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Sem surpresas. Ativações das marcas dentro do Lolla ficam dentro do normal

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25 de Março de 2022

Finalmente, após dois anos de pandemia, os grandes festivais começam a retornar. O Lollapalooza é o primeiro grande festival que está de volta à cena nos dias 25, 26 e 27 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Mesmo antes de acontecer, a edição deste ano do festival de música já pode ser considerada um sucesso, pois, assim como aconteceu na última edição de 2019, o evento bateu o recorde do número de apoiadores.

Assim como na última edição, as marcas não estão simplesmente oferecendo apoio, patrocínio e vendendo seus produtos, mas, principalmente, apostando alto nas ativações, experiências, promoções e shows extras para o público.

A reportagem do Promoview percorreu todos os espaços e constatou que, tecnicamente, nada de muito novo foi apresentado nesta edição. Inclusive as fórmulas utilizadas na última edição foram mantidas. 

Para o Lolla 2022, Adidas, Budweiser, Coca-Cola, Chevrolet, Doritos e Vivo são as patrocinadoras, enquanto o apoio ficou por conta de Braskem, Johnnie Walker, New On, Sadia, Samsung Galaxy, SPTuris e Tanqueray.

Além desses, o Instagram é o Social Media Partner, Sanya Maggiore o Fornecedor Oficial e Globo, Multisow, Mix FM e 89 a Rádio Rock são os Media Partners.

Além dos grandes nomes da música nacional e internacional, os fãs do Lollapalooza (e de festivais, em geral) já esperam encontrar ativações de patrocinadores. Com uma programação extensa de shows, o público costuma aproveitar os intervalos entre uma banda e outra para conferir – e brincar – com as atrações que as marcas trazem.

E antes do show começar apresentamos aqui  as principais campanhas e experiências que Adidas, Chevrolet, Budweiser, Globo, Instagram, McDonald’s, Sadia, Samsung e Vivo prepararam para o Lolla 2022.

Pela terceira edição a Adidas é patrocinadora do Lollapalooza Brasil. A marca traz para o festival a celebração de 50 anos do emblemático modelo Superstar, tênis que também virou um símbolo de cultura, música, arte e esporte. 

Única representante do segmento de moda no evento, a Adidas apresenta o Adiverse, conceito que reúne várias e ativações e experiências para o público no espaço físico e digital.

No esquenta para o festival, a marca lançou o LollaBR Pack, seleção de camisetas customizadas com estampas criadas exclusivamente por três artistas: Kauê Fidelis (@KUEIO.ART), Vinícius Allencar (@A.LLENCAR) e Nihao (@NI_HAO93).

A Adidas também criou um aplicativo, o Webapp Adiverse, para os membros do adiClub, clube de fidelidade da marca, terem a oportunidade de criar seus avatares com peças da marca e ver ativações em realidade aumentada em três pontos da cidade de São Paulo. 

As experiências híbridas também serão realizadas no estande da marca no festival, que também vai disponibilizar a customização de tênis.

Patrocinadora master do Lollapalooza Brasil, a Chevrolet vai realizar a terceira edição do #OnixDay um dia antes do festival começar. Essa ativação é especial para convidados e proprietários do Chevrolet Onix, que têm acesso gratuito e exclusivo ao evento, onde poderão curtir os shows de Doja Cat, Machine Gun Kelly, Kehlani e Pablo Vittar. 

“Pelo terceiro ano, vamos promover esse grande encontro dos proprietários do Chevrolet Onix, o carro preferido do brasileiro. Fãs do veículo e de música vão curtir um momento inesquecível ao curtir, em primeira mão, grandes bandas do lineup do festival, além de participar das ações e novidades preparadas para o #OnixDay desse ano”, afirmou Hermann Mahnke, diretor de Marketing Chevrolet.

No Onix Parking, a GM fará a ativação “Solte Sua Voz no Onix”, com performances dentro de um dos 12 Chevrolet Onix disponíveis ao longo dos três dias de festival. Nessa ativação, grupos de 2 a 4 pessoas poderão participar do karaokê a bordo de um Chevrolet Onix, pontuar e ganhar prêmios de acordo com as suas performances. 

