BRAND EXPERIENCE

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Confira como foi a experiência Lollapalooza 2022

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2 de Abril de 2022

Finalmente, após dois anos de pandemia, os grandes festivais voltaram a acontecer. E o Lollapalooza foi o primeiro a ser realizado reunindo mais de 200 mil pessoas neste final de semana ( 25, 26 e 27 de março), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Nós estivemos lá, desde a montagem até se apagarem as luzes do último estande. Participamos e compartilhamos em tempo real das dezenas de ativações realizadas pelas marcas. Acompanhamos a produção dos shows conferindo o uso da tecnologia nos palcos como riders, PA´s e mega telas de LED.

Vivemos a tensão do momento de uma tempestade, que começa a virar tradição no Lolla, e nos entristecemos pelo acidente em uma das ativações porque sabemos a dedicação e o profissionalismo das dezenas de agências, montadoras e profissionais que dão vida e colocam marcas de frente com os consumidores em experiências emocionantes e envolventes.

Para alívio geral as consequências foram mínimas e tudo não passou de um grande susto.

Sofremos com as condições bem precárias da sala de imprensa. E, quando estavámos distantes de lá tivemos que encarar banheiros muito sujos e com pouca higiene. A organização errou no cálculo e haviam menos banheiros químicos e lixeiras do que o necessário. Já a área livre para circulação do público estava bem limpa, livre de plásticos e embalagens.

Sentimos a boa presença da segurança, tanto dentro como fora do festival. Fora de Interlagos dava a impressão de que todos os agentes da CET e policiais civis e militares estavam circulando por ali. Lá dentro a mobilização foi bem coordenada nos momentos em que houve o risco iminente de raios, com o isolamento das áreas com perigo e os avisos ao público por meio de mensagens nos telões dos palcos e na voz dos locutores. Houve desleixo na revista de bolsas e mochilas que devido ao grande volume de pessoas entrando era feita por amostragem.

Ficamos surpresos com a repercussão na internet após as manifestações políticas de artistas e público que acabaram colocando os poderes da República nas manchetes sobre o Lolla, trazendo de volta a discussão sobre a censura e que se caracterizou como o primeiro grande movimento da campanha eleitoral de 2022.

Esta edição também teve um fato trágico: a morte repentina de Taylor Hawkins, baterista da banda Foo Fighters, que faria o encerramento do festival no domingo.

Gastamos tempo indo do Mequi para os pontos de venda de bebidas. Quem vende comida, não vende bebida junto. E a regra valeu para todos os fornecedores de comida. Desde os food trucks até a rede gigante de fast food.  Até onde contamos durante a espera na fila do Mequi foram mais de 200 vezes a mesma pergunta: "Não tem bebida?"

Por outro lado os participantes não precisaram levar dinheiro, cartão de débito ou crédito físico, ou mesmo tirar aqueles cinco minutos para passar um Pix. Foi tudo na base da pulseira! Antes mesmo de ir ao festival, era necessário comprar créditos para abastecê-la. E ela se provou eficiente: a compra de qualquer bebida ou comida era feita com o simples encostar do chip da pulseira — que é à prova d’água — na maquininha de pagamento. Após a compra, a tela da máquina mostrava ao usuário o saldo restante.

Alimentados e hidratados, vibramos com o grande desfile na "passarela" do gramado do festival onde é comum o surgimento das maiores tendências para roupas e estilos. Nesta edição com um destaque para a presença da moda agênero, marcada pela quebra de estereótipos binários no vestuário com a estética mais feminina entrando no masculino, o que pode incomodar muitas pessoas, mas a moda é isso: o incômodo não é?

Nos encantamos com a energia positiva, a grande alegria das pessoas em retornarem aos encontros, aos muitos afagos e beijos na boca, do tipo básico, mas que há algum tempo parecia impossível de voltar a acontecer.
 

Ativações em destaque

Assim como nos grandes eventos realizados nos últimos 10 anos, Promoview focou a sua cobertura na movimentação das marcas com publicações simultâneas no site e nas redes sociais. A Cindy Feijó percorreu os espaços e trouxe detalhes através  de stories nas redes sociais. Uma equipe ficou na nossa "war room" atualizando durante todo o final de semana com fotos e vídeos de todos os espaços.

Percebemos que nada de muito novo foi apresentado nesta edição sendo que grande parte das ações utilizadas no Lolla de 2019 foram mantidas. Observamos formatos e dinâmicas promocionais semelhantes em pelo menos meia dúzia dos espaços ocupados pelas marcas. 

