BRAND EXPERIENCE

BRAND EXPERIENCE

Projeto Cenográfico da Oktoberfest Blumenau 2022 revelado pela Spaten

Projeto Cenográfico da Oktoberfest Blumenau 2022 revelado pela Spaten

Este canal é patrocinado por
Este canal é patrocinado por


2 de Julho de 2022

As cidades de Munique e Blumenau, que são anfitriãs das duas maiores Oktoberfests do mundo, possuem uma conexão histórica além da imigração alemã através da cultura cervejeira, uma conexão que ficou ainda mais forte depois da divulgação de Spaten como cerveja oficial da festa catarinense, como já acontece na região da Bavária há décadas.

Leia também: Engov After tem patrocínio e ativações em festas de São João

A história será revelada aos blumenauenses e seus visitantes por meio do Projeto Cenográfico da Oktoberfest, que volta a ocorrer, depois de três anos, em outubro deste ano.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Painel (2019), a cenografia é vista pelo público como uma das mais importantes manifestações culturais da festividade alemã, pois tem o poder de transportar o visitante a outros espaços e tempos, tornando a Oktoberfest uma oportunidade única de vivenciar a Alemanha, sem sair do Brasil.

O projeto foi assinado pela Guru, agência de comunicação de Florianópolis, e foi apresentado no mês passado à Secretaria de Turismo de Blumenau com um conceito que se inspira na história para traçar uma visão de futuro.

“A Oktoberfest é o lugar onde a tradição se encontra com a vanguarda. É com a autoridade e a atemporalidade de Spaten que queremos honrar suas origens e, ao mesmo tempo, brindar o novo”, revela Rafael Almeida, Diretor de Planejamento e Criação da Guru.

O projeto procura traduzir essa intenção com temáticas para os três espaços principais da Vila Germânica, que são os Pavilhões 1 e 3 dedicados a Munique e Blumenau, respectivamente, sendo unidos pelo Pavilhão 2, cuja decoração representa a cervejaria Spaten.

Com o objetivo de trazer um elemento arquitetônico visual perceptível, que fizesse uma costura identitária dessa viagem no espaço-tempo, a equipe da Guru escolheu o Enxaimel (Fachwerk, em alemão). Trata-se de uma técnica construtiva milenar, aperfeiçoada pela arquitetura alemã na Idade Média, que permanece em evolução, sendo também usada em construções contemporâneas.

No Brasil, o enxaimel pode ser visto nas edificações coloniais, principalmente em Blumenau, e para transformar o conceito em cenografia real e palpável, o projeto mistura madeira, luzes de LED e plantas.

O uso desses materiais seguem princípios de Ecodesign, como Modularidade e Baixo Impacto Ambiental, o que conecta o projeto cenográfico com os objetivos de sustentabilidade do evento. 

Após seu desembarque no Brasil, que trouxe uma nova cerveja diretamente da Alemanha, a Spaten, cervejaria nascida em 1397, convida o público da segunda maior Oktoberfest do planeta para uma nova experiência sensorial.

Esta será a primeira vez que a tradicional festa germânica terá um estilo autêntico alemão como chope oficial, o estilo Munich Helles.

Nas edições passadas, foram escolhidos rótulos de Pilsen, um estilo inventado na República Tcheca.

“No ano passado, apresentamos Spaten contando um pouco sobre sua origem e como ela tem feito parte da história da cerveja. Agora, queremos aprofundar o assunto, trazendo uma característica tão relevante da marca: a criação de seu próprio estilo, o Munich Helles. Nossa ideia é enriquecer o repertório do consumidor de cerveja ao explicar o que é esse estilo e o que ele oferece. Um intenso sabor de malte, que ao mesmo tempo é fácil de beber” , disse Joice Carvalho, head de marketing de Spaten no Brasil.

Os ingressos para a Oktoberfest 2022 já estão disponíveis no site oficial do evento, que acontece de 5 a 23 de outubro.

Além da cerveja oficial Spaten, a Cerveza Patagonia também foi anunciada pela Ambev, patrocinadora da 37ª edição do festival.

Tags: ambev blumenau Cenografia Oktoberfest bebidas cervejas spaten ativaoes