Já no Lolla Lounge, a Chevrolet manterá uma estação de Tattoo que promete potencializar a experiência com o festival, dentro de um espaço que será totalmente estilizado com o atendimento gratuito de tatuadores renomados, com o máximo de segurança aos participantes.

O acesso ao #OnixDay é gratuito e há duas maneiras de participar. Proprietários do Chevrolet Onix têm a chance de concorrer a um par de ingressos ao se cadastrar no site. Os sorteados vão receber um código por e-mail para trocar por ingressos virtuais. O público em geral também vai ter oportunidades de garantir sua presença, é só acompanhar as redes sociais da @chevroletbr.

"Pelo sétimo ano consecutivo, o Chevrolet Onix é patrocinador do Lollapalooza Brasil. Carro preferido do brasileiro e um dos mais vendidos da América do Sul, sabemos que os proprietários do Onix mantém uma forte identificação com o festival, por ser um veículo que aposta na conectividade, inovação e que dita tendências. Depois da espera por conta da pandemia, estamos muito animados em estarmos de volta a esse icônico festival no Brasil e no mundo. Queremos trazer experiências para que o público extravase a espera pelo LollaBR e curta a oportunidade de estarem num ambiente que exalta a música e a cultura pop. A Chevrolet quer proporcionar momentos memoráveis, desde o Palco Onix, até nas ações especiais em nosso estande, Onix Parking, Lolla Lounge e, claro, no #OnixDay", afirmou a GM,

Mesmo com a liberação do uso de máscaras em alguns estados, a GM seguirá analisando o contexto da pandemia e realizando ações presenciais após a análise criteriosa de um time multidisciplinar, cujo objetivo principal é manter a segurança de todos.

Para esta edição do Lollapalooza, a Score Retail e a Budweiser a promoção "A música está de volta" com uma mecânica dupla que vai sortear 200 pares de ingresso para o Lollapalooza além de premiar na hora seus consumidores com centenas de prêmios instantâneos.

Para participar clique aqui

Para participar, é só comprar 6 Buds participantes (Lata, 269ml, Lata Std 350ml e Lata Sleek 410ml), cadastrar o cupom fiscal no site da promoção e o consumidor recebe o número da sorte para concorrer aos sorteios de um par de ingressos para o Lollapalooza, além de descobrir na hora se ganhou um dos itens da premiação instantânea que são: bonés, meias e kits de porta-copos em formato de pedaleira!

A Bud também lançou a campanha de divulgação do Lollapalooza, criada pela Africa, mostrando a volta do festival, depois de dois anos de pandemia, ao som de “Industry Baby”, de Lil Nas X.

“Depois de tanto tempo sem os grandes shows, não poderíamos ficar parados. Somos apaixonados por música, distribuímos mais de 400 ingressos e estamos ao lado dos artistas e dos fãs nesse momento de reencontro”, celebrou Carolina Caracas Gargione, Head de Budweiser no Brasil.

A fabricante de cervejas também traz para o Lolla o BUDX, uma plataforma digital de experiência da marca que tem a presença de100 creators de áreas diversas como música, artes, moda e esportes para produzirem conteúdos. Ainda, o espaço vai receber grandes artistas.

A Globo montará uma estrutura de três andares próxima ao Lolla Lounge e com vista livre para o palco Budweiser. Lá, o público poderá vivenciar uma experiência integrada do Multishow, TV Globo e Globoplay. 

No térreo, além de carregadores de celular à disposição conforme lotação, o visitante poderá se sentir no Globoplay ao participar de uma ativação em chroma-key com quatro fundos da famosa moldura do serviço de streaming para escolher e compartilhar. 

No primeiro andar, Multishow terá um estúdio inteiramente de vidro para as transmissões ao vivo durante todo o festival, recebendo apresentadores da TV e influenciadores. Já o terceiro andar, da TV Globo, é dedicado à atmosfera de Pantanal, nova versão da clássica novela de Benedito Ruy Barbosa, que estreia em 28 de março. Quem desejar conhecer o espaço poderá participar de um jogo no térreo, que envolve sorte e habilidade. Além do acesso ao roof top, o game inclui outras possibilidades de prêmios.

