreditamos que o pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas“, concluiu.