Experiência de Marca

LaLiga realiza evento em SP

Com direito a dois painéis, o encontro promovido pela La Liga teve o objetivo de discutir o futuro do futebol e os impactos dos ambientes digitais na experiência do torcedor.


Em 2022 a LaLiga comemora 5 anos de uma estratégia Glocal, ou seja, uma mentalidade global com atuação local, focada em internacionalização, construção e fortalecimento da imagem da marca da Liga para além do universo esportivo.

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O Brasil é um dos grandes destaques quando o assunto é futebol, além de ser um importante mercado, por isso LaLiga busca se conectar e se aproximar cada vez mais do país.

Assim, a LaLiga conectou parceiros e convidados na noite de terça-feira (10) em um evento presencial em São Paulo, com o objetivo de discutir temas relevantes para a indústria do futebol e do entretenimento.

Os-painéis, que foram apresentados por Daniel Alonso Duarte, Delegado da LaLiga no Brasil, tiveram participações especiais de grandes parceiros da Liga e trouxeram temas como atualidade e futuro do patrocínio esportivo, novas formas de ativação de marcas, desafios de se manter presente e relevante em multiplataformas, novas tendências de transmissão esportiva, redes sociais no esporte e muito mais.

O evento da LaLiga reuniu, entre as parceiras da competição, marcas como Puma, Panini, Dapper Labs, Tiktok, Twitch e LiveMode.

O primeiro painel da noite contou com a presença de Fabio Kadow, Diretor de Marketing da Puma no Brasil que falou sobre as estratégias da Puma.

“Dentro da companhia, temos divisões de públicos, mas eles se sobrepõem muito. O mesmo consumidor que é apaixonado por futebol, também gosta de música, de sportwear. Quantas músicas vimos estourar por conta de dancinhas que um jogador fez para comemorar um gol? Quantos meninos já copiaram o penteado de um jogador? Não acredito que uma pessoa seja só uma coisa, o consumidor é múltiplo e precisamos entende-lo”, afirmou.

“O importante é acompanhar o hábito de consumo. Essa geração já consome diferente dos meus pais e de mim. Pra gente, a maneira de consumir futebol mudou. Hoje uma criança sabe qual é a chuteira que um jogador usa, através do videogame. O que extrapola no digital é essa constante conversa, evolução e troca com o público”, acrescentou, refletindo sobre os hábitos de consumo atual.

“Passa muito pelo match de valores, quando você pensa em LaLiga, vai muito além de um campeonato. Quais os valores? Além de esporte, mas de entretenimento e social”, finalizou o executivo, comentando sobre a estratégia que a Puma utiliza para encontrar o parceiro certo.

O mesmo painel ainda teve a participação de Juan Vicente Chacon Smith, Gerente de Vendas Latam da Panini e Jorge Urrutia del Pozo, Vice Presidente da Dapper Labs, que falaram um pouco mais do papel de suas marcas e de onde surgiu a ligação com o esporte.

“A companhia nasceu do futebol e o centro da nossa companhia segue sendo futebol e esporte. Trabalhamos de perto com muitas ligas e federações. Dependemos da força de nossos licenciados. Nossa estratégia é simples: ter a maior quantidade de ligas de 1º nivel no nosso portfólio”, disse Juan.

“Esporte é um caminho natural de ensinar as pessoas sobre algo complicado como blockchains. LaLiga teve um trabalho inovador de expandir sua marca globalmente. Nem todo fã da LaLiga consegue ir aos jogos, então como fazer esse fã se sentir parte desse universo, através dos nossos produtos? Esse é o objetivo “, completou Jorge.

O segundo painel contou com a participação de Victor Lombardi, Content Partnership Specialist Sports no TikTok que revelou que a plataforma atingiu resultados expressivos nas transmissões de jogos.

“Vale a pena começar a falar de esporte dentro de uma plataforma de entretenimento. Nós não nascemos no esporte, mas exploramos esse território através das parcerias”, declarou.

“A gente teve resultados expressivos em transmissão de jogos. Sempre pensamos em formas de inovar o conteúdo. Não queremos tirar a transmissão da TV, nem de outra plataforma, mas sim incrementar a experiência. É uma forma de diversificar seu público, revitalizar sua torcida”, concluiu.

Anadege Freitas, Director of Content and Partnerships na Twitch também falou sobre como a plataforma apoia seus criadores.

“Nossa estratégia é apoiar e engajar o que faz sentido para nossos parceiros. A Twitch deseja empoderar nossos criadores para que eles criem comunidades extremamente fortes. A torcida do futebol é uma grande comunidade e 39% dos nossos usuários não estão na mídia tradicional. Para essa nova audiência não basta apenas a transmissão dos jogos, eles querem interagir, se comunicar, fazer parte de uma comunidade, assistir os bastidores, entrevistas, documentários”, afirmou, além de dizer que a Twitch quer entregar uma experiência diferente.

Bernardo Ramalho, Socio Director da LiveMode e Laura Reyna García, Social Media Manager do Real Betis comentaram um pouco mais sobre a importância e impacto das redes.

“Essas plataformas são fundamentais nesse novo mundo. Qualquer liga precisa estar onde os fãs estão. Não só para crescimento da receita, mas para visibilidade. O espaço para inovação é muito maior nas novas plataformas. O que aconteceu no Paulistão, com a estratégia de multiplataforma, fez o faturamento e a visibilidade aumentar. A receita mais que dobrou. A expansão das plataformas e o mergulho no mundo digital, fez sentido aos patrocinadores também”, comentou Bernardo.

Laura, por outro lado, trouxe um pouco mais do olhar do clube sobre as redes.

“Para nós é uma prioridade absoluta estarmos presentes nas redes sociais e nos diferenciarmos dos demais. Mostrando o que acontece por traz das câmeras. Redes sociais são prioridade, é a forma de dar voz própria”, finalizou.