Mesmo assim as ativações agradaram a um público pouco exigente neste quesito, que se divertiu com as atividades e muitos brindes que serviram de entretenimento nos intervalos ou durante o deslocamento de um palco para o outro.

Por isso fechamos esta super cobertura com um resumo do que observamos no Lollapalooza 2022. Ações de live marketing e brand experience que proporcionaram uma grande interação do público com as marcas, e, com certeza, quem esteve lá, por mais que tivesse que enfrentar longas filas para participar de algumas ativações, certamente aproveitou cada segundo, com muita música boa ao fundo.
 

Chevrolet Onix Parking

Elogiado pela maioria dos entrevistados pelo Promoview como a melhor ativação do Lolla 2022, a Chevrolet fez jús ao trabalho que colocou de pé a maior ação promocional de todas as edições que participou. 

Para começar, a montadora promoveu um dia extra de atrações chamado #OnixDay em homenagem ao nome “Lolla Day”, que é o apelido dado a cada dia do festival. O Lolla serviu também para apresentação do novo modelo e atualizações tecnológicas do Onix

Confira abaixo na galeria de fotos desta mega ativação

Com um visual moderno e vários painéis de LED, o stand da GM estava muito bem estruturado. Construído com chapas de ação e estruturas de alumínio, o local impressionava pela sua solidez e robustez. 



Neste cenário recebeu milhares de convidados que passaram pelo Onix Parking, participando da ativação “Solte Sua Voz no Onix”, com performances dentro de um dos 12 Chevrolet Onix. Grupos de 2 a 4 pessoas puderam participar do karaokê, pontuar e ganhar prêmios de acordo com as suas performances. O item muito disputado foi o copo amarelo com um grande cordão para o pescoço customizado. 

Uma das atrações, que a marca apelidou de “brinquedaço", era o FreeFall, uma plataforma em formato de elevador com capacidade para 16 pessoas que subia a uma altura de 18 metros e de repente caia com tudo lá do alto. 

Na área principal havia uma ativação com tattoos fluorescentes. Outro destaque foi uma ação de live marketing de photo opportunity, um balanço super estilizado que formou extensas filas para as pessoas que queriam garantir uma foto.
 

Budweiser

Além de experiências na cidade de São Paulo, a Bud mostrou em seu espaço no LollaBR quem são os novos nomes da música. Quem conseguiu acessar a parte interna do espaço viu e ouviu os novos talentos além de estar pertinho de artistas já consagrados, batendo um papo sobre música, lifestile e sonhos.

Confira a galeria de fotos

Além disso, a marca trouxe uma série de experiências, ações e muitas novidades para os fãs durante o Lollapalooza Brasil, dentre elas uma dedicada a quem quer mais uma opção para aproveitar o rolê do início ao fim: Bud Zero, sua versão zero álcool. 

 


 

Coca-Cola

Nos três dias de festival, a Coca marcou presença com um espaço de 600 metros quadrados com capacidade para 800 pessoas dançarem ao ritmo de vários estilos musicais. O formato, estética e dinâmica foram iguais aos que já haviam sido apresentados no Lolla da Argentina e Chile, semanas antes. A coordenação ficou à cargo da Samba.

A Arena Coca-Cola convidou o público se jogar e brindar este momento de ressocialização, uma parada obrigatória para os reencontros com a distribuição de uma Coca-Cola Sem Açúcar trincando de gelada para os frequentadores oferecendo uma experiência sensorial embalada por um line-up exclusivo.

Veja mais imagens na galeria abaixo

A música tocou sem parar e diversos DJs comandaram as pick-ups, entre eles, Rapha Lima, Valentina Luz, Boss In Drama, Marcelo Botelho, Suburbia e Tamy Reis. Ainda, 20 dançarinos coreografados e dirigidos por Flávio Verne -- coreógrafo de artistas como Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Duda Beat-, tornaram o espaço ainda mais vivo e pulsante.
 

Chilli Beans

Além de ter uma foto em frente aos lambes do festival, todo mundo teve a chance de ter a sua própria cara estampada num lambe-lambe no Lollapalooza.

No decorrer do evento, a marca estacionou o Truck Chilli Beans, onde era possível tirar uma foto com o seu Chilli Beans favorito, imprimir no formato lambe-lambe e escolher colar no truck ou levar o lambe para casa. 