O Instagram se juntou ao Lollapalooza para ser a plataforma oficial do evento e, assim, promover uma série de iniciativas com o festival.

Dentro do Lollapalooza, os fãs terão um espaço interativo e tecnológico, com direito a uma experiência imersiva. Mas a ativação da marca já começou no último dia 10, com a ação que levou os usuários da rede social para a campanha ‘Você que Faz’, que será exibida nos telões do Lolla e nos displays da capital paulista.

Creators da plataforma, como @gabb e @dudapimenta, deram o start no convite para as pessoas participarem, mencionando a #InstaNoLollaBR e o link que direciona para um chatbot no WhatsApp.

Lá, as pessoas terão à disposição 12 opções de diferentes filtros AR desenvolvidos pela comunidade de criadores do Instagram. Depois de escolher o filtro, os interessados submetem o seu conteúdo para avaliação para poderem aparecer na ação do Instagram. 

Bernnardo Bonnard, head de marketing do Instagram no Brasil. Foto: Reprodução/LinkedIn

 De acordo com Bernnardo Bonnard, head de marketing do Instagram no Brasil, essa ação é uma continuidade da campanha 'Você que Faz', lançada em setembro do ano passado.

"Ela [a campanha] reforça o papel do Instagram, de ser um parceiro na jornada de quem, de fato, faz a rede, que são os usuários", diz. "Queremos trazer o protagonismo para o nosso público", acrescentou ele.

Em relação à parceria com o festival, o executivo afirma que foi algo praticamente natural, uma vez que os públicos são parecidos. "Estamos falando de duas marcas que têm afinidade com esse público jovem, que gosta de tendências e de tecnologia", conclui.

Esta é a primeira vez que o McDonald's é patrocinador do Lollapalooza Brasil. A marca vai montar um "mega restaurante" dentro do evento, com um cardápio reduzido, composto por alguns dos principais produtos da rede incluindo Big Mac, Cheddar McMelt, McNuggets e batata frita. 

Além de marcar presença no festival e  das ações de live marketing a rede de fast food também prepara outras ativações e promoções que serão divulgadas nesta semana do festival. 

O Méqui também vai estar na TV nas transmissões ao vivo no canal Multishow, e prepara uma série de ofertas para o McDelivery, além de combos temáticos.  Desse modo, quem preferir curtir o Lollapalooza Brasil no sofá, também terá a oportunidade ter um momento Méqui ao som de sua atração preferida. 

João Branco, CMO e Vice-Presidente de Marketing do McDonald's e Arcos Dourados. Foto: Reprodução/LinkedIn

João Branco, CMO e Vice-Presidente de Marketing da empresa garante força máxima para a operação em Interlagos. "O festival deve receber entre 250 mil e 300 mil pessoas. Para receber parte desse público, montaremos uma operação de guerra, com esse cardápio especial. Mais do que vender, a iniciativa pretende mostrar para as pessoas que o McDonald's está participando da vida delas", declara.

"Não existem mais campanhas publicitárias: o que existem agora são conversas com o público. Temos que ter novidades o tempo todo, trazer argumentos e estar presente nessas conversas", acrescenta Branco, lembrando que a rede também é patrocinadora, pelo 2° ano consecutivo, do Big Brother Brasil.

A Sadia marcará presença como o rango oficial do festival Lollapalooza Brasil 2022 – e para celebrar a ocasião, o filme, com assinatura da agência Africa, deu a letra de como matar a fome de #LollaBR, mostrando que “quando a fome tocar”, não importa se for em casa ou no evento, a Sadia estará lá fortalecendo seu posicionamento de marca parceira, com produtos para ajudar os fãs de música a viver uma experiência única e especial.

O filme também traz o hit criado por MC Kevin, O Chris, um dos destaques do lineup do festival, exclusivamente para a data.

O vídeo deu início à campanha da marca para a edição de 2022 do Lolla e mostrou um novo ritmo para quem deseja curtir o #LollaBR com estilo.