Veja a galeria de imagens desta ativação

Quem estava na área VIP, também teve acesso a uma versão pocket desta experiência com a marca de óculos. 

Caito Maia foi conferir de perto a ativação da sua marca no Lolla

A entrega desta ativação foi da Smash com ceno da Modale
 

McDonald’s

O McDonald’s marcou presença com dois espaços exclusivos, um na pista e outro no Lolla Lounge, cheios de atrações para o público, com o objetivo de gerar conteúdo para a marca dentro do Lolla BR.

No ambiente da pista, havia dois espaços com instalações que incentivavam as pessoas a tirarem e compartilharem fotos: uma máquina de garra gigante onde as pessoas podiam interagir e simular que estavam pegando um dos produtos do McDonald’s, e uma instalação inspirada numa verdadeira “chuva de McFritas”, que parecia estar caindo sobre o público.

O segundo espaço, no Lolla Lounge, recebeu um balanço personalizado, além de um game estilo “claw machine”, com brindes da marca para o público capturar.
 

Samsung

O Samsung Galaxy chegou ao Lollapalooza Brasil e deixou o festival ainda mais especial com três ambientes diferentes incluindo ativações focadas em entretenimento e criação de conteúdo.

Na roda-gigante, o público teve a melhor vista do Lolla para fazer fotos e vídeos incríveis. No espaço Samsung Galaxy S22 5G, era possível curtir uma série de experiências imersivas que fizeram a galera cantar, dançar, criar e postar sem parar. 

Além disso, dentro do Lolla Lounge havia um feet-stop para todo mundo relaxar quando os pés ficavam cansados, antes de dar aquele restart na festa.

Esta ativação foi desenvolvida pela B/Ferraz.
 

Globo

A Globo montou uma estrutura de três andares em que o público teve a oportunidade de vivenciar uma experiência integrada do Multishow, TV Globo e Globoplay.

No térreo, além de carregadores de celular à disposição conforme lotação, o visitante pôde se sentir no Globoplay ao participar de uma ativação em chroma-key com quatro fundos da famosa moldura do serviço de streaming para escolher e compartilhar.

No primeiro andar, havia um estúdio completamente de vidro do Multishow para as transmissões ao vivo do festival, com a presença de apresentadores da TV e influencers para a dinâmica da live do Música Multishow no Youtube, que podia ser vista do lado de fora do estande. Além disso, o rooftop da TV Globo tinha uma ampla vista do festival, dedicado à atmosfera da novela "Pantanal".
 

Adidas

Única representante do ramo da moda no evento, a Adidas fez o festival de sempre se transformar em uma experiência totalmente nova.

Através do Adiverse, a marca ofereceu ações interativas e personalizadas tanto no mundo físico quanto no digital.

O estande oferecia criação de avatares, customização de tênis, distribuição de brindes e muito mais. Um verdadeiro universo onde tudo e todos eram possíveis. Para participar das interações era necessário estar cadastrado no WebApp adiverse e escanear o QRCode no totem das ativações.
 

Melissa

O espaço da marca, chamado The Translucent Box, foi montado com tijolos feitos de resina e inflados, além de ser preenchido por iluminações coloridas à noite, trazendo a transparência e o universo joyful que são DNA da lovebrand.

No espaço, a Melissa ofereceu uma experiência criativa com o Jelly 360º, que contou com uma plataforma giratória para que o público tivesse a oportunidade de gravar vídeos 360º com o hino da campanha The Real Jelly, de onde a apresentadora Babi Thomaz entrevistou artistas influencers sobre temas como moda, música e originalidade.

Toda ação da Melissa foi teve criação e entrega da Samba, agência da Holding Clube.

 

Doritos

A Doritos montou três espaços para as ações de brand experience no Lolla. Em um deles, os participantes se divertiram com as três salas de ativações para fotos e conteúdo. No mezanino, os convidados da marca puderam curtir as atrações do festival.

Já na Alameda das Marcas, havia uma área de descanso para as pessoas recarregarem a energia durante o festival, além de dois locais de ativação para fotos.

O Lolla Lounge também recebeu o público com um espaço especial para ativação de fotos. Além disso, a marca distribuiu milhares de brindes, fazendo desse momento #MaisqueMúsica.
 
Criação e produção da Agência Suno.

Instagram

Dentro da ativação do Instagram no Lollapalooza, os fãs puderam encontrar um espaço interativo e tecnológico, com direito a uma experiência imersiva. 

A ativação de marca já tinha começado no dia 10/03 com a ação que levou os usuários da rede social para a campanha ‘Você que Faz’, que foi exibida nos telões do Lolla e nos displays da capital paulista.

A criação e produção das ações de brand experience no espaço ficou por conta da Sherpa 42.


Johnnie Walker

Johnnie Walker convidou todes a aproveitar a volta do Lolla com o mote “Atração Principal: A gente junto de novo” e com ações interativas e imersivas, como um tobogã de 4.8 metros de altura, um quiz especial para descobrir “quem é você no festival” e “qual seu tipo de whisky”, além de trazer um drink especial para embalar os três dias de festa, o Black & Ginger HIGHBALL Lolla.

Além disso quem comprasse dois drinks ganhava uma canga da marca exclusiva do Lolla. Ainda, o DJ Alok fez uma performance da música “Keep Walking” ao vivo pela primeira vez.

O DJ também teve um copo criado exclusivamente para o evento, e os consumidores que adquiriram qualquer drinque no stand da Johnnie Walker receberam o copo exclusivo. 

A ação trouxe ativações para o público ter a oportunidade de apreciar o sabor único de Tanqueray com o equilíbrio necessário para curtir a festa do início ao fim.

O consumidor recebeu, a cada drink adquirido no estande da marca, além de uma taça estilizada, um bottom com uma mensagem incentivando a adotar uma atitude inconfundível, como “em perfeito equilíbrio”, “curta o equilíbrio” e “harmonize com responsabilidade”.
 

Olla

A Olla deu às pessoas a oportunidade de viverem suas verdades, lutarem contra os rótulos sociais e desfrutarem dos seus desejos, com respeito e segurança.

No estande com a ação de brand experience, ‘O protagonista é você!’, as pessoas foram convidadas a estampar o Mural Olla com suas fotos além de, literalmente, vestirem a camisa da marca, no Vista suas Verdades, uma ativação de marca que defendia o estilo das pessoas e suas diferentes formas de ver o mundo com peças de roupas exclusivas feitas pelo artista Rômulo Deu Cria.

A entrega desta ativação foi da Agência 947.
 

Vivo

O estande da Vivo era ambientado com a temática afrofuturista e tecnológica. O rooftop do espaço contava com uma vista privilegiada que tinha uma moldura para fotos. A marca também ofereceu aos visitantes uma “garra machine” com brindes.

O espaço ainda tinha uma área para criação de conteúdo, que era exibido nas telas do estande e enviado para os participantes publicarem em suas redes sociais.

No Lounge, a entrada do espaço era por um túnel que remetia à experiência 5G e a velocidade de conexão. No local havia uma maquiadora especializada em make afro e um espaço de customização de bolsas com o trabalho da artista Soberana Ziza.

As ativações foram realizadas pela Banco_ agência da Holding Clube.
 

Brasken

A Braskem levou para o Lollapalooza Brasil estações de coleta de resíduos plásticos, em que os participantes puderam trocar itens descartados por pontos que valiam brindes.

A ação, desenvolvida pela Publicis, teve como objetivo conscientizar o público com o mote: O plástico transforma a música, e no LollaBr a gente transforma o plástico.
 

Sadia

A Sadia participou pela primeira vez do festival do momento como “O Rango Oficial do LollapaloozaBR”, trazendo conveniência e praticidade como pontos de contato.

Além da presença no Lolla Lounge, havia, no estande, a distribuição de amostras grátis do lançamento Empanadíssimo, com molhos exclusivos para o festival.

O Grupo MM Eventos, encarregado pelas ações de Live Marketing, desenvolveu experiências divertidas e interativas para tornar a Sadia mais próxima do público.

No Jogo Dos Parças, duplas foram desafiadas em uma Chuva de Rangos. Era possível, também, tirar fotos em um espaço instagramável com o LekTrek, mascote da Sadia, que estava na pista interagindo com a galera. 
Agitando as redes sociais, influenciadores convidados fizeram postagens em seus perfis e nas redes da Sadia, levando a energia do festival para quem estava em casa.

Fim de festa

Além do cansaço restou-nos a grande felicidade pela volta das tão faladas "aglomerações" que fazem girar este mercado de agências, fornecedores e profissionais especializados e que cobrimos diariamente com propósito e dedicação.

E se prepare que vem muito mais por aí!  No São Paulo Motor Show, Rock in Rio, Copa do Mundo e outros grandes eventos nós estaremos conferindo e trazendo detalhes para inspirar a criação e planejamento dos seus próximos jobs.

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