Um completo hit maker, Kevin O Chris é sensação entre o público tiktoker, que usa suas composições para as famosas coreografias cada vez mais presentes no cotidiano do mundo digital.

Ativações como essa têm o objetivo de aproximar a Sadia cada vez mais do público jovem, com a empresa marcando presença nos locais, canais e ocasiões em que esse público se encontra.

Influencers como Ramana Borba (coreógrafa do filme e da dança), Lucca Maciel, Felipe Muniz, Vanessa Lopes, Lucas Rangel e muitos outros também compartilharam a música criada pelo MC com seus seguidores, inaugurando um verdadeiro “esquenta” pré-Lollapalooza Brasil 2022 ao som de Sadia - o hit contagia tanto que até mesmo o simpático franguinho da Sadia, o LekTrek, já entrou na dança, fazendo os passos que dominaram as redes sociais.

Luciana Bulau, gerente executiva da marca Sadia. Foto: Reprodução/LinkedIn

No curta, o público ainda teve a oportunidade de entrar no clima do evento vendo um pouco da variedade de produtos que a marca separou para a ocasião.

Como “rango oficial” do festival, a Sadia preparou um cardápio super diversificado em parceria com o #LollaBR, com tudo o que o jovem mais gosta: pizza, hambúrgueres, Hot Dog, burritos, Mac n Cheese, Nuggets. Tudo para se aproximar do jovem com a melhor ferramenta possível, a experimentação.

Para o público que deseja uma alimentação sem carne – atendendo inclusive à tendência flexitariana crescente entre os jovens – também estaremos com produtos da linha Sadia Veg&Tal, VEG Nuggets e sanduíches elaborados com os VEG Hambúrgueres..

No estande da marca no Lolla, o público poderá experimentar o novo produto Sadia, o Empanadíssimo, que será lançado no festival – pedaços de frango íntegros e empanados, com textura extra crocante e mix de temperos, crocantes por fora e suculentos por dentro. Além disso, quem estiver por lá poderá participar de jogo valendo brindes personalizados e tirar fotos com a mascote LekTrek.

Uma mesa temática da Sadia estará disponível no Lolla Lounge, para o público do espaço descansar, carregar o celular e ter conforto. Já para quem quiser uma refeição diferenciada, poderá experimentar um lanche exclusivo trazido de New Orleans para o festival recriado com frios da Linha Premium Sadia Speciale, além do famoso Ossobuco de Angus Speciale, servidos no estande da marca no Chef Stage.

“A Sadia, como rango oficial do #LollaBR, quer mostrar que a energia do festival pode ser vivida de muitas formas, antes, durante ou até mesmo depois do evento. O filme e a parceria com os influenciadores dão o gosto do que a galera, tanto no Autódromo de Interlagos quanto em casa, pode esperar. Vai ser inesquecível”, afirmou Luciana Bulau, gerente executiva da marca Sadia.

O filme também pode ser conferido nos intervalos comerciais do Multishow – canal oficial do Lollapalooza Brasil 2022 – e BIS; e em todas as redes sociais da Sadia: TikTok, Youtube, Instagram e Facebook.

A marca ainda vai lançar um portal especial sobre o #LollaBR, com informações e dicas para o público aproveitar quando sentir “fome de festival”.

A Sadia está em um momento muito especial, sendo reconhecida pelos brasileiros, fazendo parte do dia a dia das pessoas e criando um vínculo cada vez mais forte com os consumidores – e um desses públicos com quem a marca deseja estreitar cada vez mais as relações é o jovem adulto.

Para este target, o entretenimento é fundamental, pois é onde se expressam e encontram seus valores refletidos. Eles querem estar presentes nos principais eventos e gostam de se sentir acolhidos nessas ocasiões. Para esse público, a indulgência e a praticidade na alimentação também são importantes, principalmente no pós-pandemia, quando se permitem curtir o momento.

O Lollapalooza Brasil 2022 torna-se, assim, um evento natural para a marca. É um festival de música, que dita tendências dentro do universo do entretenimento/moda/cultura e, agora, na gastronomia; reconhecido por sua diversidade em várias frentes e que permite a criação destas conexões genuínas com o público, dentro e fora do Autódromo de Interlagos.

Por isso, a Sadia aposta em ampliar seu portfólio de lanches prontos, empanados domésticos e pratos prontos, com produtos saborosos e práticos que atendam a diversas ocasiões de consumo. Para ofertar um portfólio diversificado, a Sadia aposta em inovação, procurando as principais e mais modernas tecnologias existentes no mercado de alimentação.

No âmbito das comunicações e das experiências, a marca também busca estar cada vez mais presente nos ambientes e ocasiões em que o público jovem deseja estar, proporcionando vivências divertidas e significativas, que façam sentido no dia a dia dessas pessoas. A escolha de um KV composto por pôsteres lambe-lambe, por exemplo: esse tipo de arte tem muito apelo entre o público jovem, porque traz essa leveza e bom-humor para os ambientes, algo que combina com o clima e a proposta do festival, aproveitando para também destacar os produtos que vão dominar o Lollapalooza Brasil 2022, junto com as frases divertidas que marcam a campanha de Sadia.

A Samsung marca novamente presença como patrocinadora do Lollapalooza Brasil, e, para celebrar o lançamento da nova linha de smartphones Galaxy S22 5G, a empresa desenvolveu uma ação de brand experience que levará os fãs da marca para um dos maiores festivais de música do mundo.

O festival é perfeito para usar os conceitos de Nightography do seu novo Galaxy S22 5G*, S22+ 5G* ou S22 Ultra 5G*, que utiliza o hardware e o software para capturar fotos e vídeos nítidos e brilhantes mesmo quando as condições de iluminação não são adequadas. E a Samsung quer aproveitar o evento de música para realizar esta ação de marketing promocional , demonstrando que estes são dispositivos perfeitos para registrar imagens durante os shows do Lollapalooza Brasil 2022.

Ao adquirir um Galaxy S22 5G*, S22+ 5G* ou S22 Ultra 5G* entre os dias 15 de fevereiro e 13 de março de 2022, os clientes puderam escolher o Kit Música para ganhar um ingresso Lolla Day para o Lollapalooza Brasil 2022, e um fone de ouvido sem fio Galaxy Buds. 

Nos três dias de festival, a Vivo vai levar o “Presença Preta”, uma iniciativa em que a empresa vai distribuir toda a cota de ingressos para pessoas negras. Com a campanha, o objetivo da marca é promover mais inclusão nos espaços de música e entretenimento. 

O objetivo é reforçar o comprometimento da Vivo com a diversidade e a inclusão, em um discurso alinhado com práticas e ações efetivas que devem gerar reflexão e promover mudanças sociais.

A partir dessa ação afirmativa, a Vivo busca mostrar como a tecnologia, mais especificamente o 5G, pode ser uma grande aliada na construção de um futuro mais inclusivo. Assim, o afrofuturismo é a estética escolhida para representar a iniciativa no festival e pautar as vivências do squad de creators negros que farão a cobertura do evento, à convite da Vivo.

Além disso, quem for curtir os shows do Lollapalooza Brasil 2022 vai encontrar dois espaços da marca. 

No “Cubo Vivo”, localizado na pista, o espaço será ambientado com a temática afrofuturista e a tecnologia, com ativações únicas para quem estiver passando pelo local. O rooftop do espaço conta com uma vista privilegiada do festival e terá uma moldura para fotos especialmente posicionado para que as imagens tenham a plateia como plano de fundo. 

Outra ação no espaço vai trazer uma câmera 360º e as imagens produzidas ali com os participantes serão projetadas nas telas do espaço e enviadas para os participantes em tempo real. A Vivo vai disponibilizar aos visitantes do Cubo uma “garra machine” para que as pessoas participem do desafio para pegar brindes diversos como fones de ouvido. Ainda pensando nas possibilidades de expressão de forma livre e autêntica, o estande vai contar um espaço para criação de conteúdo livre, com arte, música e dança. 

Um monitor vai orientar as pessoas a aproveitar o espaço de maneira especial e o conteúdo gravado lá também será exibido nas telas do estande e enviado para os participantes publicarem suas experiências nas redes sociais. 

O público que passar pelo local, construído com total acessibilidade, ainda vai encontrar espaços de descanso com carregadores de celular. Ainda, quem participar das ativações vai ganhar um presente especial da Vivo

No Lolla Lounge, o espaço da Vivo segue a temática afrofuturista com tecnologia e terá uma ambientação repleta de significados para o “Presença Preta”. A entrada do espaço será por um túnel de luzes que remete à experiência 5G e a velocidade de conexão. 

Lá dentro, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na cultura afro. Além dos itens decorativos que remetem a temática afrofuturista, uma maquiadora especializa em make afro estará a postos para maquiar os visitantes. 

No lounge, também será possível participar da customização de uma bolsa com o trabalho de artistas pretos, com grafismos especiais para aplicar nesses materiais e que poderão ser mesclados a nomes ou frases. Quem estiver no lounge poderá ter uma experiência com uma câmera 360º e desafiar a garra machine para conseguir brindes, assim como quem passar pelo Cubo Vivo. 

Pensando na repercussão do Lollapalooza Brasil 2022 nas redes sociais, a Vivo vai disponibilizar um pack de sticks e filtros para que as pessoas compartilhem sua experiência no festival em suas redes sociais.

A Vivo ainda vai contar com squad de influenciadores negros que vão vivenciar o Lolla e criar conteúdos para suas respectivas redes. As ativações com esse grupo, porém, começam bem antes do início do festival. 

Na semana do festival, os influencers receberão um kit com toda a programação da marca no evento, bem como óculos afrofuturistas exclusivos e orientações para que todos contem com a ajuda da stytlist Vanessa Nobre, que vai apoiá-los no planejamento dos looks que usarão no evento. 

Além disso, todos eles serão recebidos, nos dias de evento, no QG Vivo – um ponto de encontro exclusivo para um esquenta do LollaBR – que contará com maquiadores, cabelereiros e, ainda, com consultoria de estilo presencial para, então, turbinar ainda mais o visual com acessórios e peças especiais de vestuário. 

Entre essas peças, está um panneaux criado exclusivamente pela artista Vanessa Ferreira (@pretailusta) e produzido pelo coletivo MJAS, especializado em confecção de peças relacionadas à ancestralidade e afrofuturismo.

Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo. Foto: Divulgação

"O Lollapalooza Brasil é um dos maiores festivais de música do país e pela segunda vez somos patrocinadores do Lolla Lounge. Decidimos por esse patrocínio pois o evento carrega características que conversam com nossa marca, como diversidade e tecnologia. Além disso, o público  do LollaBR faz parte do nosso público-alvo. Entendemos também que o evento é uma oportunidade para conversarmos de uma forma direta com a sociedade e por isso nesse ano estamos com o projeto “Presença Preta”, em que colocamos os holofotes da diversidade para além dos palcos e com o olhar na plateia. Usamos a voz da marca para promover uma ação afirmativa e inspirar um futuro que é mais tecnológico e também mais diverso e inclusivo", afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

Conforme um comunicado divulgado pela organização do evento há poucos dias, Jane’s Addiction e King Gizzard And The Lizard Wizard não poderão se apresentar no Autódromo de Interlagos por conta de problemas em relação à COVID-19. A banda britânica The Libertines e o cantor/produtor norte-americano Two Feet serão os substitutos.

São 4 palcos e 70 atrações do mundo inteiro para esta edição do festival. Os três dias de música vão ter shows dos mais variados gêneros, incluindo emo, rock, pop, música eletrônica, indie, pop internacional, punk, rap e trap. The Strokes, Doja Cat e Machine Gun Kelly são os headleiners do primeiro dia, Miley Cyrus e A$AP Rocky no segundo dia e Foo Fighters e Martin Garrix no último dia.

Confira o line-up completo:

Tags: lollapalooza eventos promocao melhores-da-semana musica experiencias ativacoes